Xô Golpe: Vaporware

Boa tarde Comunidade!

Trago para vocês o primeiro tópico de uma série que tem como tema golpes e fraudes menos conhecidos pelo público, ou que estão ocorrendo com bastante frequência. Para começarmos, peguei uma espécie, que na minha visão, é a menos conhecida e que pode despertar mais curiosidade. O primeiro tema é: vaporware.

Antes de começarmos, é importante apresentar o conceito de vaporware. Se enquadram nessa classificação tanto os produtos que nunca saíram do papel, como aquelas que foram lançados, mas eram ineficazes e com custo benefício desvantajoso para o consumidor.

A expressão é atribuída a produtos que podem parecer geniais, mas que prometem funcionalidades que no fundo são soluções para problemas que não existem, ou simplesmente não são as soluções que as pessoas querem. Resumindo, vaporware é um produto que promete tudo e não entrega nada.

O problema dessas propostas inovadoras é que não há garantia que o projeto vai sair do papel e essa incerteza deixa margem para golpes: produtos cuja equipe por trás nunca teve a intenção de vender, mas apenas a intenção de captar dinheiro de investidores e sumir do mapa sem dar satisfações.

Para facilitar a visualização, temos alguns exemplos dessas fraudes relativamente conhecidas:

Então fica a dica: sempre duvide de produtos que prometem demais e que não tem muitas garantias de funcionamento. Gostou desse conteúdo? Comenta aqui embaixo se já conhecia esse tipo de “fraude” e deixa a sugestão pro próximo tema!

41 curtidas

Tem aquele caso clássico que aconteceu no SharkTank Brasil, não sei se ainda existe o episódio… gerar esperança em soluções que prometem resolver situações de doenças deveriam ser consideradas o pior tipo de fraude.

22 curtidas

Série de tópicos sobre golpes? Amei, que ideia criativa! :purple_heart:

Desconhecia totalmente desse tipo de fraude, surpreso fiquei lendo.

20 curtidas

Ótimo tópico, meu amigo @Alexandre_Niess , quanto mais informações melhor

19 curtidas

Da mulher do exoesqueloeto? Se for, aquele é bem essa vibe mesmo!

Sempre tem por aqui, né, mais aí como esse tema de abertura era mais desconhecido decidi compartilhar aqui.

17 curtidas

vaporware não necessariamente é um golpe.

é muito comum na parte de desenvolvimento de software o time de vendas vender o “vaporware”
e depois o desenvolvedor ir la e se virar pra entregar ele.

é mais facil trabalhar em um projeto depois que ele já está pago rs

12 curtidas

Fiquei sabendo dessa polêmica, era sobre uma “neuroengenheira”? Meus recomendados um tempo atrás foi inundado por conteúdo falando sobre esse episódio, mas não achei até hoje o original. Só vi por cima mesmo, mas fiquei em choque pelo que estava realmente prometendo.

13 curtidas

Sim. Decidi não comentar no tópico sobre esse outro lado pra não ficar confuso. Mas vale mencionar sim!

15 curtidas

Cyberpunk, rs

11 curtidas

Na hr lembrei da maquina de suco só não tava lembrando o nome, e não é q tu colocou ela no tópico :rofl: :rofl: a primeira vez q vi isso eu achei tão idiota, mas tinha tanta gente q já tinha pago lá q eu até duvidei de mim :sweat_smile:

Esse do Theranos tbm, a ideia é super válida, mas como foi executado e oq isso causou de danos pra saúde das pessoas, pq eles realmente sabiam q não funcionavam e mesmo assim vendiam como se fosse a melhor invenção do mundo (q seria, se realmente fosse possível)…
Durante uma época eu precisei fazer exames de sangue toda semana e eram de 2 até 5 tubinhos por vez… eu até brincava e falava q ia acabar precisando de transfusão com o tanto q deixava de sangue no hospital pros exames. Se existisse uma máquina dessa nessa época, olha o tanto de sangue q eu ia economizar :rofl:

Romulo outro dia me mostrou sobre uma garrafa d’água q tava num desses sites tipo vakinha, e olha, q garrafa cara, papo de 50 euros, e td só pq vinha com várias tampas diferentes e a proposta era q vc não ia precisar de uma garrafa pra cada tampa diferente q precisasse usar, pq a garrafa deles já vinha com tds elas e vc só precisaria trocar, tipo oq?? :woman_shrugging: :woman_facepalming:

20 curtidas

Acho q o No Man’s Sky se aplica mais :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth: :rofl:

15 curtidas

Uau @Alexandre_Niess, que interessante. mandou muito bem. Queremos mais! :handshake:

21 curtidas

Excelente conteúdo @Alexandre_Niess! Obrigado por compartilhar! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

Não conhecia esse especificamente, mas me fez lembrar de alguns casos de “Startups” que surgem do nada, com uma série de promessas e inovações tecnológicas. Fazem um marketing pesado para a captação de investidores que são seduzidos pela proposta, mas depois não dá em nada e as pessoas percebem que entraram numa espécie de Pirâmide Financeira.

Você poderia falar sobre o “Robô do Pix”… pois vejo muita gente caindo nesse tipo de golpe até hoje!

20 curtidas

Acontece com tanta frequência em plataformas de crowdfounding como Kickstarter e IndieGoGo, que seria impossível listar todos os produtos que nunca foram lançados. :grimacing:

14 curtidas

Eu acho que se a gente listar os já que foram lançados é mais fácil! Kkkkkkkk

16 curtidas

Pode ser uma ótima ideia! Quem sabe aparece por aí. :eyes:

16 curtidas

Belo tópico @Alexandre_Niess :clap::handshake:

Realmente não é conhecido mesmo, pelo menos por min!

Vivendo e aprendendo! :fist_right::fist_left:

Parabéns! :cheese:

:metal::metal::metal::metal:

21 curtidas

Opa, lembrei de um bom exemplo aqui.

Tinha uma campanha na IndieGoGo, onde um sujeito francês prometia um bracelete chamado “Cicret”, que iria projetar a tela de um smartphone no braço do usuário.

Bracelete Cicret

Os vídeos com o conceito do “produto” viralizaram, o cara arrecadou mais de meio milhão de dólares e sumiu. :sweat_smile:

15 curtidas

Sonhei muito em ter um desse, destravou muitas memórias. :clown_face::smiling_face_with_tear:

14 curtidas

Nossa, super lembro @rmaguiar! :joy:

13 curtidas