Olá pessoal, sou novo na comunidade, mas um velho amante do Nubank. Gostaria de saber se sou só eu que acha que seria melhor se houvesse uma fusão dos apps Nubank e Nu invest e que deixasse de ser necessário:
Fazer um TED para a conta de investimentos Nu invest só em horário comercial…
E ter que abrir em outro app pra investir…
E depois ter que fazer outro TED só em horário comercial de volta para o Nubank…
Sou usuário desde o começo e me lembro que a proposta do Nubank sempre foi de tentar simplificar a vida das pessoas, mas sinto que esse procedimento não condiz com a proposta inicial da companhia.
Por isso venho aqui pedir a opinião de voces a respeito e já deixar minha sugestão de melhoria!
Creio que essa “fusão” entre os dois aplicativos vai acontecer muito em breve.
Ela já começou a acontecer e já tem muitas informações sobre a Nuinvest no app do Nubank hoje. Hoje já é possível fazer investimentos e muitas outras coisas direto no app do Nubank.
Assim como tudo aqui no Nu essa integração será feita aos poucos, para evitar possíveis problemas, mas, também acredito que ela acontecerá em breve.
Continue de olho nas redes sociais do Nubank e mantenha o seu app sempre atualizado e acompanhe todas as novidades sobre isso por aqui na Nucommunity.
Particularmente não me agrada a ideia da fusão dos apps, por alguns dos motivos que vou listar:
– A aplicação única ficaria pesada e lenta, prejudicando os usuários que tem aparelhos mais antigos e/ou menos potentes.
– Uma eventual instabilidade em uma função afetaria a outra, inviabilizando duas funções ao invés de uma só.
– A separação do dinheiro, que você pontuou como algo negativo pela limitação do TED, é para mim uma grande vantagem! A divisão de patrimônio em mais de uma instituição visa segurança contra ação de criminosos, eventuais instabilidades ou bloqueios.
Isso protege o nosso dinheiro (ou ao menos parte dele) de um assalto, já que em certos horários a movimentação não está disponível. Também evita os gastos não programados, diante da ótica de pessoas que investem para que o dinheiro não fique disponível e suscetível ao uso indevido.
Essa é apenas a minha opinião e tudo bem em haver discordâncias (já que é assim que se constrói conhecimento), mas acredito que sejam pontos a se refletir antes de cogitar uma eventual fusão.
@Vittoria_Cunha Todos os seus pontos realmente fazem sentido, porém enxergo uma eventual solução para todos eles exceto a questão de peso do app para aparelhos antigos.
Nesse caso resta comparar com o app do Banco Inter e avaliar como ele roda em aparelhos lentos. Tenho um Android velhinho que fica na minha gaveta e recentemente usei ele como smartphone principal quando meu iPhone quebrou. Quando usei o Inter lá a experiencia não foi boa, mas deu pra usar tudo, só tive que ter mais paciência.
Percebo que mesmo os telefones de entrada vem ficando mais rápidos com o tempo e acredito que no futuro isso não será um problema, mas reconheço que atualmente seja um bom motivo para não fazer a fusão.
Particularmente, gosto da experiência de usar a NuInvest para meus investimentos a longo prazo e ter uma experiência e visualização mais completa. E também uso a função de investimentos dentro do app do Nubank. Acredito que aos poucos essa seção de investimentos do app do Nubank ficará mais robusta sem perder a simplicidade e a eficiência do aplicativo. Defendo a separação dos apps… sou da ideia de que para uma experiência mais “simples”, se deva usar o app Nubank e para uma experiência mais complexa, NuInvest.
Ressaltando que já é possível fazer alguns investimentos pelo app do Nubank sem precisar acessar o NuInvest.Já está disponível para você o card de investimentos @Breno_Lopes no app do Nubank?
Acredito que o app do Nubank receberá recursos do Nu Invest, porém o app da corretora continuará a operar separadamente, caso algum cliente dela não queira ter vinculo com conta e cartão do Nubank.
Pensa o seguinte, a seção investimentos pode ter uma senha alfanumérica exclusiva para aprovar movimentações de investimentos e ou mesmo para entrar na sessão, dependendo da configuração que o usuário escolher.
E para que um criminoso que tenha conseguido acesso ao seu telefone e ao app do seu Nubank tente mudar essa senha ele tenha que fazer o reconhecimento facial e aguardar pelo menos 48 horas, o que é tempo suficiente para o usuário comunicar ao banco que foi roubado.
Vide exemplo o Banco Inter, onde existe uma senha chamada de “Assinatura Digital” e só pode ser alterada se o cliente entrar em contato com o banco e comprovar identidade. Essa senha é usada somente no Home Broker.
