Testei e curti demais o fluxo e ainda mantendo a aba transferir de fora. Masssss… como de praxe, o Lucas encontrou “erros”.
Problem Hipotetic 1
- Na primeira página, apareceu uma opção para mim mesmo (Lucas Reis ***), onde selecionei a opção do cartão, depois escolhi qual banco e pasmem, consegui adicionar o nubank como destinatário desta função. (Diga-se de passagem, adorei a opção de adicionar +bancos no usuário ali mesmo, sem +problems)
De fato, não cheguei a confirmar essa operação, parando ali na senha de 4 dígitos.
**Resumindo; A possibilidade de enviar R$ do meu cartão p/ o Nubank. Neste caso, eu fiquei confuso, se seria Credito no Pix (cartão → conta) ou Pix no credito…
E se mesmo assim não se caracterizar ilegal, recomendo, um aviso prévio que está enviando para si mesmo de cartão p/conta de mesmo CPF!
AINDA no problem 1
A nomeação ficou estranha, nesta tela que antecede a confirmação da senha, onde aparece R$1,00 cartão → para “NUBANK PAGAMENTOS - IP”
Seria legal informar no destinatário se estou enviando é para a Conta ou para o cartão.
Sugestão bônus: Acrescentar “De” e “Para” nessa parte, já pensando na geração mais experiente que compreende essa colocação. Me baseio nos meus avós, na qual ajudo regularmente em seus “bancões digitais super, ultra modernos”.
Finalmente e ainda no problem 1
E mais uma dúvida: O Fluxo Pix no Credito, possibilita apenas transferência acima de R$1,00, tá certo isso?!
Veja que as minhas orientações são baseadas no meu primeiro contato com o novo fluxo. E pode ser que no final, apresente-se ser nada demais, porém, vocês da equipe se façam a pergunta: Se ele que é jovem, 29 anos, teve esta primeira impressão, como ficaria para os demais? - Refiro aos termos do “Pix e pix no crédito” que vira e mexe, ainda têm pessoas que esquecem de analisar para quem quer enviar e acaba enviando errado. (Baseado nos meus avós e ansiosos)
+Sugestão: Acrescentar enquanto carrega a confirmação da transação, uma mensagem do tipo:
→ Transferindo p/fulano
→ “Pronto. Você transferiu para fulano”
→ “Dica: Se você transferiu para fulano por engano, clique aqui e cancele a operação”
Tipo, o próprio Nu ou o BC reverter está falha de transferência instantaneamente, pois muito das vezes na hora de selecionar o contato têm nomes parecidos.
E tudo isso pensando nos meus avós que constantemente erram transferências, e eu fico p***, por não ter informações nas telas (eles leem tudo, mas na execução é medroso e erra!) do tipo para cancelar aquela transferência errada.
Obs: Meu baseio se trata de um fluxo dos bancões, mas no geral é o fluxo final que falta informar se está indo para o CPF certo ou a Pessoa certa!
Sugestão 2: Acrescentar de alguma forma no fluxo, uma opção que apareça do tipo: “Você enviou 10x para essa pessoa este mês” ou do tipo “Você irá enviar pela 1° vez p/está pessoa!”.
Estes gatilhos informativos, ajudam, o usuário que transfere direto para a mesma pessoa, regularmente, não cometer este mesmo erro. Principalmente para nomes que começam com Maria (exemplo). Nomes compostos que só olham o 1° nome na ansiedade de confirmar e tranferir logo…
Ps: Este feedback, iniciei baseando em mim e em seguida nos meus avós ansiosos e ambos aposentados da educação (um alvo da ansiedade causada pelo cafezin - cedo, tarde e noite)