Sei que parece meio chato o desabafo, mas nos últimos dias eu tive um problema com o Nubank que tem me feito repensar muita coisa… Até que ponto a ancoragem em 100% tecnologia não pode ser um problema?
Eu sempre fui um pouco indiferente (ou até mesmo entusiasta pelo avanço que representa) com a política do 100% digital do Nubank. Não me refiro à estrutura, como não ter agências, mas sim ao operacional. O fato de tudo ser determinado e decidido por algoritmos e não há nada mais que possa ser feito.
Entendam, eu mesmo não tenho vantagens por ser dessa forma. Poderia facilmente ser mais um que fica lamentando o fato de não ter sido ofertado o Ultra Violeta, que em tese eu tenho perfil (alta renda, reserva financeira, Score de 966… blábláblá), mas nunca me incomodou isso. Tenho o meu outro cartão em outro banco, uso ele e paciência. Sempre vi como uma estratégia do banco e não cabe a mim reclamar, e sim, se gostar, sou cliente, se não, vou para outro. Sempre tive essa racionalidade. Não acredito que o banco seja obrigado a me ofertar nada.
Mas essa semana mudou. Por algum motivo que não faz sentido, o Nubank me bloqueou para transações. Transações usuais, de valores normais que sempre fiz, para pagar minhas contas, alegando que seria por segurança. De dentro de casa, na minha Wi-Fi. Algo que até os atendentes reconheceram que nada apontava para o contrário.
Conversei com os atendentes, fui passado para outros níveis e só recebi “lamento que esteja passando por isso”. “O sistema é automático e não há nada que possamos fazer”. Sério mesmo? Não existe nenhum plano de contingência para esses casos? Nada extremo, nem que fosse uma ligação de vídeo, reconhecimentos faciais extras, nada? Não fiquei decepcionado pelo bloqueio indevido, falhas podem ocorrer, mas sim pela incapacidade do banco em corrigir o seu erro. A aceitação de que o algoritmo é um Deus soberano que não pode ser corrigido, mesmo constatada a falha. A melhor solução que me deram foi tentar agendar a transação para o dia seguinte (o que não resolveria, porque precisava pagas impostos no dia), mas nem mesmo isso funcionou.
Sou um cliente antigo, minha primeira fatura foi do início de 2015, se não me engano. Perdi as contas de quantas vezes recomendei, não porque o Nubank faria algo melhor que os outros, mas sim porque ele “simplesmente faria”. O básico que funcionava. Tem um tempo que venho ficando infeliz, por não entender a razão de não me ofertarem o UV, mas ok. Entretanto, essa semana foi a primeira vez que me senti inseguro de fato. A segurança da disponibilidade é algo que valorizo acima de qualquer coisa para o meu banco, tanto na minha pessoa física, quanto na jurídica.
Enfim, não tenho pretenção de ajudar ou alertar ninguém, apenas compartilhar o problema que tive e o fato pelo qual repensei se deveria mesmo manter a alta atividade concentrada no Nubank.