Primeira sugestão, hoje acabei sacando dinheiro da caixinha errada por engano. Eu me confundi sobre de qual caixinha deveria retirar o dinheiro. Para corrigir isso, basta colocar o dinheiro de volta, mas o problema é que o rendimento começa do zero novamente. Acho que poderia existir uma medida de segurança para evitar esse tipo de erro. Além da senha que já serve como proteção, poderia haver uma contagem regressiva antes de o saque ser finalizado. Por exemplo: depois de solicitar o saque e digitar a senha, o sistema poderia dar 10 minutos para cancelar o processo. Durante esse período, você poderia entrar na caixinha e escolher cancelar ou confirmar o saque. Se nada fosse feito nesses 10 minutos, o saque seria processado normalmente.
Minha segunda sugestão para a caixinha é implementar a opção de saques automáticos, assim como já acontece com os depósitos.
Eu gostaria de adicionar à essa sugestão que seja possível transferir valores de uma Caixinha para outra mantendo a data de rendimento. Ah, mas há caixinhas de contratos diferentes! Ok, me mostre as opções de mesmo contrato.
Amigo, não tem usabilidade nisso, isso é falta de atenção e/ou pressa. Reconheça o erro e observe melhor para não errar nas próximas vezes. Não faz sentido desfazer uma operação assim. Uma vez vendido o título não tem volta. É como você querer vender o carro, pagou todos os impostos e agora quer reverter a opção. O negócio é não ter vendido o carro.
Não tem como pois são operações diferentes, incidem IOF e impostos. Você pode até ver os cálculos indo na parte que mostra os depósitos na caixinha. Você consegue ver por lá os cálculos. A idéia da caixinha não é ser uma conta corrente que se movimenta de uma para outra. É mais como um porquinho mesmo. Para ficar mais fácil realizar metas e tê-las visíveis. Se você quer rendimento tem investimentos melhores do que a caixinha. Ah, e servem também para não mexer no dinheiro sem querer, igual quando acontecia quando o dinheiro ficava tudo na conta, as vezes vinha um débito que não se esperava e ai por diante.
Entendo o que você está dizendo, mas acredito que minha sugestão não ficou clara. O que eu quis propor é que, no momento da venda, o título não seja vendido imediatamente. Haveria um intervalo de tempo entre o pedido de intenção de venda e a execução da transação, ou uma segunda etapa de confirmação, em que o usuário precisaria validar novamente sua intenção de vender. Seria algo semelhante à camada de segurança utilizada por cartões de crédito, como no Nubank, onde em algumas compras é necessário confirmar a transação pelo aplicativo. Nesse caso, seria uma etapa adicional para confirmar a venda com maior segurança.
Portanto quando eu dou a intenção de venda ele não é vendido imediatamente, podendo portanto de reverter sim o pedido. Após a venda aí realmente não tem como reverter essa ação.
Entendo a problemática exposta. Mas acho que o Nubank pode ajudar simplesmente exibindo, na tela de confirmação da retirada, informações mais completas (o nome da Caixinha, por exemplo, em vez de apenas o título sendo resgatado, que pode existir em mais de uma caixinha).
Mas, assim como o outro colega, sou terminantemente contra introduzir, propositalmente, uma ineficiência (atraso) no processo de resgate só pra proteger de uma eventual desatenção.
Antes de digitar a senha para qualquer transação, é dever do cliente confirmar as informações da transação. A necessidade de digitar a senha já deveria, por si só, colocar o cliente em um estado de alerta para fazer as confirmações necessárias.
Assim como é dever do Nubank exibir as informações que precisam ser confirmadas, e talvez seja aí que reside o problema, algumas informações ficam exibidas apenas nas telas anteriores e não aparecem na tela de confirmação.
A ideia é que valores possam ser transferidos entre caixinhas com mesmo tipo de contrato, não entre contas diferentes. Uma coisa é a interface do usuário, outra coisa é o sistema e suas regras. Na interface aparecem valores, os contratos ficam no sistema. Logo, se for possível manter o contrato, bastaria mudar os valores na interface.
Entendo o que você quer dizer, porém as regras para investimento em títulos atrelados ao CDI não seguem essa lógica. Na teoria, só daria para juntar esse dinheiro se você tivesse colocado ele no mesmo dia. Mesmo que o investimento seja de mesmo título, tê-lo colocado em dias diferentes já muda o cálculo. A não ser que, o Nubank faça uma lista geral de depósitos e seus títulos e você vincule eles ás caixinhas que gostaria. Acho que essa interface ficaria confusa para um usuário comum.
Outra possibilidade é que o Nubank faça um fundo de investimento. O que no passado deu ruim, não sei se lembra do caso das americanas. Deu rentabilidade negativa e as pessoas não estavam preparadas para isso. As pessoas em maioria, querem as caixinhas só no positivo, não teria perfil investidor para ver um investimento no negativo.
Entendo Rafael, porém acho burocrático, além de que demoraria mais para liberar o dinheiro. Quando eu retiro o dinheiro de uma caixinha eu espero usa-lo na hora. Por exemplo, a caixinha de reserva de emergência. Preciso de liquidez imediata. As outras tem liquidez de D+1. Então se for necessário usar esse dinheiro já se sabe que é necessário se planejar com 1 dia de antecedência.
O simples é mais importante.
O que o @FernandoLacerda falou vem muito a calhar, colocar o nome e mais informações nas telas. Porém atrasar resgate não dá certo. Já passei por experiências em fim de dia, próximo a horário fim de limite diurno de pix que se houvesse 10min de delay no resgate eu teria que deixar só para outro dia. Acho que isso não é bom. Gera um estresse desnecessário.
Hoje eu “cometi” um erro foi inverso. Fui guardar uma grana mas Caixinha como de costume e de repente vi que tinham ido 50% para um título e 50% pra outro . Na hora de investir o sistema agora está “forçando” a compra de títulos diferentes ao invés do RDB Resgate Diário que sempre foi (desde que iniciei nisso). Resultado foi que metade da grana acabou indo pra um CDB com 6 meses pra resgate no vencimento . Achei um pouco errado isso aí. Não lembro de avisos sobre as opções começarem a vir pré-selecionadas de forma diferente. Acho que a opção de dividir os investimentos deveria ser do cliente, não vir pré-selecionado, induzindo ao erro por costume da operação. Foi uma falta de atenção minha, Ok, mas porque a forma de fazer foi alterada de forma sutil e passou despercebida. Vou ficar mais esperto, mas achei errado.
Pra tudo o que foi dito aqui faria sentido se as caixinhas seguissem o padrao do recargapay onde a propria instrituicao lhe paga uma bonificacao pelo valor guardado, visto que investimentos como os titulos do Cdi seguem seu proprio contrato em especifico. Sendo apenas uma bonificacao ao inves de um investimento poderia sim ocorrer, desde que afetasse as demais caixinhas, uma vez que se implementasse essa sistematica de tempo na reserva de emergencia deixaria de fazer tanto sentido, visto que perderia uma certa liquidez (10 minutis fazem diferenca sim, numa fila de mercado pq o cartao nao passou ou etc )
Paralelo a isso vale lembrar do Bradesco e BB que tinham rentabilidade na conta onde o dinheiro que voce usava nao era debitado na hora e sim no fim do dia, se juntasse essa funcionalidade com a opcao do titulo ser vendido so no fim do dia, talvez fizesse certo sentido a sugestao da sua caixinha.
No mais, a ideia de transferencia entre caixinhas é mt boa. Gostaria de agrrgar a ideia do Picpay, que comecou a permitir pix direto para as caixinhas. Tambem seria uma bela atualizacao pra nos.