Anuidade do UV sem desbloquear cartão

Galera! Um colega relatou que veio a parcela da anuidade de 49,00 na conta dele sem ele sequer ter desbloqueado o cartão. No chat, disseram que começa a cobrar quando ativa a “assinatura”. Isso procede?
Cobrar anuidade de cartão ainda bloqueado…

@LeoLoureiro, mas ele aceitou o convite para o UV?

Acredito que a partir do momento que aceita, já passa a ser considerada a taxa, ainda que não tenha liberado o cartão no app.

19 curtidas

Sim! Aceitou o convite e o cartão chegou mas ele está em viagem, nem ativou o cartão ainda.

5 curtidas

@LeoLoureiro

Me parece ser uma determinação do BACEN (e que foi confirmada nos tribunais de justiça):

O banco do qual você é cliente, só poderá cobrar anuidade caso o cartão já esteja desbloqueado, ou seja, tenha sido ativado. Caso contrário, você estaria sendo vítima de uma cobrança indevida e é possível pedir a restituição dos valores em dobro. Nesse cenário, também é possível ingressar com ações por danos morais.

4 curtidas

Mas não faz sentido! Ele aceitou o convite do cartão UV, por mais que diga que é uma assinatura, ela tem que ser ativada quando se ativa o cartão. O benefício é por causa do cartão, caso contrário teria uma assinatura UV sem cartão.
UV é o cartão “black” do Nubank.
Por lei, só pode cobrar a anuidade se o cartão tiver sido desbloqueado.

1 curtida

Outro detalhe! Ele me disse que pediu o atendente pra cancelar o UV e foi informado que pra cancelar precisa desbloquear o cartão. :joy:

2 curtidas

Cara, nesse quesito não posso opinar, pois não possuo conhecimento sobre essa lei. Porém, posso dizer que o UV é muito mais que apenas um cartão, é uma curadoria de benefícios, mas concordo que a informação sobre o pagamento da assinatura a partir do aceite, tem que ficar bem evidenciada desde o primeiro contato com o cliente.

12 curtidas

Isso mesmo Thiago. Até porque ele já pode usar o cartão virtual. Mesmo antes do físico chegar.

7 curtidas

Uma curadoria de serviços vinculada ao cartão! Todo cartão tem uma curadoria de serviços, alguns até mais do que o UV, mas você só tem acesso a esses serviços se solicita o cartão, tanto é que no Nubank não tem como ter acesso a esses serviços sem ter o UV e só pode ter a anuidade do cartão cobrada se desbloqueia o cartão.

1 curtida

pra que aceita nesses casos ? se vai cancelar ?

Que eu me lembre ja começa a cobrar, pois você ja consegue emitir cartoes virtuais na categoria black , então por isso ja começa a valer o prazo.

O desbloqueio é apenas para utilizar o cartão fisico.

Mas posso esta enganado, pois faz tempo que recebei meu UV

10 curtidas

Gente, fala pra ele usar :joy::joy::joy: Acumula 5 K no cartão, usa adicionais para pessoas confiáveis e isenta essa anuidade…

Tanta gente querendo, chega a ser cômico…kkk

6 curtidas

Será que, inadvertidamente ele não desbloqueou?

4 curtidas

Essa é a resposta !

9 curtidas

A regra é clara. Só pode cobrar se desbloquear. O usuário pode se arrepender de ter contratado o produto. Quanto ao virtual provavelmente deve ser desbloqueado também. Ou entende-se que ao criar o virtual o usuário vai de fato usar o produto.

2 curtidas

Não! Solicitou o cancelamento porque não concorda com a cobrança e o chat falou que pra cancelar tem que desbloquear. :sweat_smile:

1 curtida

Exatamente! Se de repente ele tivesse criado o virtual, poderia ser caracterizado um desbloqueio, mas também não criou. Ele não fez uso de nada!

1 curtida

Não é! Eles podem até usar ela, mas não é! Ele não contratou uma curadoria, contratou um cartão “Black” da empresa. Pra cobrar, tem que desbloquear.

2 curtidas

É meio complicado porque a taxa do UV se refere a curadoria do serviço. E não necessariamente a taxa do cartão. Então se ela fez o aceite do termo, e recebeu o cartão, ela já passa a ser cliente UV com os benefícios, como saque, alguns investimentos… A isenção da taxa é pelo uso do cartão.
Antes o UV estava condicionado ao cartão, hoje é como se fosse uma categoria de conta. Tudo é mais personalizado, até a cor do app fica diferente. Então pode ser que eles tenham mudado algo no contrato.

6 curtidas

Não é bem assim. Aqui no instante que aceitei o convite do Ultravioleta já podia criar meu cartão virtual e estava aproveitando todos os benefícios, incluindo o cashback de 1%.

Talvez o seu amigo tenha pensado que havia encontrado uma brecha no sistema, só que o sistema foi mais esperto do que ele. :see_no_evil:

4 curtidas

:joy:

Ainda que fosse!
Ele está viajando, o cartão chegou na casa dele mas ele nem começou a usar.

3 curtidas