É LEI - Educação Financeira nas Fintechs/Bancos!

Olá, Comunidade

Sou eu de novo!! AFF…

Entra agora, em vigor, no dia 01/07/2024, uma resolução do Banco central (Bacen ou BC) aprovada no ano passado para oferecer conteúdos sobre Educação financeira para os seus clientes (“dos bancos”). Essa medida, visa “todas as instituições autorizadas pelo BC” com o objetivo de reduzir a quantidade de inadimplentes (=“endividados”) no Brasil.


Para mais informações, sobre a resolução completa e/ou parcial, confira:

Resolução para Educação Financeira nos Bancos(Clique aqui)
  • Resolução Parcial:

A partir de 1º de julho de 2024, data de entrada em vigor da Resolução Conjunta nº 8, de 2023, todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão ofertar medidas de educação financeira para seus clientes pessoas físicas e empresários individuais, incluindo microempresários individuais (MEIs).

Essa norma:

  • foi criada para, entre outras finalidades, prevenir problemas como o superendividamento, conforme previsão da Lei nº 14.690, de 2023;
  • não impede que as instituições autorizadas ofertem medidas de educação financeira para outros públicos, fora do escopo regulatório; e
  • não trata de projetos de educação financeira promovidos por instituições não autorizadas pelo Banco Central.

  • Resolução completa:

RESOLUÇÃO CONJUNTA Nº 8, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2023

Dispõe sobre medidas de educação financeira a serem adotadas por instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que sua Diretoria Colegiada, em sessão realizada em 14 de dezembro de 2023, com base nos arts. 9º-A da Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965, 9º, incisos II e X, da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e 7º da Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, e o Conselho Monetário Nacional, em sessão realizada em 21 de dezembro de 2023, com base nos arts. 4º, inciso VIII, da Lei nº 4.595, de 1964, 20, § 1º, da Lei nº 4.864, de 29 de novembro de 1965, 1º do Decreto-Lei nº 70, de 21 de novembro de 1966, 7º e 23, alínea “a”, da Lei nº 6.099, de 12 de setembro de 1974, 1º, inciso II, da Lei nº 10.194, de 14 de fevereiro de 2001, 1º, § 1º, da Lei Complementar nº 130, de 17 de abril de 2009, e 27, § 3º, da Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023,

R E S O L V E R A M:

Art. 1º Esta Resolução Conjunta dispõe sobre medidas de educação financeira a serem adotadas por instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Art. 2º As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem adotar medidas de educação financeira direcionadas a seus clientes e usuários pessoas naturais, incluindo empresários individuais.

§ 1º As medidas de que trata o caput incluem as que contribuem para:

I - organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar;

II - formação de poupança e resiliência financeira;

III - prevenção ao inadimplemento de operações e ao superendividamento.

§ 2º Para fins desta Resolução Conjunta, o consorciado de administradora de consórcio é considerado cliente.

Art. 3º Para fins de atendimento ao art. 2º, as instituições devem manter política de educação financeira baseada na ética, responsabilidade, transparência e diligência e nos seguintes princípios norteadores:

I - valor para o cliente: proporcionar a clientes e usuários ações de educação financeira úteis e relevantes para sua vida financeira;

II - amplo alcance: garantir acesso às medidas de educação financeira ao universo de seus clientes e usuários; e

III - adequação e personalização: disponibilizar conteúdo e ferramentas, em linguagem, canal e momento mais adequados frente às características e às necessidades de educação financeira dos clientes e usuários, considerando o perfil do público-alvo.

§ 1º A política de educação financeira de que trata o caput deve, no mínimo:

I - considerar as diversas fases do relacionamento das instituições com seus clientes e usuários na definição de rotinas e procedimentos para a implementação de medidas de educação financeira; e

II - ser compatível com o modelo de negócio, com a natureza das atividades da instituição e com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes e usuários.

§ 2º Admite-se que a política de que trata o caput seja unificada por:

I - conglomerado; ou

II - sistema cooperativo de crédito.

§ 3º As instituições que não instituírem política própria em decorrência da faculdade prevista no § 2º devem formalizar a decisão em reunião do conselho de administração ou da diretoria.

