ME AJUDEM Dúvidas Caixinhas

Achava que esse era o diferencial da caixinha de reserva de emergência, já que só posso ter uma.

2 curtidas

Na 99Pay rende todos os dias, incluindo finais de semanas e feriados.

2 curtidas

Tenho um valor guardado na caixinha do nubank a meses, e recentemente precisei tirar 15 reais de lá.
Serei cobrado por tirar esse valor? Se sim, qual é a porcentagem? Porque somos cobrados? Por fim, porque não somos informados da taxa quando vamos fazer a retirada do dinheiro?

Na minha humilde opinião, deveria haver uma clareza, no valor que é descontado antes de mexer no dinheiro guardado.

Obrigado, pessoal.

1 curtida

Olá @Lucas_Marinho1, seja bem-vindo à NuCommunity. :handshake:

Porque as caixinhas são um tipo de investimento, mas só há cobranças em cima dos rendimentos.

Veja como funciona:

RDB e CDB

IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).

Fundo Nu Reserva Imediata

IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).
Come-cotas é cobrado em maio e novembro e ele é de 15%.
Taxa de administração: 0,3% ao ano e é cobrada para garantir que uma pessoa cuide do seu dinheiro quando é um fundo de investimento.

Lembrando que se guardar ou retirar um valor da sua Caixinha, os impostos vão iniciar desde o primeiro dia da aplicação processada, já que é contado como uma nova aplicação.

9 curtidas

Bom dia! Me surgiu uma dúvida referente a caixinha de resgate imediato. Hoje quando consulto o saldo é apresentando um valor liquido e um bruto, porém quando preciso resgatar algum dinheiro sempre é liberado o valor do liquido. Quando eu vou conseguir resgatar o valor bruto, ou seja com os rendimentos? Diferente de uma caixinha que tem um prazo de vencimento e que tecnicamente quando chega o vencimento é devolvido o valor com os rendimentos (juros) eu entendo que a caixinha de resgate imediato teria um rendimento “falso” já que nunca vou conseguir resgatar esse valor total pois não tem uma data de vencimento? Realmente não entendi como funciona.

4 curtidas

O Valor Bruto é o total existente na caixinha sem descontar os impostos.

Sempre que efetuar um resgate (seja parcial ou total) ocorrerá a incidência (cobrança) de impostos (independente do tipo de caixinha ou prazo).

O Valor Líquido é o total existente na caixinha e que pode ser totalmente resgatado, já descontado os impostos (até aquele momento).

6 curtidas

O valor bruto é sem descontar os impostos. Pra ter a menor incidência de impostos, você tem que deixar na caixinha no mínimo 30 dias.

4 curtidas

Sim, mais qual seria o prazo que eu deveria deixar aplicado para finalmente conseguir resgatar tudo inclusive o rendimento?

1 curtida

“Tudo” não tem como, porque você precisa pagar os impostos. O que acontece é que a dedução do imposto é automática, aí os valores que são mostrados são apenas pra sua conferência. Não tem como fugir… :sweat_smile:
Mas não se preocupe com isso, o imposto é sobre o lucro, então, em teoria, você não estará pagando “nada”.

8 curtidas

Só lembrando que essa isenção é o IOF, ainda há imposto, se deixar o dinheiro:
até 180 dias: 22,5%;
de 181 a 360 dias: 20%;
de 361 a 720 dias: 17,5%;
acima de 720 dias: 15%.

7 curtidas

Boa noite,

Estou com uma duvida, dia 29/03 sexta feira, coloquei meu dinheiro na caixinha, desde então teve rendimento diário, sábado e domingo passado rendeu tb e hoje 29/04 segunda feira não teve rendimento nenhum, me falaram que renderia todo dia útil não entendi pq me rendeu sábado e domingo passado e não me rendeu hj segunda dia útil.

Poderia me der uma explicação sobre ?
E que dia vai fechar o ciclo de 1 mês? Hoje dia 29? Amanhã 30?

Obrigado.

1 curtida

Então, o pagamento do rendimento da segunda feira, só vai ser pago na Terça feira. E por ser “aplicado” na segunda, o rendimento será pago amanhã cedo e com isso o rendimento de sexta, será pago no sábado.

Sem entrar em detalhes técnicos esse movimento é devido ao funcionamento dos investimentos de renda fixa que tem o período de rendimento durante o dia, mas que o depósito só pode ser feito no outro dia.

Uma analogia é igual a empresa pagar o seu salário na conta salário de todo mundo, mas a sua conta tem portabilidade. Ou seja, dependendo do horário que o contador enviar os valores, só vai ser creditado amanhã. Funciona da mesma forma para o rendimento de renda fixa.

1 curtida

Desde que seja dia útil.
Não funciona para finais de semana ou feriado.

Expliquei um pouco no comentário acima :arrow_heading_up:

1 curtida

Certo, mas e sobre domingo ter rendimento tb?
E que dia vai fechar o ciclo de 1 mês? sendo que coloquei no dia 29 do mes passado, hoje dia 29? Amanhã 30? ou 01?

1 curtida

No domingo? :thinking:
Você tem certeza, pergunto pq é a primeira vez que ouvi, pois verifica direitinho se pagaram nos 5 dias úteis terça, quarta, quinta,sexta e sábado.

Pode ter dia que teve feriado e ai contabiliza mais um dia depois. :thinking:

Se você colocou no dia 29, vai ser no próximo dia 29/abril. O IR contabiliza por dias, não meses. E já o IOF é 30 dias, então a partir de 01 de maio. E se dia primeiro for dia útil, vai render esse depósito, sem o IOF (0% depois dos 30 dias do depósito) e com isso vai render mais.

2 curtidas

Boa noite pessoal!!
Estou com o mesmo problema.
Fiz uma caixinha para juntar dinheiro para trocar o carro em dezembro de 2024.
Fiz alguns depósitos em datas aleatórias e agora vi que cada um tem um vencimento diferente.
Quando vou aplicar, ele não deixa eu escolher a data de vencimento que preciso e então eu tenho aplicações que vão vencer depois de dezembro. Pela lógica, quando chegar dezembro, vou resgatar tudo e perder parte dos rendimentos. Função do prazo menor.
Minha pergunta: Como devo proceder, quando for fazer outra caixinha? Qual tipo de aplicação devo escolher para poder fazer vários depósitos e todos com o mesmo vencimento?
Obrigada

1 curtida

Na verdade, se cada aplicação tem uma data, cada resgate também terá. Vc vai receber conforme cada um for vencendo.

3 curtidas

Olá! Gostaria de saber o que acontece quando o dinheiro na Caixinha do Nubank vence no RDB. O dinheiro se mantém na mesma caixinha, porém passa a render no RDB diário podendo resgatar a qualquer momento, eaí o IR segue na tabela regressiva pois não resgatei ainda, mesmo que a Caixinha venceu? Ou será resgatado automaticamente para minha conta e consequentemente ocorrendo o desconto da alíquota do IR sobre aquele período?

6 curtidas

Olá @LuizAG.

8 curtidas

Vide:

7 curtidas