Bom, acredito que eles devem absorver isso e não repassar pra gente… Inclusive recebi uma notificação recentemente:
Estava pesquisando aqui. Parece que LCA é isenta de IOF. Não consegui descobrir se tem outro título. Talvez eles emitam LCAs, então, em vez de RDBs, como é o caso do Nu. Enfim, só pensando alto aqui mesmo…
Não me parece que o banco (instituição financeira) simplesmente absorveria o IOF do cliente, ninguém que esteja no mundo dos negócios tem coração bom assim não, rsrs.
Exatamente por não terem coração bom é que fazem a gente acreditar que tudo é feito pra gente…
a longo prazo, pra eles é vantagem… e absorverem um IOF perto de um cliente novo, é um cliente de graça perto do que costumam investir pra conquistar um cliente.
Pode até ser, mas a isenção de IOF é perene e seguiria valendo por todo o tempo de relacionamento do cliente. Será que não chega uma hora em que a benesse pode não compensar? Se estiverem, de “bom coração”, absorvendo o IOF do cliente, o banco teria que recolher o IOF para o Governo da mesma forma… tentando me colocar no lugar do banco, não me parece um bom negócio.
Mais provável que estejam fazendo o investimento em títulos isentos de IOF, provavelmente LCI e LCA. Tem só que ficar atento pra isso não estar sendo feito em títulos privados que não sejam protegidos pelo FGC (não que uma empresa debaixo do Itaú corra algum risco sério de insolvência, mas não deixa de ser uma precaução válida nesse negócio).
Show de bola…
Não é.
LCI e LCA têm prazo mínimo de 90 dias, portanto, a cobrança de IOF não é aplicável.
Os recursos são mantidos em títulos públicos, que dispensam qualquer tipo de garantia como o FGC.
Vale ressaltar que no Iti o IR é sempre 22,5%, independente do prazo, dessa forma, não será muito saudável para metas acima de seis meses.
Queria fazer um adendo. Há um pouco mais de duas semanas fiz a pergunta aqui sobre as datas de vencimento dos depósitos na conta do Nubank (antiga NuConta).
Reparei hoje que eles não mostram mais essa informação na janela de detalhes do saldo, igual na foto que eu havia postado.
Como estava precisando conferir as datas entrei em contato para saber como obter esta informação. No atendimento disseram sem maiores explicações que não conseguem emitir esta informação, que eu deveria comparar com a data de depósito e encerraram o atendimento automaticamente. Em outras palavras “que se vire”.
Acho vergonhoso o banco decidir deliberadamente esconder informações aos clientes sobre o que é feito com o dinheiro deles. Me parece contrário a filosofia de serem claros (Nus). E olha que antes já estava tudo bem difícil de encontrar.
O que eu estou fazendo, após pagar todas as contas do mês, eu transfiro uma parte do valor que sobrou para uma caixinha chamada “Dinheiro do Mês”, e a outra parte fica na conta, que vou usando pra pagar os meus eventuais gastos.
Aí o dinheiro da caixinha fica rendendo, e o que vou usando pra gastar não.
Basicamente fica a mesma coisa de antes, o dinheiro do salário fica rendendo.
Não tem IOF pq não é um investimento.
Como está ai? Aqui ainda aparece.
Agora que atenderam os pedidos das metas, estou ansioso que tragam o deposito automático nas caixinhas e possibilidade de definir o débito automático direto de uma caixinha.
Outra coisa interessante seria uma evolução do resgate planejado e o porquinho para as caixinhas e deixar tudo em uma área só, nem que o dinheiro guardado tenha um link para as caixinhas deixando duas formas de acessar a área.
Mais agilidade nos resgates seria interessante tbm… Quando começou resgatava na hora, agora demora 1 dia, não vejo mta vantagem demorar tanto assim
Verdade, penso duas vezes antes de colocar nelas hoje, antes era instantâneo, agora 1 dia e muita coisa
Uai, aqui no RDB Resgate Imediato a grana volta para a conta instantaneamente
Aqui tá desde ontem em processamento e nada
Inclusive ontem minhas caixinhas sumiram, a noite voltaram. Hoje erro toda hora, e processamento de resgate infinito… Tá complicado a situação
As caixinhas possuem dois tipos de resgate: Fundo Nu Reserva Imediata e RDB Resgate Diário.
O utilizado na caixinha Reserva de Emergência é o Nu Reserva Imediata, onde o dinheiro cai na hora, em qualquer horário/dia.
As novas caixinhas, vêm por default selecionado o RDB Resgate Diário, caso o resgate seja solicitado antes das 14h (ou meio-dia, não lembro exatamente), o dinheiro cai no mesmo dia. Caso solicitado após esse horário, cai apenas no próximo dia útil.
Para trocar o RDB Resgate Diário pelo Resgate Imediato, ao criar uma nova caixinha, na última tela, mostra qual o investimento está sendo usado para o objetivo, e tem um botão chamado “Troca”. Basta clicar nele e trocar pelo Resgate Imediado. Para caixinhas já criadas, creio que não seja possível.
Tenho investimento nos dois tipos de caixinha (Reserva Imediata e Resgate Diário) e ao fazer o resgate ontem nenhuma das duas caiu na hora, inclusive não caíram até agora.
Na descrição das duas fala: até 1 dia útil.