Art. 4º Em relação à política prevista no art. 3º, as instituições devem instituir mecanismos de acompanhamento e controle com vistas a assegurar, no mínimo:

I - a implementação de suas disposições;

II - o monitoramento do seu cumprimento e sua efetividade, inclusive por meio de métricas e indicadores adequados; e

III - a identificação e correção de eventuais ineficiências.

Art. 5º As instituições de que trata o art. 1º devem indicar ao Banco Central do Brasil diretor responsável pelo cumprimento das obrigações previstas nesta Resolução Conjunta.

Art. 6º O Banco Central do Brasil poderá adotar, no âmbito de suas atribuições legais, medidas necessárias para implementar o disposto nesta Resolução Conjunta.

Art. 7º Esta Resolução Conjunta entra em vigor em 1º de julho de 2024.


**Fonte:**A resolução parcial e completa, você encontra na FAQ do BC.

Banco Central do Brasil



A pergunta de milhões:

  1. O Nubank faz parte das instituições aprovadas do BC??? Sim
  2. O Nubank vai ter ou tem ensino para a educação financeira??? Sim. Pois, entra como instituição financeira autorizada pelo BC.

Dica: Ahh… E se você se interessar, também, falei um pouco mais sobre as ferramentas do Nubank que podem te ajudar a organizar as suas finanças e/ou construir metas no curto, médio e longo prazo com os investimentos…

→ Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários… :wink:


#Notícia #ultimahora #educaçãofinanceira #nubank #fintech #bancocentral
41 curtidas

Saudades do NuEnsina, era um programa muito bacana que tratava de educação financeira com vários conteúdos no App. :sweat_smile:

28 curtidas

Segunda notícia boa do dia referente a medidas benéficas para os clientes de instituições financeiras.
Isso só contribui para o aprimoramento do conhecimento financeiro da população.
Provavelmente “lá na frente”, teremos uma população menos endividada e mais disciplinada nas suas finanças pessoais.
:clap: :clap: :clap:

26 curtidas

Espero que as pessoas se interessem pelos conteúdos oferecidos pelas instituições e não apenas limpem as notificações quando elas aparecerem :sweat_smile:

O ideal mesmo seria que esse estudo fosse difundido nas escolas, pois a organização financeira começa desde cedo :pray:t2:

32 curtidas

Aí sim, ótima notícia! Que a Educação Financeira seja difundida não só nas instituições financeiras, mas também na educação básica. :pray:t3:

27 curtidas

Também acho @Vittoria_Cunha . Mas pelo menos fiquei sabendo de algumas escolas que já estão incluindo uma disciplina de economia doméstica na grade curricular. São escolas privadas mas já é um bom começo. Tomara que a moda pegue.

24 curtidas

Excelente iniciativa. Em geral as pessoas estão em um grau de endividamente muito alto. Espero que no futuro próximo essa realidade possa mudar com iniciativas como essa.

Obrigado @Lucas.R pelo excelente tópico!

21 curtidas

Música para meus ouvidos. Mas sei não, se há audácia e vontade em de educar a população, sobretudo os mais novos a terem uma vida financeira mais equilibrada, aguardemos…

20 curtidas

Os maiores bancos/corretoras já tem conteúdo de educação financeira em suas plataformas.

17 curtidas

Saudades do Nuensina também, era um programa muito legal, que tratava a educação financeira.

Tomara que volte logo! :pray:t2::purple_heart:

20 curtidas

A educação financeira desde a infância pode fazer uma grande diferença na vida adulta, promovendo hábitos saudáveis e conscientes no gerenciamento de dinheiro. :clap:

23 curtidas

Excelente notícia @Lucas.R ! Obrigado por compartilhar conosco.

Quem sabe não volta com este “incentivo” do BC. Seria muito legal!

É uma necessidade mesmo @ClaudioSilvaDigital que os jovens sejam educados nesse sentido, principalmente na família. Mas a escola também deve ter essa responsabilidade. Como os colegas já pontuaram a educação financeira infantil ensina a criança a estabelecer uma relação saudável com o dinheiro , uma vez que ele faz parte da nossa vida, todos os dias.

