Na infância, como você entendia o que era dinheiro? E quais são as primeiras lembranças que você tem sobre ele?
O natal sempre foi uma data mágica na minha infância.Na minha visão os presentes não eram apenas um “agrado”,mas algo que fazia parte da época e não podia faltar.A maioria das crianças sempre esperam algo do “Papai Noel”(esse cara nunca foi da minha confiança… ).Achava que ele poderia esquecer de mim ou não conseguir “entregar” o meu presente,então eu mesmo queria garantir o presente tão esperado.De origem de família humilde não haviam muitos recursos para presentes natalinos.A solução encontrada por minha mãe foi me incentivar a guardar as moedas que eu recebia durante o ano…isso mesmo,juntava moedas durante todo o ano para comprar um presente de natal no final de dezembro.
A grande dificuldade;
Saber que as moedas estava ali,perto de mim e que eu poderia comprar aquela bala,aquele bombom…“pensa em um teste de resistência”
Chegado o fim de ano,era o momento mais feliz(a expressão “muitas realizações” era algo bem concreto para mim).
Ao chegar no local para realizar a compra eu escolhia o presente e entregava as moedas e literalmente saía para o abraço.Parece simples,mas anos depois,já na minha juventude,minha mãe me revelou um segredo guardado a sete chaves.As moedas erão tão poucas que ela,escondido de mim completava o valor do produto.Mas para mim quem havia comprado era eu,somente eu.Quando perguntei porque ela fazia isso,a resposta foi bem simples:“pra voce aprender a ter e saber gastar seu dinheiro com algo que voce quer”.
Que história sensacional @claudiolsa . E olha que simbolismo fantástico que tua mãe te passou: “ela completava com valores no teu cofrinho para que você conseguisse comprar o que queria mas na verdade, eram outros valores muito mais fundamentais que você recebia”.
Um bom exemplo de educação.
Isso reflete não apenas a jornada de economizar para comprar um presente de Natal na infância, mas também a importância contínua desses princípios ao longo da vida.
Não é? Mas esses são os melhores, né? Quando a gente consegue superar os nossos impulsos, a gente fica até orgulhosa…
Mas que legal, @claudiolsa, conhecer esse seu relato de como sua mãe te ensinou o que é poupar, mesmo te enganando um pouquinho sobre o real valor daquilo que você tinha guardado, não avisando que era algo simbólico. Certamente foi um gesto de amor que se reverteu em um importante aprendizado.
Os Natais sempre foram mágicos para mim também. Sempre gostei muito. Ficava ansioso na espera dessa data. Era o primeiro quando falava em montar o pinheiro.