Posso estar enganado, mas creio que um mecanismo de segurança assim seja muito difícil de se burlar. Se alguém puder achar uma maneira de quebrar a segurança avisa aí!
Seria ótimo assim,ter a total integração dos dois apps dentro do Nubank e o app NuInvest também separado, para aqueles que quiserem ser clientes só da corretora. Liberdade
Isso seria viável quando estamos falando de uma ação criminosa feita à distância, que alguém tenta acessar suas contas para realizar movimentações indevidas. Mas e quando isso acontece presencialmente, geralmente uma faca ou arma apontada para você?
É óbvio que ninguém se negaria a inserir ou passar a senha especial, a nossa vida vale muito mais do que isso. Eu “brinco” (entre muitas aspas) que numa situação dessas eu faço TED, DOC, Pix, Saque, passo um cheque, dou até troco em bombom. Mas ter o patrimônio separado, com a movimentação “travada” em determinados horários e dias reduz as chances de você ter todo o seu patrimônio ameaçado por uma ação criminosa, esse é o meu ponto
Se pensarmos dessa forma, não há sistema nenhum do mundo capaz de fornecer segurança, nem mesmo os apps separados. Pense comigo, já que haverá uma arma apontada para sua cabeça ou uma faca em seu pescoço, o que impediria o criminoso de liquidar seus investimentos em um app a parte após limpar sua conta bancária?
Esse caso que descreveu é o caso de sequestro, e acredito que apenas as medidas de segurança a seguir podem impedir um dano maior. São elas:
Possuir o aplicativo instalado em um smartphone que não seja o seu principal;
Guardar esse smartphone secundário em um cofre ou esconderijo;
Não contar a ninguém sobre detalhes dos seus investimentos (quais são, onde são feitos, valores, datas, pretensões de compra e venda etc.)
Não usar o e-mail de acesso ao Nubank no smartphone principal;
Usar a autenticação de 2 fatores através do chip do smartphone secundário;
Não falar para absolutamente ninguém sobre o smartphone secundário.
Vale notar que seguindo esses passos, fica quase impossível algum criminoso realmente zerar o seu patrimônio guardado no Nubank, porém voce será obrigada a usar outro banco no seu dia a dia se quiser ter a praticidade de controlar suas contas com o aparelho que tem no bolso.
Tendo esse panorama em mente, acredito que vai muito da filosofia de vida de cada um, pois alguns preferem segurança e outros praticidade. Acho bem difícil ter os dois em um nível máximo coexistindo.
Como foi dito mais acima pelo @Samuel, o bom mesmo seria se houvesse a total integração e ainda existisse o app da Nu Invest separado.
A limitação de horário (quando o mercado financeiro está fechado), a liquidez não-diária de um investimento (como é o caso de fundos D+1, D+5, D+10, em que se solicita hoje e o dinheiro só é disponibilizado após esse lapso de dias), são formas de proteger uma parcela do seu patrimônio.
Essas ações costumam ser rápidas, questão de poucos minutos (eu trabalho no Poder Judiciário, esse é um padrão que costuma se repetir nos relatos dos processos), porque normalmente eles querem chamar pouca atenção e se evadir do local o mais rápido possível. Ter valores divididos em mais de uma instituição novamente previne que todo o patrimônio seja colocado em risco.
Ah, isso com toda certeza, no mundo ideal a gente conseguiria tem 100% das duas coisas, mas no mundo possível a gente precisa sacrificar uma coisa em detrimento de outra.
Como disse antes, é só a minha opinião sobre o assunto e pontos que penso que devam ser levados em consideração antes de se pensar numa fusão. Pessoalmente, eu apostaria no que o @ree disse, o app do Nubank deve ter cada vez mais opções disponíveis, mas sem a experiência completa que o app da corretora proporciona.
Ou seja, obrigando o cliente a possuir 2 smartphones, pra mim isso não seria uma solução viável.
Não mediante sequestro e coação, ato que atualmente está sendo usado pelos criminosos, como a @Vittoria_Cunha já frisou.
Exatamente isso, no que concerne a segurança do patrimônio e em segundo plano, pensando na prevenção de bugs, etc …
O melhor é seguir com os apps separados mesmo, pelo menos até o surgimento de uma solução viável, para esses problemas.
Gostei das sugestões de segurança. Eu tinha feito assim; uso 2 instituições, uma pro dia a dia com conta corrente e cartão de crédito, a instituição de investimentos eu deleto o app; assim que for roubado ou coagido o app q tem o patrimônio não está instalado no celular. O que acha?