Eu passo exatamente por isso.
Eu tinha um valor na caixinha reserva de emergência por 1 ano aproximadamente, e precisei usar o valor. Há uns 3 meses atrás coloquei o valor de volta lá, e como o nubank exibe o rendimento da caixinha dos últimos 12 meses, o rendimento que aparece lá, é do valor anterior que eu tinha aplicado, e não o mais recente (sei que posso aplicar um filtro para o período que eu quiser, mas é ruim exibir assim).
Eu só sei o quanto esse “novo” valor rendeu, porque tenho anotado.
Esse rendimento que aparece lá, eu simplesmente desconsidero.
Acho que no meu app não tem isso. Onde vê e ativa ?
Essa questão de rendimento capital é meio complicada de mexer realmente, posto que o rendimento do mês passado automaticamente vira capital esse mês. Enfim, não deve ser fácil encontrar um formato de exibição que agrade e seja facilmente compreensível por todo mundo.
Oi, André! Mto obrigada pelo retorno.
Levei pro btg. Depois q a transferência foi concluída, os ativos ficaram com a opção de incluir o preço médio manualmente, aí eu incluí. Até a hora de declarar no IR continuava tudo correto sim (como não sou trader, o valor oscila pouco, então deve ser mais fácil de manter certinho). Mas vou ficar acompanhando pra ver se vai ter alguma inconsistência no futuro.
Enquanto houver apenas eventos de compra e de venda, as corretoras (acredito que o BTG também) costumam manter o preço médio correto. Basta editar manualmente na portabilidade e depois ele segue correto. As inconsistências começam a aparecer quando há eventos mais complexos, como bonificação de ações ou amortizações parciais. Na minha corretora atual, quando tem esses eventos eu preciso fazer a atualização manual do preço médio.
Isso pra mim já é suficiente e resolveria a situação no Nu.
Se o Nu, na implementação que está buscando (@andreobueno) resolver tratar desses eventos mais complexos também, vai ser merecedor de aplausos. Mas não vejo por que não permitir a edição manual do preço médio…
Aí falhou miseravelmente no conceito de RV. Dividendos saem do valor da ação que estava investido.
Rendimento: Tudo que rendeu.
Saldo atual é valor real atual na carteira, diferente do rendimento.
Basicamente como vai declarar no IR depois, todos rendimentos.
EUA raramente distribui dividendos, com foco em subir valor da ação.
Brasil costuma distribuir mais dividendos, mas isso faz valor da ação não subir e a longo pravo Bovespa anda de lado. O Brasil faz certo porque só no Brasil dividendos são isentos de impostos. EUA taxa igual proventos e venda de ações, como se fosse exatamente a mesma coisa.
Mas tem Tesouro a marcação futura, como Nubank vai adivinhar a SELIC e IPCA daqui 10 anos para te falar o valor final? Se eu entendi bem sua pergunta, posso ter entendido errado.
Se for Prefixado tudo bem, 100% possível te informar o valor final. Mas todos pós-fixado não tem como, será estimativa.
Exemplo extremista: Acontece uma WW3 e IPCA salta para 47% ao ano, SELIC 80%, Nubank vai adivinhar isso como? Aí é um Renda+ 2040…
Eu concordo que é triste ver o gráfico “negativo” de tesouro direto porque Selic fica subindo sem parar, mas isso é apenas psicológico. O rendimento final não vai mudar.
Nubank vai preferir dar um valor real do que uma estimativa que pode te frustrar (e tomar processo inclusive).
Quem olha pra o céu, não planta e nunca irá colher.
Édson Dassib 22.06.2025
Acho que você esqueceu de ler todo o texto né. E não sei quem está falando de conceito de renda variável. O tema do meu comentário é forma de visualização dos proventos apenas
Imagino que você tenha entendido errado.
Não quero saber no futuro. Quero saber no dia de hoje. O valor do título conforme marcação na curva, e não marcação a mercado.
Se eu compro um título em 2020, a IPCA + 6 por exemplo, no dia de hoje, em JUNHO DE 2025, o Nubank teria dois valores para me informar: o valor conforme o mercado e o valor conforme a taxa que eu contratei anos atrás.
O portal do tesouro já me informa esses valores, eu só queira ter eles diretamente no Nubank, sem precisar acessar o portal do tesouro.
