MED - Mecanismo Especial de Devolução

Boa tarde.
Entra em contato com o Nubank e com o banco de destino do pix para acionar o MED.
E tem que fazer um boletim de ocorrência.
Aqui a comunidade é formada por clientes igual a você.

ja fiz tudo, banco central, procon, nubank o banco que recebeu, roubaram uma grande quantia uma vida juntando deinheiro :sob:

Sinto muito por isso. Tomara que resolva.:disappointed_relieved:

A chave para a recuperação é essa pessoa, ela precisa provar a origem desse dinheiro.

1 curtida

Duas transaçoes no meu banco ITI foram contestadas. Eu trabalho com vendas e o cliente não esperou e pediu devolução, tive um problemão, minha conta foi bloqueada com todo meu dinheiro, passei para a nubank, movimentei alguns valores e eles rouperam contrato comigo e querem excluir a minha conta com dinheiro tambem. Eu não sei o que fazer, aparentemente eu não consigo usar nenhum banco em meu nome sem que ele seja bloquado, tem alguma explicação para isso? detalhe: a analise das contestaçoes ja foram aceitas, tudo se iniciou dia 15. A DUvida è o seguinte, eu não vou poder mais ter nenhum banco digital?

1 curtida

Bancos digitais existem aos montes. Tenta o Mercado Pago, por estarem associado a um MarketPlace, eles entendem melhor as dificuldades que os vendedores vem enfrentando no dia a dia com o MED e outros mecanismos melindrosos de segurança, e talvez sejam mais tolerantes.

O que esse MED fez que eu não consigo mais ter minhas contas? sera que nunca mais eu vou poder ter uma conta sem ser bloqueada?

MED é uma ferramenta que o Banco Central criou para proteger clientes de golpes, mas infelizmente vem sendo usado de má fé por algumas pessoas contra vendedores honestos. Leia: FAQs (bcb.gov.br)

Tenta abrir uma conta no Mercado Pago, pois faz parte do Mercado Livre que conta com milhares de vendedores. Creio que é mais difícil uma conta ser bloqueada nesse banco.

Olá @leozinnzz (Luiz Leonardo) aqui somos todos clientes e procuramos nos ajudar. Os bancos tem operações centralizadas para combater aos inúmeros golpes que existem na rede bancária.

Se o problema foi duplicado nos bancos que você citou, algum motivo interno foi detectado.

Somente o atendimento do banco poderá fornecer qual problema foi encontrado nas suas operações feitas.

No caso do Nubank você tem 3 opções para entrar em contato:

01] Telefone: 0800 608 6236 / 0800 591 2117

02] Site: https://nubank.com.br/contato/

03] Email: meajuda@nubank.com.br

3 curtidas

Boa Noite! Que dor de cabeça, heim… sinto muito que você esteja passando por isso. Vou tentar explicar o que pode estar acontecendo…
Existem funções no PIX que permite em caso de golpe ou fraude que o MED seja acionado e o valor seja recuperado pela vítima. O “seu cliente” achou que caiu em um golpe e acionou o MED e isso gera marcações que são atreladas a sua chave e seu CPF, ou seja, os Bancos vão sempre ter indícios que você é um possível golpista.

Como desfazer tudo isso?!
Se eu não fosse golpista e isso acontecesse comigo, iria fazer um boletim de ocorrência, juntar provas que ocorreu uma venda (nota fiscal e algo dos correios, além das trocas de mensagens com o comprador ). Pq isso? O MED não pode ser acionado em caso de desacordos comerciais: atraso na entrega de um produto, entrega errada, extravio do produto. E abriria uma reclamação junto ao banco do denunciante. Pq? Pq a responsabilidade pela abertura do MED é do BANCO PAGADOR e eles abriram errado e precisam corrigir isso aí.

Paralelamente, abriria uma ouvidoria no meu Banco pq eles são responsáveis por analisar a denúncia (aceitando ou negando ) e em seguida devolvendo. Abriria falando: Ocorreu uma falha na análise de vocês por que esse PIX que eu recebi foi um venda, vejam as provas (anexa tudo!) e olhem minha movimentação eu sou vendedor e estou sempre transacionando aqui (Por isso aqui é importante se formalizar), então eu quero que vocês abram uma SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE DEVOLUÇÃO e peça um comprovante dessa abertura. O banco do cliente irá analisar.

Calma que ainda não terminou, se o seu banco (ITI) não abrir a Solicitação de Cancelamento de Devolução você pode abrir uma DISPUTA ou se o Banco do denunciante negar a devolução, você também pode abrir uma DISPUTA. Eu ainda acho que também rola uma disputa pq o MED foi usado de forma indevida, mas tudo bem…. Em último caso, depois de seguir todos esses passos ainda pode acionar a JUSTIÇA.
Recomendo que essas reclamações sejam abertas pelo BACEN para que tenha o olhar do regulador, pq é tanta regra que é passível de falhas e omissões.

A disputa é algo que não sei explicar como abre, mas é por protocolo digital no site do banco central.

As marcações somente serão excluídas se for registrado o pedido de cancelamento da devolução pelo seu Banco e aceito pelo banco do denunciante. No mais, boa sorte. :four_leaf_clover:

2 curtidas

Resumidamente, se eu não fazer nada a respeito, nunca mais vou poder usar minhas contas digitais? ou até possíveis bancos físicos?..

1 pessoa abriu no nubank e a outra abriu no mercado livre

Se alguem fez um MED , eles vão tentar recuperar o dinheiro, ate recuperar o dinheiro suas contas vão ser bloqueadas.

Da mesma forma que existe golpistas que se passam por lojas, existem golpistas que se passam por clientes.

Sugestão, tenha sempre os comprovantes de entrega de produtos ou serviços, talvez parar de aceitar pix para clientes novos/suspeitos e começar a operar somente com cartão.

ainda vai existir o risco, mas não é tao comum como o do pix.

2 curtidas

Imagine um vendedor que faz centenas de vendas por dia e ter que cumprir esse imbróglio do MED para cada problema que tiver com um suposto cliente mal intencionado. Piada. O empreendedor deixa de dedicar tempo a promover o crescimento do seu negócio para descascar abacaxi.

Desculpa a demora! Não é bem assim. Quando o MED é acionado gera marcações na chave usada e também no seu CPF. Essas marcações podem ser usadas pelos Bancos nos seus sistemas de segurança. Pode ser que um banco seja bem rígido e pode ter outros mais flexíveis. Agora se eu não sou bandido e nem apliquei eu ia até o final… adoro um barraco. Graças a Deus q não acontece comigo

Muito importante o cliente manter os dados atualizados na instituição. A pessoa informou que é estagiária aí movimenta mais de 20 mil na conta… chega um denúncia via MED o que o Banco vai achar? Mantenha seus dados atualizados e abre um CNPJ

1 curtida

Fui assaltada hoje via pix … já dei entrada na contestação do banco Nubank … gostaria de saber se assim que eu faço essa constatação a conta do golpista é bloqueada ?

1 curtida

Olá @alexsandra_santos3. Isso somente o atendimento ao cliente pode te informar. Se não fez é bom fazer o boletim de ocorrência. Espero que resolva logo seu problema.

5 curtidas

Não necessariamente, dependerá das circunstâncias dos fatos.
Mas, se foi um golpe, o primordial é o Boletim de Ocorrência, como já orientou o @FabioAssis2

4 curtidas