Dia do Automóvel - 13 de maio

image

O Dia do Automóvel (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem ) é comemorado no dia 13 de maio e existem várias teorias de porque é celebrado nessa data.

A data foi criada no ano de 1934 , por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224.

Origem do Dia do Automóvel

Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen - ou Motorcar.

Mas a versão mais aceita é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

Outra curiosidade é que o primeiro carro Nacional o Belcar que é tido como o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil também tem a data de 13 de Maio 1958, 24 anos após decreto oficializando o dia do Automóvel.

image

Mas por que o Dia do Automóvel é tão especial?

Já parou para imaginar como seria sua vida sem os automóveis? Essa invenção merece um destaque, afinal, precisamos nos locomover com agilidade e segurança diversas vezes ao dia. Muitas vezes, as distâncias ainda são longas.

Pense, então, como os automóveis revolucionaram a época e tudo o que eles significam hoje! Mais do que um meio de transporte, os carros são praticamente uma necessidade e quem sabe até um estilo de vida.

E de onde vem essa paixão dos Brasileiros por carro?

Olha eu não sei, mas certo que o meu gosto por carros começou com as corridas dominicais de F1 nos anos 90 e Maio me traz sempre uma lembrança de um cara que é quase que um herói nacional.

image

Já que comentamos sobre a origem os automóveis, que tal comentarmos sobre o futuro desse setor?

Spoiler: é elétrico!

Acredito que todo mundo já tenha ouvido falar deles, pra quem chegou agora, os carros elétricos não são movidos a combustíveis fósseis, eles utilizam energia elétrica, que foi previamente gerada e somente é armazenada em baterias. Ou seja, quando você pisa no acelerador de um carro elétrico, ele consegue entregar toda sua performance logo no primeiro segundo, ao contrário dos carros à combustão que tem que gerar essa energia na hora. Se sobressair nas arrancadas não é suficiente pra ser o futuro, outras vantagens que os EVs (Eletric Vehicle, carro elétrico em inglês) oferecem são: mecânica MUITO menos complicada e também a possibilidade de recarregá-los sem poluir o meio ambiente.

Atualmente a líder desse mercado é a Tesla Motors , que tem ninguém menos que Elon Musk (sim, o que comprou o Twitter) na cadeira de CEO. O sucesso da Tesla, que uma vez já quase faliu e hoje é uma das maiores montadoras do planeta, fez com que outras montadoras “tradicionais”, como Porshe , BMW , Mercedes-Benz entre outras, entrassem no mercado, o que é excelente, pois com concorrência se há progresso!

Separei fotinhos dos meus favoritos:

image

Tá, mas quando vou ver esses carros rodando aqui no Brasil?

Agora chegamos na parte “triste” da história. Ter um carro elétrico no Brasil é possível pra poucos, isso porque os preços são altos e também por falta de infraestrutura pra carregamento. Na gringa, os carros elétricos tendem a ser um pouco mais caros que os convencionais pelo fato de ainda ser algo novo e por toda tecnologia embarcada, como no caso dos Tesla, então aqui no Brasil isso também se aplica. Outro fator que contribui para o preço é que a maioria dos modelos elétricos estão vindo de fora, então tem toda uma taxação ao redor e o preço vai lá em cima.

Dito isso, é possível concluir que a transição pra mobilidade elétrica no Brasil será mais lenta, e hoje, pra realidade do país, os híbridos, que além de aceitarem combustível comum, são menos caros que modelos totalmente elétricos, serão mais vistos nas ruas.

E você? É #TeamClassicos ou #TeamEletricos?

  • Sou #TeamElétricos. Gosto de sair rápido nas arrancadas e no silêncio
  • Prefiro os clássicos! O ronquinho do motor me cativa :boom:

0 votantes

E qual é o carro da sua vida?
Comenta aqui em baixo o carro que deixou uma marca em sua memória!

Esse artigo contou com as ilustríssimas contribuições de @Alexandre_Niess e @Kleber_Vieira1.

É isso pessoal, até a próxima!

28 curtidas

Arrasaram na pesquisa e nas informações trazidas nesse dia tão emblemático!

Aqui em casa tínhamos esse mesmo costume, me lembro demais de ficar sentada na sala com o meu pai acompanhando as corridas de domingo de manhã. Muitas vezes nem estava prestando tanta atenção e muito menos conseguindo acompanhar a dinâmica da corrida (ainda mais se tivesse mais de um carro da mesma cor rs), mas era nosso momento juntos e isso bastava para tornar aquilo pra lá de precioso.

Aqui na minha cidade tem um projeto chamado VAMO Fortaleza, que tenta popularizar os elétricos e viabilizar o uso compartilhado deles, semelhante ao que já existe com os patinetes elétricos e bicicletas em outras cidades.

Acho muito interessante a ideia, porque democratiza o uso sem a pessoa precisar desembolsar o valor completo do automóvel. Os novos condomínios residenciais e shoppings também estão se modernizando e viabilizando vagas específicas para carregamento dos elétricos.

Acho incrível poder acompanhar essa revolução de pertinho!

22 curtidas

Parabéns pelo tópico @William_Peixoto. Nossa, lembrei de um desejo antigo de um carro que nem todo mundo curtia o desenho, muitos o chamavam de “ácaro”. :point_down:

da975d8e011c450783853ea5f3eb4bdb

21 curtidas

Esse carro abaixo foi que ta gravado na minha memoria ate hoje.

E como ja assistir, principalmente na epoca de Senna.

19 curtidas

Eita que maravilha @Vittoria_Cunha. Vamos acompanhar a revolução dos carros eletricos.

