Galera tô vendo aqui muitas reclamações de pessoas que teve a conta suspensa do nada! Pessoas que usam a conta sem nenhum tipo de fraude e nada, como qualquer cidadão, vcs não acham que o banco tem que ser mais transparente com as pessoas, isso é um descaso total do banco, eu vc pode ser os próximos, isso é um absurdo, suspender a conta das pessoas, com dinheiro lá, dão prazo pra devolver o dinheiro, mas e a conta ? Simplesmente vc tem que deixar o banco ? Suspendem e já era ?
Boa tarde, acredito que não podemos tomar um relato de bloqueio como verdade plena, porque uma história sempre tem três lados: o lado de quem conta; o lado da resposta e o verdadeiro, uma vez a própria Cris comentou “nenhum banco acorda com vontade de sair bloqueando conta sem motivo” e isso é algo que faz sentido, seria ilógico “perder” um possível cliente, por isso não podemos tomar relatos na internet como verdade plena, não sabemos a verdadeira intenção e o que a pessoa fez para causar o bloqueio, podendo ser N motivos, desde movimentações atípicas, a uso indevido dos produtos, alguma ilegalidade, etc.
Nunca vi ninguem com saldo bloqueado sem um motivo. Todos tem algum motivo, mesmo que seja indiretamente.
Concordo plenamente com @ranielreis e @Wender50.
O que recebemos aqui é somente a informação do cliente pedindo ajuda de como proceder por inúmeros motivos.
Exemplo, cliente que por algum motivo não consegue cadastro aprovado e usa CPF de alguém próximo a ele para movimentar valores, não é permitido
e o banco por segurança acaba fazendo boqueio.
Caso queria saber mais, o blog tem mais informações.
Eu ia até comentrar, mas o @ranielreis já falou tudo!
@FernandoMV Compreendo a importância da segurança, no entanto, é responsabilidade do banco buscar métodos mais eficazes para verificar os bloqueios. “O que recebemos aqui é somente a informação do cliente pedindo ajuda de como proceder por inúmeros motivos. Exemplo, cliente que por algum motivo não consegue cadastro aprovado e usa CPF de alguém próximo a ele para movimentar valores, não é permitido” Além disso, é essencial determinar se o bloqueio da conta foi realmente resultado de ações voluntárias do cliente ou de erros humanos ou tecnológicos. Isso ressalta a necessidade do banco desenvolver ferramentas para solucionar esse problema, como uma ligação de voz ou vídeo no momento do bloqueio, para compreender o que está acontecendo, ou um mecanismo tipo tutorial de passo a passo para lidar com as dificuldades mais comuns dos clientes, entre outras formas. Esta questão exige atenção urgente. Por exemplo, imagine um cliente enfrentando uma situação de urgência ou emergência que exige um pagamento imediato. Se ele se deparar com problemas de bloqueio de conta, quem assumiria a responsabilidade por isso?"
Imagine o processo que o banco não leva só por “simplesmente bloquear” assim sem mais nem menos. E a pessoa prefere vir aqui na comunidade e deixar os outros com medo de ficar com conta bloqueada também, só gera transtorno.
Vamos ficar atentos aos motivos.
Obrigado pela resposta no comentário, vou procurar saber mais pois nunca vamos saber quando precisar.
Sobre isso, pronto! obrigado @ree
Tudo isso gira em torno da prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo, isso é ponto extremamente importante dentro das instruções financeiras. Qualquer indício de fraude eles bloqueiam mesmo até o cliente provar a origem dos recursos.
Vlw galera por abrir a mente, é que tô vendo tantos relatos aqui, que dá aparecer que tão bloqueando atoa, Tmj
Tenha certeza que atoa não é.
Os banco precisam seguir a risca as normas do banco central.
Certa vez, uma conta de um cliente caiu nessa fiscalização, o motivo? Movimentação atípica na conta.
Qual era a movimentação? No cadastro estava cadastrada uma renda e ele movimentava valores picados e com soma maior que o cadastrado. Em contato com ele, ele disse que usava a conta para receber valores de uma empresa (mercado) que ele tinha e era conta PF, oferecemos conta PJ e alertamos sobre as movimentações. Ele disse que não queria e que poderia encerrar a conta dele se “não tivesse bom pro banco” (como se esse fosse o problema). Um tempo depois departamento de CPLD mandou encerrar a conta dele, e foi feito. Ele abriu conta (PF) em outro banco e aconteceu a mesma coisa. Quando ele viu que não teria jeito ele veio querendo abrir conta PJ.
Acho apenas que o banco tem que ser mais transparente, informando os motivos do bloqueio, estabelecendo uma estimativa de prazo para análise, etc… Ficar sem a conta de uma hora pra outra pode causar grandes transtornos para a vida do cliente.
Mas isso é fornecido, o Nubank informa no e-mail o prazo para uma análise que geralmente são 10 dias, mas isso varia de cada caso, aí entramos no fato do autor do relato poder omitir essa parte e nunca saberemos o que causou e só relatar até onde convém.
Falando em transparência do Nubank, segue alguns artigo da própria Instituição.
O importante sempre é nos informar para não desinformar quem precisa de uma ajuda.
Porque o que vigora como verdade muitas vezes é o “acho apenas” e não o li os documentos e sei que…"
No contrato de uso da conta há uma série de cláusulas que precisam ser lidas antes de dar o aceite quando da criação da conta.
Os motivos do bloqueio e/ou suspensão somente o Atendimento do Nubank pode esclarecer, porque há inúmeros motivos para tal ação.
E aguardar e cobrar o retorno é um dos passos para este esclarecimento.
Já até teve um caso aqui na comunidade (há mto tempo) de uma pessoa que relatou que caiu num golpe, fez o BO, denunciou ao nubank e achou aqui mesmo na comunidade o relato do golpista dizendo q a conta tinha sido bloqueada “do nada”