Vale a pena manter o Nu Reserva Planejada?

Olá, pessoal!

Tenho uma parte da minha reserva alocada no fundo Nu Reserva Planejada e estou começando a questionar se ele ainda vale a pena. A rentabilidade recente parece estar ficando abaixo de alguns CDBs que estão pagando 105% ou até 110% do CDI, com liquidez diária.

Entendo que o fundo tem uma gestão ativa e investe majoritariamente em títulos públicos e privados de baixo risco, mas quando comparo com CDBs de bancos médios (com FGC), estou vendo uma diferença considerável no retorno.

Alguém mais aqui está fazendo essa comparação? Vale a pena manter o fundo pela praticidade e segurança do Nubank, ou é hora de buscar melhores retornos em produtos como CDBs?

Agradeço quem puder compartilhar sua experiência ou análise!

5 curtidas

Existem muitos pontos a se observar.

1°) Em um CDB vc vai, obrigatoriamente, pagar 15% de IR a cada vencimento, algo que o corre a cada 2 ou 3 anos a depender do CDB. O fundo não tem esse problema pois o valor fica aplicado por tempo indeterminado, mas tem o come cotas. Qual impacta menos?

2°) FGC em fundo de investimentos não faz diferença, o fundo tem CNPJ próprio e caso o banco controlador venha a falir, o controle das operações do fundo passa pra outra gestora.

3°) Não acho que seja uma boa ideia ficar resgatando renda fixa a cada vez que vc acha um investimento um pouco melhor pois o que vc perde no imposto vc demora pra recuperar na próxima aplicação.

8 curtidas

Concordo que resgates sem muito planejamento só geram mais perdar que lucro, bons pontos apresentados.:oncoming_fist:

5 curtidas

Renda Fixa é ilusão fixa… deixei um pequeno valor por 3 anos no Inter e resgatei com perdas. :expressionless_face:

1 curtida

Um Fundo de Investimentos não tem a figura do Banco Controlador, a estrutura tem várias partes, Administrador, Gestor, Custodiante, etc, que podem ser substituídos pelos cotistas em assembleia, são os verdadeiros “donos” do fundo.