O nome “rendimento”, não se encaixa para Renda Variável e muito menos os “proventos” recebidos daqueles ativos. E já o nome proventos é incomum entre investidores iniciantes, onde, comumente entre os perfis são conhecidos como dividendos.
No entanto, a terminologia, nomenclatura e tals, neste caso, o que se encaixa tanto para Renda Fixa, quanto para Renda Variável é o nome Lucro. Me refiro, ao tratamento do nome, e não na definição, onde o mais próximo, ao meu ver que é mais idênticos entre eles é o Lucro.
Como eu “leio/vejo os investimentos”:
ENTRADA:
- Rendimento Bruto na Renda fixa: E um valor aplicado inicial que rende em cima de um indicador em comum (Ex: Selic, IPCA (tesouro)…)
SAÍDA:
- Rendimento Líquido na renda fixa: Desconta o IR, sobrando um montante do seu valor aplicado final + o rendimento até o vencimento.
Então, se no resgate deste investimento em renda fixa, suponhamos que foi Rendimento Final = R$0,00. Logo, se chamarmos de Variação do Lucro, onde:
Var. Lucro RF = Rendimento Final - Rendimento Inicial
Var. Lucro RF = R$0,00 - R$0,00
Var. Lucro RF = R$0,00 de lucro.
ENTRADA:
- Dividendos/Proventos Líquido na Renda Variável: É um valor distribuído pela empresa listada em bolsa, referente ao seu lucro. (Mensal, bimestral, trimestral, semestral…)
Obs: A empresa em si tem IR sobre o seus “lucros” (=dividendos), mas até o momento, este lucro repassado ao investidor é ISENTO DE IR.
SAÍDA:
Obs: Neste caso, depende se o investidor quer reinvestir ou retirar para a conta bancária – baseando no futuro das atualizações na conta de investimentos com essa possibilidade de retirada, já mencionado por aqui.
Então, se o Dividendo/Provento, chega líquido na conta do cidadão, independente se pagam mensal ou bimestrais e considerando que está empresa não paga dividendos, temos:
Var. Lucro RV = Dividendo/Provento Final - Dividendo/Provento Inicial
Var. Lucro RV = R$0,00 - R$0,00
Var. Lucro RV = R$0,00 de lucro.
Por fim, tendo lucro ou rendimento no período investido/aplicado, a Var.Lucro RV = Var. Lucro RF, se tratando de Nomenclatura. E é por isso que o nome Lucro é o mais adequado/indicado para a representação dos nomes DIVIDENDOS (RV) e o RENDIMENTO (RF) no mercado financeiro.
SIMULADOR DE INVESTIMENTOS
E para a simulação de investimentos (evolução), seria muito bom considerar separadamente os nomes “Dividendos e Rendimentos” para cada tipo de investimento. Assim, educamos tantos os investidores iniciantes como experientes com os termos, ao analisarem separadamente (Dividendos e Rendimentos), assim como na simulação total de carteira, envolvendo Renda Fixa e Renda Variavel com o nome (Lucro).
A equipe e colegas da NC, deixo a critérios de vocês/testes sobre o uso mais adequado para “Lucro” e talvez, especifico para cada tipo de investimento, seja ele “Lucro Líquido RF” ou “Lucro da Renda Fixa”.
E aí, o que acham?
Eu respeito e discordo.
Meu ponto de vista: Lucro é uma palavra difícil de usar no contexto para substituir rendimento, porque existe rendimento negativo.
É possível sua carteira de investimentos ficar negativa, com rendimentos negativos. A palavra lucro negativo não existe, lucro sempre será positivo, neste caso será prejuízo. Se for positivo, a palavra é lucro, se for negativo, o termo é prejuízo. Rendimentos pode ser positivo ou negativo.
Sobre alterar a palavra proventos, só se alterasse para lucros e dividendos. Concordo que provento é uma palavra não usada no mercado. Provento e lucro sempre são positivos, logo podem ser intercambiáveis.
O termo rendimento vale tanto para renda fixa quanto renda variável, a palavra rendimento vem da palavra renda.
Eu manteria rendimentos na seção de rendimentos totais brutos, positivos e negativos.
E alteraria termo proventos para lucros e dividendos.
Essas são as nomenclaturas oficiais da Receita Federal e do imposto de renda.
Ao declarar imposto de renda tem a categoria lucros e dividendos.
