Utilização do Porquinho

Boa tarde!

Situação hipotética. Uma NuConta tem 1000 reais. Você coloca 800 no porquinho (Dinheiro Guardado), dinheiro este que fica bloqueado para uso, e 200 reais fora, disponíveis para uso.

Ao ir em “Posição Detalhada” dos seus investimentos, vê que os 1000 reais estão como um investimento só, “R$ 1.000,00 CDI 100,00%”

Dúvida: Se eu usar os 200, considerando o uso em período inferior a 30 dias, será cobrado o IOF. O IOF em questão será cobrado sobre os lucros respectivos dos 200 reais, e assim os 800 que eu guardei irão render normalmente, ou meu uso dos 200 reais fora irá causar a cobrança do IOF nos lucros do dinheiro dentro do porquinho também?

Caso cobre, como vocês sugerem que se utilize o porquinho da forma mais eficiente possível? Minha ideia é a seguinte:

Transferir os 200 para outra conta, ficando com 800 totais (e 800 dentro do porquinho) e em seguida transferir os 200 de volta, ficando com um investimento de 800 e outro de 200 na posição detalhada, pode do usar os 200 reais sem impactar nos rendimentos dos 800. Alguém aqui faz isso?

5 curtidas

Cada depósito é uma aplicação diferente. Só será diferente o IOF caso você tenha feito os dois depósitos em momentos diferentes e se fizer movimentação em menos de 30 dias.

Mas eu não acho que a gente consiga ter esse controle sobre o valor do IOF porque quando você faz uma movimentação os bots tentam fazer a retirada de modo que incida o menor valor.

1 curtida

A NuConta sempre calcula a melhor opção para o cliente na hora da retirada do dinheiro. Se houver múltiplos depósitos em um mês, por exemplo, calculam quanto incidirá de impostos sobre o rendimento de cada um para determinar como pagar menos impostos.

Independentemente se tiver guardado ou no saldo disponível, sempre será o melhor custo-benefício pra você

Ou seja, você não precisa se preocupar em estratégias de fazer render mais, o próprio sistema do nubank faz isso.

Qualquer dúvida a mais, você pode entrar em contato com o nubank. O pessoal irá te explicar melhor. :blush:

5 curtidas

Acredito que guardar no porquinho é só pro seu controle. O total do dinheiro está sendo processado naturalmente como se estivesse junto.

4 curtidas

É exatamente essa ideia de realizar os depósitos em momentos diferentes. Enviar o total para outra conta (1000 no exemplo), e enviar de volta para a NuConta em 2 parcelas diferentes: primeiro uma transferência de 800, que será guardada no porquinho, e depois outra de 200, que ficará disponível. Assim vou ter 2 investimentos diferentes registrados para os mesmos 1000 reais anteriores, que incidirão IOFs distintos caso movimente, e assim, teoricamente, posso usar os 200 com total certeza de não estar fazendo incidir o IOF no valor guardado.

1 curtida

Eu me sentiria mais confortável com essa explicação se, ao guardar dinheiro no porquinho, a NuBank aplicasse esse dinheiro separadamente do valor disponível, para que possa usar o disponível sem disparar o IOF no (ainda) pobre porquinho.

Mas no geral muito obrigado pela explicação!

3 curtidas

A aplicação é feita no momento que você faz o depósito. Para fazer da forma que você gostaria, o Nubank precisaria retirar o valor é aplicar novamente, não acredito que valeria a pena.

Oi, pessoal! Boa tarde. Excelente discussão!

Vim só dizer que as explicações acima estão certinhas hehe|

A aplicação permanece sendo apenas uma (o depósito não é fragmentado, nem nada do tipo), a função “Guardar dinheiro” é apenas uma forma de “bloquear” o valor que você não deseja utilizar e deixar a quantidade de dinheiro disponível para transações. Na prática, ainda permanecemos tirando valor do depósito mais vantajoso para vocês naquele momento da retirada.

Já se vale a pena ou não depositar de forma fragmentada, por conta dos impostos/rendimentos, vai de cada pessoa definir o que é mais vantajoso. Tendo todas essas informações a respeito da função “Guardar dinheiro”, você pode sim fazer um teste colocando dois depósitos, de R$ 200,00 e R$ 800,00, separando os R$ 800,00 para a função Guardar Dinheiro, como foi o exemplo que vocês mandaram ali em cima, e verificar se ao retirar o valor é mais vantajoso ou não.

De qualquer forma, sempre que precisarem de algum auxílio para entender melhor quais os depósitos de onde saíram os valores da sua NuConta, sempre podem verificar a Posição Detalhada, como vocês informaram ali em cima, ou entrar em contato com a gente no Entre em contato com o Nubank

2 curtidas

Entendi a explicação… a questão é que gosto de usar o nubank para movimentar dinheiro e vou ter que mudar de app para fazer pix e pagamentos porque interfere sempre no investimento do dinheiro guardado.

Deveria haver uma forma de isolar o dinheiro guardado no porquinho e cobrar o IOF apenas nos valores disponíveis movimentados na nuconta.

Vou reponder aqui porque nao entendo muito so quero resgatar meu dinheiro do porquinho que coloquei a qualquer hora

So agora o meu deu problema de 200 deixou eu tirar 12 reais

UP

Quero que retorne o rendimento antigo

Acho difícil acontecer, quiçá impossível, mas a caixinha Reserva de Emergência, tá aí fazendo a mesma coisa. :+1:

1 curtida

Ok então obrigado pela resposta

1 curtida

Por nada, tamos aqui pra isso! :smiling_face:

1 curtida