Vale a pena manter o Nu Reserva Planejada?

Olá, pessoal!

Tenho uma parte da minha reserva alocada no fundo Nu Reserva Planejada e estou começando a questionar se ele ainda vale a pena. A rentabilidade recente parece estar ficando abaixo de alguns CDBs que estão pagando 105% ou até 110% do CDI, com liquidez diária.

Entendo que o fundo tem uma gestão ativa e investe majoritariamente em títulos públicos e privados de baixo risco, mas quando comparo com CDBs de bancos médios (com FGC), estou vendo uma diferença considerável no retorno.

Alguém mais aqui está fazendo essa comparação? Vale a pena manter o fundo pela praticidade e segurança do Nubank, ou é hora de buscar melhores retornos em produtos como CDBs?

Agradeço quem puder compartilhar sua experiência ou análise!

5 curtidas

Existem muitos pontos a se observar.

1°) Em um CDB vc vai, obrigatoriamente, pagar 15% de IR a cada vencimento, algo que o corre a cada 2 ou 3 anos a depender do CDB. O fundo não tem esse problema pois o valor fica aplicado por tempo indeterminado, mas tem o come cotas. Qual impacta menos?

2°) FGC em fundo de investimentos não faz diferença, o fundo tem CNPJ próprio e caso o banco controlador venha a falir, o controle das operações do fundo passa pra outra gestora.

3°) Não acho que seja uma boa ideia ficar resgatando renda fixa a cada vez que vc acha um investimento um pouco melhor pois o que vc perde no imposto vc demora pra recuperar na próxima aplicação.

8 curtidas

Concordo que resgates sem muito planejamento só geram mais perdar que lucro, bons pontos apresentados.:oncoming_fist:

5 curtidas

Renda Fixa é ilusão fixa… deixei um pequeno valor por 3 anos no Inter e resgatei com perdas. :expressionless_face:

1 curtida

Um Fundo de Investimentos não tem a figura do Banco Controlador, a estrutura tem várias partes, Administrador, Gestor, Custodiante, etc, que podem ser substituídos pelos cotistas em assembleia, são os verdadeiros “donos” do fundo.

O patrimônio do fundo não é do banco, se a gestora falir, os cotistas podem constituir outro gestor.

Quem aplica em fundos tem que ficar atento a composição da carteira e a suas movimentações para não correr o risco de ser cotista de um Fundo estressado.

Digitar CNPJ do Fundo

https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundosreg

3 curtidas

É um FIC aplica em contas de outro Fundo.
NU YIELD FUNDO DE INVESTIMENTO FINANCEIRO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO LONGO PRAZO RESP LIMITADA

Eu deixaria no Fundo, vem perfomando acima do CDI, mas seria bom dá uma olhada nesse fundo, o NU YIELD, é um crédito privado, a maioria dos seus ativos em títulos de dívida emitidos por empresas privadas não financeiras.

2 curtidas

Sim, eu sei. Só quis ser objetivo na resposta pra não entrar muito em detalhes tecnicos, mas obrigado por pontuar. :+1:t3:

Hum… :thinking:
Que renda fixa era essa? Seja mais específico.

1 curtida

@Edson_Bezerra qual era a renda fixa? Bem estranho renda fixa dar perdas, sendo que é alto de risco baixo.

Na prática a lógica é assim:

CDB/RDB é sempre aguardar até o vencimento, dinheiro fica preso, evitar vender antecipado em marcação à mercado. Tem IR, fica bom só depois dos 2 anos. Médio Prazo. Ignorando os que são de liquidez diária porque terá IR mesmo assim.

Fundo de investimento de renda fixa pode colocar e tirar quando quiser, sofre muito menos marcação à mercado, não é penalizado porque não tem data de vencimento. Mas claro, isso tem um preço via taxa de administração. Pode comprar e vender antes dos 2 anos. Curto Prazo.

O ideal sempre será diversificar, usar o fundo de investimento como reserva de semi-emergência, mas não tão emergência. O meio termo entre a caixinha e o CDB com prazo longo. Mas vai de cada um, cada um tem sua estratégia.

1 curtida

Exato.

O maior erro de novato é pegar um CDB de 5% há anos atrás e faltando pouco para vencer, vender tudo à marcação de mercado porque achou um novo a 7%, perdendo toda liquidez dos juros compostos do que estava em 5%.

Maioria não sabe calcular que não compensa fazer isso se já estava rendendo há +3 anos… Eu fazia muito isso no passado. CDB é o mais fácil investir, é comprar e deixar até o vencimento, não fazer mais nada.

A melhor tática é não fazer absolutamente nada.

1 curtida