Teste o novo fluxo de transferências Pix do app

:clap::clap: Testei e curti demais o fluxo e ainda mantendo a aba transferir de fora. Masssss… como de praxe, o Lucas encontrou “erros”.

Problem Hipotetic 1

• Na primeira página, apareceu uma opção para mim mesmo (Lucas Reis ***), onde selecionei a opção do cartão, depois escolhi qual banco e pasmem, consegui adicionar o nubank como destinatário desta função. (Diga-se de passagem, adorei a opção de adicionar +bancos no usuário ali mesmo, sem +problems)

De fato, não cheguei a confirmar essa operação, parando ali na senha de 4 dígitos.

**Resumindo; A possibilidade de enviar R$ do meu cartão p/ o Nubank. Neste caso, eu fiquei confuso, se seria Credito no Pix (cartão → conta) ou Pix no credito…

E se mesmo assim não se caracterizar ilegal, recomendo, um aviso :warning: prévio que está enviando para si mesmo de cartão p/conta de mesmo CPF!

AINDA no problem 1

A nomeação ficou estranha, nesta tela que antecede a confirmação da senha, onde aparece R$1,00 cartão → para “NUBANK PAGAMENTOS - IP”

Seria legal informar no destinatário se estou enviando é para a Conta ou para o cartão.

Sugestão bônus: Acrescentar “De” e “Para” nessa parte, já pensando na geração mais experiente que compreende essa colocação. Me baseio nos meus avós, na qual ajudo regularmente em seus “bancões digitais super, ultra modernos”.

Finalmente e ainda no problem 1

E mais uma dúvida: O Fluxo Pix no Credito, possibilita apenas transferência acima de R$1,00, tá certo isso?!

Veja que as minhas orientações são baseadas no meu primeiro contato com o novo fluxo. E pode ser que no final, apresente-se ser nada demais, porém, vocês da equipe se façam a pergunta: Se ele que é jovem, 29 anos, teve esta primeira impressão, como ficaria para os demais? - Refiro aos termos do “Pix e pix no crédito” que vira e mexe, ainda têm pessoas que esquecem de analisar para quem quer enviar e acaba enviando errado. (Baseado nos meus avós e ansiosos)

+Sugestão: Acrescentar enquanto carrega a confirmação da transação, uma mensagem do tipo:

Transferindo p/fulano
“Pronto. Você transferiu para fulano”
“Dica: Se você :index_pointing_at_the_viewer: transferiu para fulano por engano, clique aqui e cancele a operação”

Tipo, o próprio Nu ou o BC reverter está falha de transferência instantaneamente, pois muito das vezes na hora de selecionar o contato têm nomes parecidos.

E tudo isso pensando nos meus avós que constantemente erram transferências, e eu fico p***, por não ter informações nas telas (eles leem tudo, mas na execução é medroso e erra!) do tipo para cancelar aquela transferência errada.

Obs: Meu baseio se trata de um fluxo dos bancões, mas no geral é o fluxo final que falta informar se está indo para o CPF certo ou a Pessoa certa!

Sugestão 2: Acrescentar de alguma forma no fluxo, uma opção que apareça do tipo: “Você enviou 10x para essa pessoa este mês” ou do tipo “Você irá enviar pela 1° vez p/está pessoa!”.

Estes gatilhos informativos, ajudam, o usuário que transfere direto para a mesma pessoa, regularmente, não cometer este mesmo erro. Principalmente para nomes que começam com Maria (exemplo). Nomes compostos que só olham o 1° nome na ansiedade de confirmar e tranferir logo…

Ps: Este feedback, iniciei baseando em mim e em seguida nos meus avós ansiosos e ambos aposentados da educação (um alvo da ansiedade causada pelo cafezin - cedo, tarde e noite)

4 curtidas

Eu testei Erika gostei achei prático

6 curtidas

Bom dia, pessoal :wave:t5:

Obrigada pelos comentários e feedbacks, @Usuario.N.

Realmente, pelos prints que você compartilhou, acredito que a experiência disponível no seu app não é a mesma do teste compartilhado aqui :confused:

Mas, de todo modo, vou encaminhar sua sugestão ao time responsável.

10 curtidas

@Luciano28 @FernandoLacerda @Edvan_Cds @Lucas.R obrigada pelos feedbacks! :purple_heart:

E sigam comentando, pessoal. Se mais alguém tiver observações para fazer, estamos por aqui. :wink:

10 curtidas

@erika.p, considerando a experiência de agora contra a experiência anterior, acho que ficou muito bacana. Pensando em uma evolução dessa experiência, minha sugestão: poder escolher de onde vai sair o dinheiro, de uma fonte que não seja o saldo da NuConta, podendo ser uma caixinha (caixinha turbo, pra quem tiver), ou até de outro banco via OpenFinance.
Minha conta do Nu fica sempre zerada, praticamente todo pix que eu faço do Nu são duas operações (um resgate e uma transferência).