E no IR tem outra seção chamada rendimentos, onde declara lucros e prejuízos, para abater IR no caso de prejuízo.
Ou seja, em resumo, minha opinião então seria usar a nomenclatura igual do Imposto de Renda e Receita Federal. Se Nubank quer facilitar, já usa os termos que se usa para declarar IR. Simples.
Rendimentos = Rendimentos brutos
Proventos = Lucros e dividendos
Observação, Receita Federal chama de lucros e dividendos porque lucro é taxado e dividendos por enquanto não é taxado, só declarado.
@andreobueno , parabéns pelos esclarecimentos e trabalho duro.
Uma funcionalidade legal na área de investimentos, da parte cripto, seria poder criar carteiras e nomeá-las. Assim, dentro de uma “carteira A”, poderia existir ali dentro BTC, USDC…
E na “carteira B” também.
Sugiro isso, pensando que hoje por exemplo, compro BTC na Nu para mim, e BTC na Foxbit para meu filho, bebezinho.
Se fosse possível separar estas comprar em carteiras distintas, poderia fazer a compra em apenas uma corretora
Criem um Home Broker via Web. Pra ficar bom, basta apenas copiar o do banco BTG, simples assim. É horrível operar via celular.
Faz pouco mais de 6 meses que transferi meus investimentos do Nu para outra corretora. Infelizmente, estava sendo bem desgastante esperar pelas melhorias necessárias. Caso uma parte relevante das melhorias sugeridas pelo pessoal aqui seja realmente implementada, com certeza vou considerar trazer meus investimentos de volta para cá.
Ahh, vão corrigir o preço médio!! Finalmente!
A galera postou muitas sugestões boas aqui. Se implementarem a maioria talvez eu traga meus investimentos de volta pro Nubank kkk
Minhas sugestões
Na tela do ativo de renda variável do app BTG Trader tem umas coisas que gosto muito, e seria muito bom se um dia fossem implementadas no Nubank, como:
-
Gráficos poderosos com possibilidade de inclusão de indicadores técnicos como média móvel
-
Preço alvo e análises fundamentalistas do time de research
-
Notícias sobre o ativo
-
Indicadores fundamentalistas
-
Painel de dividendos com percentual e valor nos últimos anos. Não necessariamente dividendos dos meus ativos, mas de qualquer ativo que eu pesquiso posso ver esse histórico de pagamentos.
Espero que o app do Nubank fique cada vez mais completo.
Olá, bom dia. Claro, na minha carteira, por exemplo:
- ISAE4, está aparecendo valorização de 2.017,81%, pois consta como valor aplicado “R$ 182,40”, o que está absolutamente fora da realidade, ainda consta como preço médio 22,80, quando o correto é R$ 23,64 (sem considerar proventos). Apenas o número de ações espelha a realidade. É um ativo que sempre esteve no NuBank/NuInvest, mas que sofreu troca de ticket (era TRPL4);
- SRNA3: O aplicativo não aponta preço médio para esse ativo, só a cotação atual e quantidade de ações.
Em relação aos ativos portados para outra corretora, é preciso indicar manualmente o preço médio. No caso dos ativos que estavam bagunçados no NuBank, confiro através da calculadora de IR (Grana Capital).
Entendo que a questão são os ativos que sempre estiveram no NuBank/NuInvest, em relação a estes seria de rigor que o aplicativo apontasse corretamente a posição.
Pois, no caso que citei acima, que consta rentabilidade de 2.017,81%, acaba comprometendo completamente o acompanhamento do resultado real da carteira.
Att.
Tenho alguns
faz muito tempo que desisti de olhar em detalhes, mas tive que usar site pago há alguns anos, para resolver esse problema , e verifico ele regularmente, ainda tem diferenças.
Demoraram demais para começar a cuidar da parte invest, então agora nao ligo mais
@andreobueno
Relendo todos os tópicos posteriores a minha mensagem que respondi acima, tenho outra consideração que acho essencial:
- Como o preço médio está considerando os proventos recebidos, essa informação deve estar muito clara. Isso porque as calculadores de IR, por exemplo, não consideram os proventos no preço médio, então acaba gerando essa divergência com o NuBank. Melhor seria se fosse apontado o preço médio sem proventos e o preço médio com proventos. Como ocorre no BTG.