O Dia do Automóvel (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem ) é comemorado no dia 13 de maio e existem várias teorias de porque é celebrado nessa data.
A data foi criada no ano de 1934 , por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224.
Origem do Dia do Automóvel
Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.
Mas a versão mais aceita é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
Outra curiosidade é que o primeiro carro Nacional o Belcar que é tido como o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil também tem a data de 13 de Maio 1958, 24 anos após decreto oficializando o dia do Automóvel.
Mas por que o Dia do Automóvel é tão especial?
Já parou para imaginar como seria sua vida sem os automóveis? Essa invenção merece um destaque, afinal, precisamos nos locomover com agilidade e segurança diversas vezes ao dia. Muitas vezes, as distâncias ainda são longas.
Pense, então, como os automóveis revolucionaram a época e tudo o que eles significam hoje! Mais do que um meio de transporte, os carros são praticamente uma necessidade e quem sabe até um estilo de vida.
E de onde vem essa paixão dos Brasileiros por carro?
Olha eu não sei, mas certo que o meu gosto por carros começou com as corridas dominicais de F1 nos anos 90 e Maio me traz sempre uma lembrança de um cara que é quase que um herói nacional.
Já que comentamos sobre a origem os automóveis, que tal comentarmos sobre o futuro desse setor?
Spoiler: é elétrico!
Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar deles, pra quem chegou agora, os carros elétricos não são movidos a combustíveis fósseis, eles utilizam energia elétrica, que foi previamente gerada e somente é armazenada em baterias. Ou seja, quando você pisa no acelerador de um carro elétrico, ele consegue entregar toda sua performance logo no primeiro segundo, ao contrário dos carros à combustão que tem que gerar essa energia na hora. Se sobressair nas arrancadas não é suficiente pra ser o futuro, outras vantagens que os EVs (Eletric Vehicle, carro elétrico em inglês) oferecem são: mecânica MUITO menos complicada e também a possibilidade de recarregá-los sem poluir o meio ambiente.
Atualmente a líder desse mercado é a Tesla Motors , que tem ninguém menos que Elon Musk (sim, o que comprou o Twitter) na cadeira de CEO. O sucesso da Tesla, que uma vez já quase faliu e hoje é uma das maiores montadoras do planeta, fez com que outras montadoras “tradicionais”, como Porshe , BMW , Mercedes-Benz entre outras, entrassem no mercado, o que é excelente, pois com concorrência se há progresso!
Separei fotinhos dos meus favoritos:
Tá, mas quando vou ver esses carros rodando aqui no Brasil?
Agora chegamos na parte “triste” da história. Ter um carro elétrico no Brasil é possível pra poucos, isso porque os preços são altos e também por falta de infraestrutura pra carregamento. Na gringa, os carros elétricos tendem a ser um pouco mais caros que os convencionais pelo fato de ainda ser algo novo e por toda tecnologia embarcada, como no caso dos Tesla, então aqui no Brasil isso também se aplica. Outro fator que contribui para o preço é que a maioria dos modelos elétricos estão vindo de fora, então tem toda uma taxação ao redor e o preço vai lá em cima.
Dito isso, é possível concluir que a transição pra mobilidade elétrica no Brasil será mais lenta, e hoje, pra realidade do país, os híbridos, que além de aceitarem combustível comum, são menos caros que modelos totalmente elétricos, serão mais vistos nas ruas.
E você? É #TeamClassicos ou #TeamEletricos?
- Sou #TeamElétricos. Gosto de sair rápido nas arrancadas e no silêncio
- Prefiro os clássicos! O ronquinho do motor me cativa
0 votantes
E qual é o carro da sua vida?
Comenta aqui em baixo o carro que deixou uma marca em sua memória!
Esse artigo contou com as ilustríssimas contribuições de @Alexandre_Niess e @Kleber_Vieira1.
É isso pessoal, até a próxima!