ME AJUDEM Dúvidas Caixinhas

Boa noite,

Estou com uma duvida, dia 29/03 sexta feira, coloquei meu dinheiro na caixinha, desde então teve rendimento diário, sábado e domingo passado rendeu tb e hoje 29/04 segunda feira não teve rendimento nenhum, me falaram que renderia todo dia útil não entendi pq me rendeu sábado e domingo passado e não me rendeu hj segunda dia útil.

Poderia me der uma explicação sobre ?
E que dia vai fechar o ciclo de 1 mês? Hoje dia 29? Amanhã 30?

Obrigado.

1 curtida

Então, o pagamento do rendimento da segunda feira, só vai ser pago na Terça feira. E por ser “aplicado” na segunda, o rendimento será pago amanhã cedo e com isso o rendimento de sexta, será pago no sábado.

Sem entrar em detalhes técnicos esse movimento é devido ao funcionamento dos investimentos de renda fixa que tem o período de rendimento durante o dia, mas que o depósito só pode ser feito no outro dia.

Uma analogia é igual a empresa pagar o seu salário na conta salário de todo mundo, mas a sua conta tem portabilidade. Ou seja, dependendo do horário que o contador enviar os valores, só vai ser creditado amanhã. Funciona da mesma forma para o rendimento de renda fixa.

2 curtidas

Desde que seja dia útil.
Não funciona para finais de semana ou feriado.

Expliquei um pouco no comentário acima :arrow_heading_up:

2 curtidas

Certo, mas e sobre domingo ter rendimento tb?
E que dia vai fechar o ciclo de 1 mês? sendo que coloquei no dia 29 do mes passado, hoje dia 29? Amanhã 30? ou 01?

2 curtidas

No domingo? :thinking:
Você tem certeza, pergunto pq é a primeira vez que ouvi, pois verifica direitinho se pagaram nos 5 dias úteis terça, quarta, quinta,sexta e sábado.

Pode ter dia que teve feriado e ai contabiliza mais um dia depois. :thinking:

Se você colocou no dia 29, vai ser no próximo dia 29/abril. O IR contabiliza por dias, não meses. E já o IOF é 30 dias, então a partir de 01 de maio. E se dia primeiro for dia útil, vai render esse depósito, sem o IOF (0% depois dos 30 dias do depósito) e com isso vai render mais.

3 curtidas

Boa noite pessoal!!
Estou com o mesmo problema.
Fiz uma caixinha para juntar dinheiro para trocar o carro em dezembro de 2024.
Fiz alguns depósitos em datas aleatórias e agora vi que cada um tem um vencimento diferente.
Quando vou aplicar, ele não deixa eu escolher a data de vencimento que preciso e então eu tenho aplicações que vão vencer depois de dezembro. Pela lógica, quando chegar dezembro, vou resgatar tudo e perder parte dos rendimentos. Função do prazo menor.
Minha pergunta: Como devo proceder, quando for fazer outra caixinha? Qual tipo de aplicação devo escolher para poder fazer vários depósitos e todos com o mesmo vencimento?
Obrigada

1 curtida

Na verdade, se cada aplicação tem uma data, cada resgate também terá. Vc vai receber conforme cada um for vencendo.

4 curtidas

Olá! Gostaria de saber o que acontece quando o dinheiro na Caixinha do Nubank vence no RDB. O dinheiro se mantém na mesma caixinha, porém passa a render no RDB diário podendo resgatar a qualquer momento, eaí o IR segue na tabela regressiva pois não resgatei ainda, mesmo que a Caixinha venceu? Ou será resgatado automaticamente para minha conta e consequentemente ocorrendo o desconto da alíquota do IR sobre aquele período?

6 curtidas

Olá @LuizAG.

9 curtidas

Vide:

7 curtidas

Obrigado, Edson! Localizei exatamente esse ponto:

9 curtidas

Obrigado, Fabio pela resposta. Consegui localizar num link compartilhado pelo Edson essa parte que eu estava com dúvidas.
Segue:
No caso. Se mantém na mesma Caixinha sem resgatar, porém no RDB diário sem voltar para conta automaticamente após vencimento.

6 curtidas

Maravilha. Eu estava procurando mas não deu tempo de ver se o que respondi estava correto. Que bom que achou. Obrigado.
Resposta editada com sucesso. :grin::purple_heart::+1::handshake:

7 curtidas

Bom dia!
Uma dúvida prática e hipotética sobre incidência de IOF na caixinha Reserva de Emergência: apliquei, por exemplo, R$ 3mil na caixinha em fevereiro e R$ 2mil no final de junho, porém, necessitarei resgatar R$ 1mil no começo de julho. Assim, no resgate, haverá cobrança de IOF ou não? O sistema automaticamente faz o resgate de R$ 1mil do valor investido em fevereiro para não ter incidência do IOF?
Valeu!!

2 curtidas

Sempre tive essa dúvida, inclusive até falei com suporte no passado sobre, e a resposta foi que o saque sempre seria em cima do último valor depositado, e caso ultrapasse o último depósito aí sim captaria de depósitos mais antigos. E pelo que vejo nos meses que tive algumas retirada de caixinha, o saque sempre se mostra do valor depositado naquele mês. Então em resumo sim, vai ter IOF, pois ele é cobrado sempre para os valores movimentados antes dos 30 dias. Obviamente não curto a ideia, mas é a política fazer oque.

2 curtidas

No meu caso eu coloquei pra depositar e retirar daqui a 6 meses, se caso eu não retirar o dinheiro no dia do vencimento, ele fica trancado ou eu posso retirar a qualquer momento depois de passa do vencimento?

2 curtidas

Showwww :clap:

4 curtidas

Olá!

Tenho um cenário onde existem 2 caixinhas, porém as duas são Nu Reserva Imediata.

Se eu retirar o dinheiro de uma das caixinhas o imposto sobre o rendimento vai ser aplicado para as duas caixinhas ou apenas para a caixinha que estou retirando o dinheiro?

2 curtidas

Apenas para a caixinha q vc está tirando pois são 2 aplicações separadas. Vc vai poder ver o valor líquido na hora do resgate, q é já o valor com os descontos dos impostos.

8 curtidas

Obrigado pela resposta!

3 curtidas