Vocês tem o costume de anotar cada gasto em um caderno?

Tive aula de contabilidade, e essa é uma das melhores ferramentas para controlar nossos gastos… Faça isso sempre

1 curtida

Eu usava planilhas … mas, depois que comecei pagar as coisas com o app do Nubank pelo débito parei de usar :woman_shrugging:

1 curtida

Eu uso o app ( Minhas economias) Muito bom!!
tem pra Android e iOS

4 curtidas

Eu uso o Mobils, me serve bem.

4 curtidas

Anoto tudo tudo. Todos os gastos tipo aquele “velho diario e razao” da contabilidade tudo no caderno vou fazendo as colunas e anotando. No final do mês faço a classificaçao de todos os gastos conforme A/B/C/D A➡Alimentaçao/B➡Basica/
C➡Controlável/D➡Dispensável realizo todas as somatórias subtraio dos ganhos e foi só assim q consegui administrar satisfatoriamente minhas despesas e ter equilíbrio das finanças.

2 curtidas

Eu gostava de usar apps (testei um monte, mas nenhum era adaptado pra mim)… Aí eu criei uma planilha no google e usei scripts + o app IFTTT pra automatizar todos os gastos: cada vez que uso meu nubank, recebo uma notificação no celular e ela é lida pelo IFTTT e jogada numa planilha, então a notificação é destrinchada, tratada, classificada e o lançamento é enviado automaticamete pra minha planilha. Aí pra finalizar eu fiz um dashboard no Google Data Studio e comecei a fazer a mesma coisa pra outros bancos. Hoje, todas as minhas transações são automaticamente classificadas e lançadas na minha planilha do Google Sheets. Deu um trabalhão mas foi bem divertido e valeu a pena. :smiley:

3 curtidas

O Guiabolso não serviu para você?

Uso o Guiabolso e acho uma maravilha, sinceramente. No final do mês, eu faço uma espécie de KPI financeiro com todos os meus gastos separados por áreas para eu entender onde que o dinheiro está indo (e como me policiar).

Eu tenho o hábito de anotar todos os meus gastos em planilhas do Excel que controlo pelo celular. Lá tem detalhes sobre todos os cartões que uso, gastos fixos de moradia e proventos recebidos mensalmente

1 curtida

A API do Guiabolso com o Itaú não funcionava muito bem… Além disso, achava o layout meio confuso (pelo menos pro meu estilo de uso).

Testei um monte de apps, mas o que eu mais tinha gostado era o Monefy. O único problema dele é que não dava pra lançar gastos e receitas recorrentes. Tinha sempre que lançar uma a uma, todo mês. A UX pecava bastante nisso.

E eles não tinham API com Nubank também (aliás, banco nenhum fornece API por motivos de segurança). O que o GuiaBolso faz é alguma gambiarra, não sei oq exatamente, haha.

Sim, entendo.

Eu tinha exatamente o mesmo problema com a sincronização do Guiabolso com o Itaú e ficava fulo da vida. Aí, tive um problema com uma dívida e resolvi limar o Itaú da minha vida e migrei pro Banco Inter.

Fiquei um bom tempo editando as transações na mão até que eles anunciaram a sincronização e depois consegui o convite pro Nubank/Nuconta.

Você conhece a Olivia? É uma fintech norte-americana (fundada por um brasileiro) que vai ser um Guiabolso com AI, basicamente. Pelo menos é assim que eles se apresentam e em breve estará disponível aqui no Brasil.

1 curtida

Sinceramente, eu não consigo entender o porquê dos bancos não oferecem funções similares as do Guiabolso dentro do seu próprio Internet Banking. Coisas “simples” como você poder renomear aquela transação e categoriza-la até hoje não existem e eu fico chocado com isso.

1 curtida

Não faço, porém sei da importância que isso faz em nossa vida financeira.

1 curtida

Os apps que testei até o momento nenhum atendeu minhas expectativas.

Nossa faço a mesma coisa anoto tudo

1 curtida

Pior que só anoto quando vou pagará a contas, não tenho o hábito de controlar os gastos, mas isso é questão de costume

Não, por isso queria um app que fizesse a importação

Eu tenho meu caderninho de finanças e nele, dentre outras coisas, anoto os meus gastos diários por mês, mas vou transferindo também pra uma planilha de Excel que foi disponibilizada pelo Cerbasi numa masterclass que ele deu. Lá tem além das receitas e despesas, as células para acompanhamento dos investimentos. Gosto muito!
Mas, o caderninho é essencial pra anotar os gastos imediatamente, fazer anotações de dicas de ativos e outras dicas de educadores financeiros, o resumo dos meus investimentos, dentre outras informações importantes.
Até dezembro do ano passado, eu anotava só os meus gastos fixos numa agenda (aluguel, Internet, água, luz, mesada…), depois de assistir ao primeiro vídeo do “Desafio do Mês” da Maiara Xavier do A Rica Simplicidade, passei a anotar todas as despesas, uma a uma, mês a mês.
Vou deixar como dica a playlist com os vídeos do Desafio do mês de janeiro até maio (tem coisa que dá pra fazer ainda, mesmo depois de passado o mês): null - YouTube