Aqui na minha regiao tinha muito @Julian_Lopes. O pessoal falava aqui que ele parecia com uma “Rã”. kkkkkkk

15 curtidas

A cor que você queria era roxa mesmo ou foi coincidência? Hahahah

14 curtidas

Eu sempre tive vontade de ter esse:

image

Minha Família sempre teve Uno, apelidamos de Jeguinho! hahahaha

16 curtidas

A minha mãe teve um desses branquinho, o Uno Vivace. Era um carro muito bom e econômico, pena que saiu de linha.

Eu não sou muito fã de dirigir, mas confesso que acho o Nissan Kicks uma gracinha! :smiling_face_with_three_hearts:

image

19 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: Um jeguinho que levava pra todos os lugares.

Verdade vitt, muito econômico.

Tem bom gosto. Bota um na tua garagem. :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

13 curtidas

Hahaha eu passo amigo, com o investimento que eu faria para comprar e manter um carro para rodar dentro da cidade eu consigo ir muito mais longe de avião nessas minhas andanças.

(In)felizmente minhas prioridades são outras :wink:

14 curtidas

Minha família e amigos falam que eu não posso dirigir, porque se eu ver um gatinho no meio da rodovia eu jogo o carro no barranco pra evitar machucar ele rs

12 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: Eu q não quero ta com vc no carro.

9 curtidas

Já eu amo dirigir. Gosto de viajar de carro ( embora sei que de avião é bem mais rapido), amo curtir a natureza viajando, conhecendo cidades, pessoas ao longo da viagem, etc.

10 curtidas

Eu tbm tinha esse costume com meu pai, o domingo so começava depois da corrida :rofl::rofl: não entendia nada, so q o Rubinho ficava pra trás :sweat_smile:

Meu sonho ter um carrinho elétrico, mas o valor dele é um empecilho bem grande :smiling_face_with_tear: ja até vi alguns rodando aqui por onde moro, inclusive da empresa de energia. E recentemente descobri q o shopping tem um local no estacionamento pra carregamento, achei bem interessante a iniciativa!

O jipe do meu avô, aquele antigão mesmo, a diesel, só com banco do motorista e do carona :rofl: adorava quando ele levava a gente no mercado pra fazer as compras do mês no jipão verde

16 curtidas

Post lindo @William_Peixoto, @Alexandre_Niess e @Kleber_Vieira1 parabéns :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Gosto muito de carros, tenho algumas lembranças boas e engraçadas. Mas quem marcou minha vida foi a lindona da Brasília, rsrsrs

Quando tinha meus 12 anos, morava em um orfanato e meu padrinho ia me buscar nos finais de semana. Eu no morro, olhos fixos nos no terrão esperando a Brasília azul apontar lá no pé do morro. Ah era só alegria pegar as coisas e embarcar na aventura do fds com eles e a Brasília véia de guerra.

15 curtidas

Acho esse carro incrível, e com entre eixo curto que ele tem e um peso potência bem distribuído fazer um track day com ele deve ser bem interessante.

A os carros a ar, meu pais teve uma Brasília bege e foi o carro que aprendi a dirigir, os carros a Ar merecem respeito

Acho que esse era o a melhor coisa um momento de união da família

O Que mais goste deste carro na época foi a propaganda nele, com um show de cores.

Carros japoneses tem seu valor meu favorito é o GT-R 34
image

Tadinho do Rubinho um baita piloto injustiçado mas ele mesmo assumiu esse meme já ah e aproveitando ele tem um canal no youtube bem bom sobre carros Acelerados

17 curtidas

A minha também foi marcada por uma Brasília não achei fotos dela aqui ( para achar vou ter que buscar o algum de fotos da minha mãe), mas marcou muito minha vida e foi o carro que aprendi a dirigir e tenho varias histórias e perrengues
image
Ela era igual essa

As aventuras são as melhores, e com o Vô então, com o meu Ainda não tinha carro mas lembro quando íamos a Venda, os primos tudo já se empuleiravam para subir na carroça e era uma folia só

15 curtidas

Parabéns pelo tópico @William_Peixoto, ficou show. :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Sempre gostei mais de motos, mas percebi da necessidade de se ter um carro quando me tornei pai, afinal não dá pra colocar um bebê conforto na moto né?! :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile: :sweat_smile:
Então o carro que mais marcou minha vida foi o meu primeiro carro, comprado com muito esforço : Ford Fiesta 1998, motor Endura.


Parceiro de muitas aventuras, já era velhinho e não tinha grande beleza, mas levou eu e minha família pra vários lugares, protegidos do frio e da chuva.

17 curtidas

Belo tópico @William_Peixoto, @Alexandre_Niess e @Kleber_Vieira1! :clap:

Eu ando acompanhando bastante a evolução dos carros elétricos e com certeza pretendo ter um no futuro. Esses dias eu andei em um Toyota Prius e o seu dono estava me contando super entusiasmado sobre os detalhes do carro. É uma baita máquina, pena custar tão caro aqui no nosso país.

Eu morro de saudades do meu Omegão branco que me levou tanto para a faculdade! Isso quando ele não estava na oficina, claro! Mas não pelo fato do carro ser ruim, e sim porque eu não tinha dinheiro pra cuidar direito da manutenção dele. Sim, eu era jovem e fui inocente, achando que era só comprar e pronto! :sweat_smile:

image

Na minha opinião ele também foi muito injustiçado aqui no nosso país. Ele correu ao lado de um dos maiores pilotos de todos os tempos e fez parte da Ferrari. Isso é para poucos. Lá fora ele é muito mais respeitado do que aqui no Brasil, infelizmente. :slightly_frowning_face:

16 curtidas

Oh @endydealmeida, você que teve o privilégio de andar em um desses, disse que é bem silencioso neh, é verdade? Percebeu isso?

9 curtidas