Investimento em CRA/CRI

Alguém que investe ou que entende o investimento CRI /CRA, pode me explicar se a pessoa perde dinheiro investindo nessa modalidade ?ou não

SE tipo rende como fosse CDB, somente subira a renda?

4 curtidas

Ela é parecida com um LCI/LCA porém com prazo bem mais longo e quase sem possibilidades de sacar antes prazo de vencimento sem perda de valores.
Porém diferente da LCI/LCA você negocia direto com quem recebe o valor e não com um instituição bancária que intermedia o negócio fazendo a operação ter mais riscos.

Resumindo bem basicamente é isso.

20 curtidas

Nessa modalidade investimento é possível optar por rendimento pré ou pós fixado.

Como bem informou o @William_Peixoto, se a liquidez for relevante, melhor considerar LCI/LCA.

O principal ponto a considerar é que CRI/CRA não possui a proteção do FGC, de forma que acrescenta um risco adicional.

15 curtidas
14 curtidas

Por não ter a proteção do FGC, não me sinto seguro de investir em cra/cri. Até porque eu investi em debêntures e acabei perdendo grana. Então não confio mais. Prefiro ganhar menos em CDB, lci etc. Ou botar pra lascar investimento variável. :+1::handshake::blush:

8 curtidas

Na renda fixa eu também prefiro os investimentos que são cobertos pelo FGC. Sou bem conservador (medroso) nesse quesito. :rofl::rofl::rofl:

6 curtidas

E agradeço a opinião de todos,vo fica na miuda mesmo,com meus CDBs e LCA

Meu emocional prefere ganha fixo e pouco

Do que ver o dinheiro oscilando,me da tremedeira, inquietação,prefiro a paz de abri a conta e ver meus 30 diario mansinho la​:rofl::rofl::rofl:

4 curtidas

Sou também bem moderado neste sentido de investimentos

4 curtidas

Habitualmente são bem mais rentáveis que um cdb, lci e lca, e ao igual que estás duas últimas são isentos de IR, quem oferece os CRI/CRA é uma seguritizadora . Resumindo imagina uma empresa que vai construir um prédio de apartamentos para pessoa física, essas pessoas financiam os apartamentos para serem pagos por x anos e x valor, a empresa vai numa seguritizadora e recebe digamos que um dinheiro a vista com deságio desta e a securitizadora vende para nós investidores o direito de receber os pagamentos das pessoas que financiaram a compra de seus apartamentos como CRI/CRA, você vira dono desses recebíveis, mas pode ter ou não calote, ou seja o risco é maior alguns CRI/CRA podem estar estruturados para em caso de calote a seguritizadora do CRI/CRA fique com o empreendimento e de alguma maneira consiga recuperar parte do dinheiro para os investidores, outros não possuem nenhum tipo de garantia e geralmente estes pagam mais. Se for entrar neste tipo de investimento geralmente se sugere diversificar para diminuir substancialmente teu risco.

4 curtidas

Não faz sentido não investir em CRI, CRA e Debêntures e investir em renda variável.

É tipo, ter medo de bicicleta e não ter medo de moto.

Eu recomendo investir sim em CRI, CRA e Debêntures, são ótimos investimentos, basta saber investir.

Investindo errado, até com um CDB vai dar ruim.

Tudo é questão de saber onde investir.

6 curtidas

Depois de ler os comentários de todos, decidi postar sobre o FGC. :handshake:

4 curtidas

Vale uma observação…

Ações, Títulos Privados, CRIs e CRAs, COE e Debêntures, assim como outros produtos negociados no mercado de capitais não são garantidas pelo FGC pois apenas estão sob custódia, que pode ser transferida para outra instituição, caso necessário.

Entretanto, esses investimentos possuem outros tipos de proteção e garantidas, que visam minimizar os riscos para os investidores.

3 curtidas

Olá @laetemn. Eu mesmo estou no prejuízo com uma debênture. Parecia seguro investir, mas isso foi antes da pandemia. A empresa entrou em recuperação judicial e agora só negativo. Ainda bem que investi pouco nisso. :grimacing::handshake:

2 curtidas

As debêntures não tem garantia do FGC ou Tesouro, mas podem tem outros tipos de garantias.

As debêntures podem ter:

  • Garantia real: que são bens integrantes do ativo da empresa ou de terceiros, sob a forma de hipoteca, penhor ou anticrese;
  • Garantia flutuante: com privilégio sobre o ativo da empresa em caso de falência.
4 curtidas

Esqueci de comentar que esses investimentos custumam ter lastro em imóveis e/ou outros bens físicos. Dessa forma, você tem certa garantia caso a securitizadora venha a falir.

4 curtidas