Galera! Um colega relatou que veio a parcela da anuidade de 49,00 na conta dele sem ele sequer ter desbloqueado o cartão. No chat, disseram que começa a cobrar quando ativa a “assinatura”. Isso procede?
Cobrar anuidade de cartão ainda bloqueado…
@LeoLoureiro, mas ele aceitou o convite para o UV?
Acredito que a partir do momento que aceita, já passa a ser considerada a taxa, ainda que não tenha liberado o cartão no app.
Sim! Aceitou o convite e o cartão chegou mas ele está em viagem, nem ativou o cartão ainda.
Me parece ser uma determinação do BACEN (e que foi confirmada nos tribunais de justiça):
O banco do qual você é cliente, só poderá cobrar anuidade caso o cartão já esteja desbloqueado, ou seja, tenha sido ativado. Caso contrário, você estaria sendo vítima de uma cobrança indevida e é possível pedir a restituição dos valores em dobro. Nesse cenário, também é possível ingressar com ações por danos morais.
Mas não faz sentido! Ele aceitou o convite do cartão UV, por mais que diga que é uma assinatura, ela tem que ser ativada quando se ativa o cartão. O benefício é por causa do cartão, caso contrário teria uma assinatura UV sem cartão.
UV é o cartão “black” do Nubank.
Por lei, só pode cobrar a anuidade se o cartão tiver sido desbloqueado.
Outro detalhe! Ele me disse que pediu o atendente pra cancelar o UV e foi informado que pra cancelar precisa desbloquear o cartão.
Cara, nesse quesito não posso opinar, pois não possuo conhecimento sobre essa lei. Porém, posso dizer que o UV é muito mais que apenas um cartão, é uma curadoria de benefícios, mas concordo que a informação sobre o pagamento da assinatura a partir do aceite, tem que ficar bem evidenciada desde o primeiro contato com o cliente.
Isso mesmo Thiago. Até porque ele já pode usar o cartão virtual. Mesmo antes do físico chegar.
Uma curadoria de serviços vinculada ao cartão! Todo cartão tem uma curadoria de serviços, alguns até mais do que o UV, mas você só tem acesso a esses serviços se solicita o cartão, tanto é que no Nubank não tem como ter acesso a esses serviços sem ter o UV e só pode ter a anuidade do cartão cobrada se desbloqueia o cartão.
pra que aceita nesses casos ? se vai cancelar ?
Que eu me lembre ja começa a cobrar, pois você ja consegue emitir cartoes virtuais na categoria black , então por isso ja começa a valer o prazo.
O desbloqueio é apenas para utilizar o cartão fisico.
Mas posso esta enganado, pois faz tempo que recebei meu UV
Gente, fala pra ele usar Acumula 5 K no cartão, usa adicionais para pessoas confiáveis e isenta essa anuidade…
Tanta gente querendo, chega a ser cômico…kkk
Será que, inadvertidamente ele não desbloqueou?
Essa é a resposta !
A regra é clara. Só pode cobrar se desbloquear. O usuário pode se arrepender de ter contratado o produto. Quanto ao virtual provavelmente deve ser desbloqueado também. Ou entende-se que ao criar o virtual o usuário vai de fato usar o produto.
Não! Solicitou o cancelamento porque não concorda com a cobrança e o chat falou que pra cancelar tem que desbloquear.
Exatamente! Se de repente ele tivesse criado o virtual, poderia ser caracterizado um desbloqueio, mas também não criou. Ele não fez uso de nada!
Não é! Eles podem até usar ela, mas não é! Ele não contratou uma curadoria, contratou um cartão “Black” da empresa. Pra cobrar, tem que desbloquear.
É meio complicado porque a taxa do UV se refere a curadoria do serviço. E não necessariamente a taxa do cartão. Então se ela fez o aceite do termo, e recebeu o cartão, ela já passa a ser cliente UV com os benefícios, como saque, alguns investimentos… A isenção da taxa é pelo uso do cartão.
Antes o UV estava condicionado ao cartão, hoje é como se fosse uma categoria de conta. Tudo é mais personalizado, até a cor do app fica diferente. Então pode ser que eles tenham mudado algo no contrato.
Não é bem assim. Aqui no instante que aceitei o convite do Ultravioleta já podia criar meu cartão virtual e estava aproveitando todos os benefícios, incluindo o cashback de 1%.
Talvez o seu amigo tenha pensado que havia encontrado uma brecha no sistema, só que o sistema foi mais esperto do que ele.
Ainda que fosse!
Ele está viajando, o cartão chegou na casa dele mas ele nem começou a usar.