O risco seria a rentabilidade ou juros em cima do devedor.
E por segurança esse emprestimo de limite, teria um prazo. E ai vc ou nubank, daria escolhas de 1 semana, 1 mês, 1 ano.
Eu pensei nessa ideia, não sabia que tinha ideias parecidas, não sou de navegar pelo nu community. Enfim, eu pensei pelo exemplo meu. Eu sou economista, pois meu salário minimo, não me da muitas escolhas, tenho um perfil de dependente financeiro, então, não gasto mais do que ganho e meu LIMITE é 5 mil, jamais usaria isso, pq n tenho como pagar. Dessa forma, se eu tivesse dinheiro juntado, e fosse comprar algo, sou do tipo que prefiro pagar a vista, nada em cartão, se tenho dinheiro. Claro, existe emergências, mas aqui não é o caso. Se tiver emergências de saúde, ja pago o nuvida.
Portanto, emprestar um pouco do meu limite, n me faria mal, em troca de rentabilidade, juros sobre o cartão, enfim, como pensarem melhor. Mas, nunca interligado ao nome, pois “bobo é o homem que confia no próprio homem”
Já para o nubank, o cliente que recebeu o limite, ele teria um prazo para pagar seu cartão reduzido, facilitando e controlando a forma de gastar. Pois, existe caso, q ja aconteceu comigo, q fui fazer uma compra de 2 mil, mas meu limite era de 800. Porém parcelei essa compra, e mesmo assim o cartão n aceitou, pq a compra total era 2 mil. Então, se eu reduzo o tempo para pagar, significa q ele tem dinheiro para pagar a vista, mas prefere girar o cartão para ganhar limite, como ele n tem limite, ele pegou emprestado. Assim, indo por esse lado, logo a maioria teria limite alto, bom pagador e ainda melhoraria para a aplicação do open banking.