Seria legal poder escrever ou falar “x reais para fulano com dinheiro da Caixinha” ou “x reais para fulano com dinheiro do Itaú” e o app do Nu dar conta de simplificar esse fluxo pra a gente. Que tal? :wink:

7 curtidas

Ótima ideia, @FernandoLacerda! Ficou ótimo esse novo fluxo no App e também acho que ficaria ainda melhor se puder pegar da caixinha e até outros bancos. Ademais acredito que um avanço pro futuro seria podermos integrar com assistente inteligente do sistema, assim ao acionarmos pela a tela inicial e confirmar os dados, seria redirecionado pro App para inserir a digital e concluir o Pix, por exemplo.

ezgif-6756e6c49810fc

7 curtidas

Olá @erika.p
Então eu estou participando de um terceiro teste?
Pois mostrei nos prints que a experiencia pix no meu app está igualzinho o gif que vc postou ontem. Aqui um comparativo:

Pois a experiencia da transferências pix antiga era desse jeito aqui ó:

Então nao entendi
Eu queria saber porque você acha isso, qual a diferença q eu não estou vendo?

2 curtidas

Mas no gif dela já deu pra ver que tem opcao do cliente escolher na hora em fazer um pix usando o saldo de outro banco pelo open finance

Só falta opção de fazer com o dinheiro a partir de uma caixinha mesmo, seria uma boa. Nem que o processamento leve mais tempo até retirar da aplicação e enviar

5 curtidas

Essa parte não aparece aqui pra mim. Só saldo da conta ou crédito. Ideal mesmo seria poder usar saldo direto da caixinha, sem precisar resgatar.

Caixinha turbo está aí pra isso, com possibilidade de resgate imediato. Tem tudo pra poder fazer de forma instantânea, como o pix merece.

9 curtidas

Estou verificando, @Usuario.N :running_woman:t5:

10 curtidas

A do Open finance não aparece pra mim, se bem que não tenho movimentação em outros mesmo!

5 curtidas

Vantagem do Pix é que não precisaria de uma nova caixinha só pra isso, podem usar qualquer caixinha que tenha RDB Imediato, seria diferente da ideia de pagar a fatura direto pela caixinha, às vezes não quer utilizar aquela caixinha, aí super concordaria que pode ter outra, mas debitar da caixinha é perfeito! :sparkles:

9 curtidas

Oi, @Usuario.N :wave:t5:

Conferi internamente e você está dentro do mesmo teste, mas seu app pode apresentar algumas particularidades diferentes (como o nome do botão) devido a características da sua conta, como o número de cartões que você possui ou se Open Finance está habilitado.

Suas sugestões já foram encaminhadas para a equipe. Além disso, sua mensagem nos ajudou a identificar um erro no título da tela. O correto seria “Qual o valor”, mas percebemos que está como “Qual é o valor”. Já estamos ajustando isso.

Obrigada por compartilhar! Se precisar de algo mais, estou por aqui. :wink:

11 curtidas

Pois é. Eu pensei q já estava imaginado coisa com alguns falando que o que eu estava mostrando não era igual o seu gif e depois vc tbm hehe.

Enfim, obrigado por encaminhar minhas sugestões e pela resposta

Já aproveitando eu gostaria de sugerir também que o Nubank coloque aquele botão perguntando o que o cliente achou desta nova experiência sabe, talvez colocar na tela final ao realizar o pix.

Pois eu tenho muito o que sugerir ainda hehe.
E se possível pro Nubank tirar aquela limitação de carácteres se não o cliente não consegue explicar lá pelo app o que ele achou exatamente né

1 curtida

Olá @erika.p
Estou aqui de novo, dessa vez com minha última contribuição/sugestões/feedback sobre este novo fluxo de transferência.

Então vamos lá, eu tentei ilustrar o que eu gostaria de ver o Nubank implantando e trazendo no app para nós neste novo fluxo do pix. Um layout e funcionalidade que na minha opinião traria mais praticidade no uso do dia a dia, agilidade e organização visual para maior entendimento e acesso a tudo que o cliente pode precisar na hora de fazer o pix. Além de modernidade ao App.

Pra começar na primeira página que abre após tocar no botão de transferir nesse novo fluxo o app não pede mais para inserir o valor né, agora pede para inserir a chave ou selecionar de algum contato, e é uma boa mudança está. Mas vi que o nubank não fez alterações nesta pagina ao qual eu sinto falta, tais como eu ilustrei na imagem abaixo