21 curtidas

Que notícia boa.
Vamos aguardar para ver qualidade destes conteúdo.

Tomara que não sejam apenas protocolares.

Obrigado @Lucas.R por compartilhar. Você, sempre com excelentes compartilhamentos. :slightly_smiling_face:

19 curtidas

Isso é um sonho para mim…

Estou diariamente na educação e posso dizer que hoje, só uma reforma na educação não vai resolver. Precisa de uma punição para país também que encontram em uma situação de que a responsabilidade total é só da escola. Só que não é.

Em casa, a criança (0 aos 17 anos) precisa de acompanhamento das suas atividades escolares. Ser cobrado, ser questionado com perguntas sobre quanto que é 10+10 para reforçar o ensino.

Uma das péssimas situações que a pandemia nos trouxe foi um regresso na alfabetização. Não tinha acompanhamento dos pais e nem dos professores presencialmente. Não tinha aquele contato humano de “faz assim”, “ta errado. E assim que se faz”… Simples interações que corrigia a criança e ensinava ao mesmo tempo. O certo do errado!. Logo, com o “home school” a formulação de frases, verbal, escrita foi comprometida, além da coordenação motora (0 a 7 anos). Posso falar com veemência de dezenas de casos que os alunos foram prejudicados com ao passar das series. Os próprios professores conversando entre si, mostram que “o rendimento caiu”. E puramente um atraso, o que parece só um ano (“home school”), na alfabetização é pra vida toda.

Uma falha que será para toda a vida.

A educação financeira é sim importante, mas deve ser acompanhada também, praticada. E a melhor forma de ensinar alguém é ser exemplo pra ela/ele.

Enfim… Espero mudanças, melhorias na educação financeira bancária de menores também… Afinal, se mexeu no bolso, aprende rapidinho.

19 curtidas

Sem dúvida alguma, porém a pergunta que fica é: por que isso não é feito?

Quando algo é simples e barato de implantar, mas não acontece, a resposta é igualmente simples; não há interesse das instituições, vez que ao estimular o raciocínio lógico, as pessoas passam a pensar por si mesmas; e isso “não é bom para os negócios”

21 curtidas

Parabéns pelo tópico @Lucas.R ,conteúdo de qualidade.
Educação financeira é uma necessidade para todos e não se aplica apenas para investidores.

16 curtidas

Uma ótima iniciativa, e que as pessoas agarrem essa oportunidade.

Sdds NuEnsina que sumiu do app do nada rsrs

18 curtidas

Excelente notícia!

Uma nova era está para começar :clap::clap::sparkles::zap::money_with_wings:.

Viva a Educação Financeira!

9 curtidas

Tenho pra mim que educação financeira serve pra me ensinar a viver e me contentar em ser pobre.

Ensina-me a viver com menos, não me da mentalidade de trabalhar pra ter abundância.

Não estudo educação financeira, estudo métodos para ir cada vez mais longe.

13 curtidas

Então, te mostraram o lado errado.

A educação financeira te ensina a viver bem com pouco para colher o melhor no futuro. Mas, a regras estabelecidas pela sociedade que não cabe a educação financeira te ensinar, mas partir de você.

Regrinhas tipo:

  • Eu posso trabalhar mais? Uma renda extra talvez?
  • Eu consigo economizar agora? Pagar as dívidas e sobrar

Essas perguntas que trata especificamente da mentalidade. Algo que não é a educação financeira básica vai te ensinar. Afinal, a educação financeira é o primeiro passo, mas não é completa, pois não é todo mundo que pode fazer renda extra, ganhar mais ou economizar no momento certo.

E tipo assim:

  • Na escola você aprende português completo? Não. Se quiser um português completo, tem que fazer Letras na faculdade.

E porquê aprendemos o pouco do português? Pois, não é todo mundo que tem afinidade. Então, aprendemos o básico e se quiser se especializar só indo pro próximo nível.

Assim, e a educação financeira.
Educação financeira pessoal vs Educação financeira empreendedora.

16 curtidas