Me acostumei a desbloquear o aplicativo com biometria, porém, meu novo aparelho o sensor fica embaixo da tela.
Não consigo usar mais apenas no aplicativo do Nubank, pois o “padrão” (senha de gestos do Android) fica posicionado muito embaixo, com isso, fica por cima do sensor “escondido” abaixo da tela.
Resumindo rs: poderiam em alguma atualização, apenas colocar o “padrão” um pouco mais acima? Com isso poderíamos voltar a usar a biometria. Obrigado!
O Android (não sei todos) tem uma opção “Modo de operação com uma mão” talvez essa opção ajude por enquanto até que a Nubank resolva nas próximas atualizações
entra na PlayStore de um feedback relatando esse problema se possível tmb encaminha um e-mail, creio que com o avanço dessas tecnologia irão resolver isso logo logo.
Não tem como o Nubank mexer nisso nem se eles quisessem, pois o app simplesmente solicita para o sistema que você confirme a sua identidade. Em outras palavras, a tela de autenticação que aparece quando você abre o Nubank não faz parte do app e sim do sistema do aparelho, se você não consegue utilizar o leitor de digitais nessa tela, somente o fabricante do aparelho pode resolver isso através de uma atualização de firmware…
Estranho, pois outros aplicativos conseguem numa boa. Fica o padrão mais em cima para não atrapalhar a digital. Inclusive a própria tela de bloqueio do aparelho também deixa o padrão acima para não “embolar” com a digital.
Oque acontece é que justamente onde põe o dedo pra usar a biometria é onde fica localizados os botões do App e Isso interfere na hora, creio que o problema não seja no aparelho
E como eu disse, a tela pra você digitar sua senha/usar sua digital vem do sistema operacional e não do app, se no seu smartphone ela fica debaixo dos botões do app, não é algo que o Nubank possa modificar, apenas o fabricante.
Exemplo
Tela inicial do Nubank quando a proteção do app está habilitada nas configurações (idêntica em todos os smartphones, parte do app, pode ser modificada pelo Nubank)
Tela de autenticação exibida automaticamente ao abrir o app/ao clicar em “Autenticar” na tela anterior (varia de smartphone para smartphone, parte do sistema operacional, não modificável pelo Nubank)
Já havíamos entendido. O que eu quis dizer, é que a biometria é imutável (pelo sistema, como vc falou) agora o padrão de senha, creio que seja “móvel” pois outros aplicativos colocam ele mais em cima. O do próprio aparelho, é mais em cima. Somente o do Nubank fica trepado. Exemplos em anexo.
Da sim, o desenvolvedor de software consegue fazer isso, a questão é que pra nós parece simples mas as vezes precisa fazer uma mudança mais profunda pra isso, a questão de que é o aparelho que precisa se adaptar com os aplicativo para mim não existe o aplicativo que tem que se adaptar a cada plataforma sendo Android ou iOS o fato é que o APP deveria sobrepor uma tela limpa pra usar a biometria ou deslizar a tela pra cima ou para baixa com outras opções de login.
Não é. Apps que movem o padrão de senha pela tela não estão utilizando a API do sistema porém tem limitações, que eu vou explicar mais abaixo. Você não conseguir printar a tela de autenticação mostrada no Nubank é algo também forçado pelo sistema do aparelho e não pelo app.
Para nós não, sou desenvolvedor e sei do que estou falando. No Android atualmente você pode utilizar duas APIs diferentes para autenticar o seu app, elas são a FingerprintManager (disponível a partir do Android 6.0) e o método createConfirmDeviceCredentialIntent da API KeyguardManager (disponível a partir do Android 5.0) e que será substituído pelo novo método setDeviceCredentialAllowed da API BiometricPrompt (estará disponível a partir do Android Q).
Pois bem, vamos comparar o funcionamento delas. Com a FingerprintManager, o app pode personalizar a interface de autenticação como desejar pois ela é integrada diretamente no aplicativo, exemplos de apps usando essa API são o Banco do Brasil, Authy, AME Digital, entre outros. No entanto, a menos que o app implemente proteção por senha por conta própria, essa API suporta apenas leitores de impressão digital (nada de padrões, senhas, PINs, reconhecimento facial ou outros métodos que possam estar disponíveis no seu smartphone) e como comentei anteriormente, só funciona a partir do Android 6.0, o que exclui uma grande quantidade de aparelhos suportados pelo app do Nubank por não terem um Android atualizado ou por não terem um leitor de digitais.
Já a outra opção (que por sinal é a implementada no app do Nubank) é utilizar o método createConfirmDeviceCredentialIntent da API KeyguardManager. Ao invocar esse método, o usuário será levado a uma tela do sistema do aparelho (como mostrado na screenshot do meu post anterior e também no post do @rafael.duarte) que varia de smartphone para smartphone e que permite utilizar todos os métodos disponíveis no seu aparelho (padrões, PINs, biometria, reconhecimento facial, etc). Como a tela de autenticação gerada com essa API vem do sistema, o desenvolvedor do aplicativo não pode modificá-la, nem mesmo se quisesse. Porém, ela está disponível desde o Android 5.0 (o que abrange 90% dos dispositivos rodando Android) e permite que o usuário proteja o app de alguma forma independente do hardware de seu aparelho, visto que padrões, PINs e senhas sempre estão disponíveis na ausência da biometria.
Explicado o funcionamento da autenticação no Android, você acha mesmo que o Nubank, que presa por ser simples e descomplicado de usar, vai limitar o uso desse recurso de proteção do app apenas à smartphones com Android 6.0 ou superior e que tenham algum tipo de leitor de digitais (excluindo uma grande quantidade de aparelhos no processo) só porque o fabricante do seu modelo específico de smartphone tem um problema no layout da tela de autenticação do sistema do seu aparelho que te impede de usar o leitor embutido na tela (e que pode ser corrigido com uma simples atualização de firmware)? Acho que não né…
Bom dia Rafael.duarte, como o mbc07 explicou em seu comentário, a autenticação não é feita pelo app e sim pelo sistema. Eu possuo o mi 9 e realmente o padrão e o leitor biométrico se sobrepões, apresentando dificuldades para o uso.
Se seu padão começar pelo oitavo pontinho você terá ainda mais dificuldades, pois é exatamente no mesmo posicionamento do leitor biométrico, sugiro alterar o padrão de modo que o mesmo não comece por este oitavo pontinho.
Porém na MIUI (sistema da Xiaomi) há a opção de bloqueio de aplicativos, essa opção se sai muito melhor para a proteção do app Nubank, uma vez que ela aceita todas as opções de desbloqueio presentes no aparelho (facial, biométrico e senha/padrão), sugiro que desabilite a opção de “bloqueio do app” dentro do aplicativo Nubank e ative a opção nativa do sistema, pois ela se sai muito melhor. Faça o teste. Espero ter ajudado.