• Pra começar uma reformulada naquela área de contatos frequentes, trazendo novos menus para o cliente ver e selecionar as chaves pix também de contatos que ele definir como favoritos, as chaves de favorecidos, e o que seria favorecidos? Seria os contatos de confiança que o nubank já permite cadastrar para os clientes fazerem pix sem limites diários. E eu sugeri na imagem os recentes mas poderia ser os frequentes tbm né.
    Invés do app mostrar apenas 3 porque não mostrar 4 contatos ali tbm né? Ali tem espaço de sobra. E nesta área seria legal o Nubank dar um destaque colocando uma moldura em volta com sombra dando impressão que está área está sobressaltando na tela. Ou apenas com uma linha de divisória separando a área de baixo onde fica todos os contatos.
  • Também acho que seria mais interessante o nubank mostrar a sigla ou o logo dos bancos ao qual aquelas chaves se referem invés das iniciais das pessoas. Seria mais fácil na distinção.
  • E por ultimo, nesta página sugiro que o nubank coloque no canto superior direito alguns tracinhos que serviriam para indicar em qual fase/etapa o cliente está e quantas mais faltam para finalizar a transferência. E tbm um botão de casinha para o cliente tocar caso ele queira voltar para a página inicial do app.

Na segunda etapa continuando o pix temos a fase em que o cliente define o valor né. Aqui o nubank fez algumas mudança e eu achei que ficou bonito e claro. Mas poderiam fazer mais alguns pequenos ajustes como nesta imagem abaixo que procurei ilustrar

• Primeiro aumentar a fonte dos números para dar mais destaque no valor inserido
  • Colocar os tracinho no canto superior direito da página indicando que o cliente está na fase 2 das etapas de transferências, junto do ícone de casinha que mencionei antes.
  • E acho que o nubank poderia colocar ali a opção do cliente escrever uma mensagem se ele quiser já que ele já está parando para definir o valor mesmo né. Já faz tudo de uma vez.

Por ultimo vamos falar sobre a página de confirmação dos dados inseridos que vem antes do envio em si né. Aqui o nubank mudou bem a página, com um novo layout e tudo mais. Mas vou ser sincero, mais muito ruim e feia. Com espaços vazios enormes, confusa por parecer tudo igual sem destaques e divisões para o cliente bater o olho e identificar cada informação e poder analisar se está tudo certo com relação aquilo, pouco intuitiva podendo fazer clientes se perderem e nem saber como ativar o pix recorrente, não da nem pra ver quanto o cliente tem de saldo na conta.
Enfim, por isso eu redesenhei está pagina com o que meu acho que ficaria mais moderno, organizada, estilosa, bonita, com detalhes e informações essenciais.

Vamos lá que tem muitos detalhes e modificações:

• Pra começar no topo da página sugiro o nubank colocar o texto VOCÊ VAI ENVIAR do lado da setinha invés de baixo, para aproveitar a tela. Depois trazer também os tracinhos e a casinha.
  • Centralizar a informação do valor deixando ele maior e com a canetinha para editar do lado. Logo em baixo invés da informação de que aquele valor é do saldo, colocar a informação do saldo disponível na conta do cliente.
  • Na parte de baixo eu sugiro uma mudança total que na minha opinião vai deixar mais claro e ajudar o cliente a confirmar os dados de quem vai receber o pix, para quem a gente está enviando. Incluindo uma opção para o cliente consultar os limites diários, colocar um texto falando que aquela pessoa é o RECEBEDOR, e logo a baixo na parte detalhes mostrar a chave, cpf, e o nome do banco do recebedor. Tudo isso sendo destacado por uma moldura sombreada, separando das demais informações da tela.
  • Mais pra baixo com relação as informações sobre a data de envio sugiro colocar o ícone de calendário do lado esquerdo antes do texto, e que o texto seja substituído por ENVIAR AGORA ou AGENDAR PARA, a depender do cliente né. Logo seguido de um botão para alterar a data. E nesta mesma área trazer um botão para o cliente ativar ou desativar o pix recorrente com apenas 1 toque.
    Acho que dessa forma iria trazer muito mais clareza, entendimento e organização. Além de deixar mais bonito visualmente.
  • Continuando, seguindo com uma linha divisória que não chega até as pontas da tela o que fica bem mais estiloso temos a informação da forma de transferência, ali a única coisa que eu sugiro é o nubank colocar o ícone indicando se o dinheiro que está sendo enviado é proveniente do Saldo em conta do cliente ou um pix com cartão de crédito, e futuramente talvez pix usando os Nucoins hehe.
  • No fim da página então com uma linha de divisão temos a configuração de mensagem do pix, onde sugiro que o nubank traga em formato de caixinha como ilustrei, a mensagem que o cliente escreveu na etapa anterior da definição do valor sabe, ou opção do cliente escrever ali nesta etapa final de confirmação também

E é isso. Gostaria muito que o time responsável realmente considerasse estas mudanças que na minha opinião deixaria tudo muito melhor e mais bonito. Então @erika.p ou @Helo_M , se puderem encaminhar para o time responsável eu agradeço

2 curtidas

Obrigada pelo feedback super rico e detalhado! Com certeza vamos encaminhar :wink:

8 curtidas

A minha área de Pix não mudou nada há um bom tempo.

7 curtidas

Uso esta funcionalidade há muito tempo. Ajuda muito na hora de fazer uma transferência. :purple_heart:

1 curtida