Eu acho isso correto e congruente com a própria consciência moral do que é certo e errado. Se você está realmente nesse ponto, não traia seus valores por dinheiro, isso é inegociável.
Estou analisando a situação, mas eu garanto que fechar a conta em protesto é uma possibilidade real no meu caso.
Sou cliente desde 2019, mas se for preciso eu mudo de banco. Até já pesquisei um que me agrada, o Sicoob. É uma cooperativa de crédito e está em expansão. Já até passei pela sede deles no meu caminho, fica aqui no Sudoeste, bairro do Distrito Federal. A vantagem é que lá funciona a única agência do Sicoob, então qualquer coisa posso até mesmo resolver um problema pessoalmente. No resto, é um banco digital e distribui os lucros entre os cooperados. Pelo que vi, a integralização de capital para ser um cooperado é de 20 reais.
Talvez te agrade e talvez possa abrir uma conta por lá.
Por enquanto permaneço no Nu, gosto muito dele, mas o meu copo está quase transbordando. É sério. Perderei dinheiro, mas eu não me importo apenas com dinheiro. Se me importasse, não faria doações que totalizam pouco mais de 10 mil reais até o momento para o ShareTheMeal (me preocupo com quem tem fome e este é o aplicativo oficial da ONU para arrecadar verbas para comprar alimentos para os que passam fome no mundo inteiro). Não doaria para o Greenpeace, não doaria para o Black Jaguar Fundation (que se preocupam com o meio ambiente), não doaria mensalmente para uma instituição de acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade social (Lar Jesus Menino), não faria Pix com frequência para quem me pede na rua, não manteria quilos de arroz e também pacotes de biscoito para distribuir para os pedintes que me interpelam na rua enquanto dirijo meu carro, enfim, se fosse só dinheiro não faria nada disso, economizaria mais e teria um carro melhor do que eu tenho, ou teria roupas mais caras. Não, meus valores não estão à venda, sinto muito, e tem coisas que valem mais que dinheiro, ostentação e individualidade.
Quando percebo uma injustiça eu não me conformo, fico realmente indignado, sinto muito. E esse Brasil Paralelo, pseudointelectuais se fingindo de historiadores eruditos eu não engulo e nunca engolirei. E se a Cristina simpatiza com ideais de ultradireita e ultraconservadores, que eles não interfiram nas políticas corporativas do Nubank, porque se essa opinião pessoal dela respingar uma gota que seja em alguma campanha de marketing ou na estratégia do Nubank eu sinceramente caio fora e devo migrar tudo para o Sicoob. Vendo meus ROXO34, colho meus lucros, uma parte certamente vou doar para alguma causa social, e adeus Nubank, foi bom enquanto durou.