Minha Situação Atual, Que Sirva de Ajuda/Lição para vocês

Olá, sou membro na NuCommunity faz um tempinho, sempre conversei com o pessoal aqui, e hoje eu vou tentar contar um pouco da minha situação atual, desde o começo até a “solução atual”, e espero que isso ajude alguns de vocês ou pelo menos talvez alguns se identifiquem comigo atualmente, ou possam ter passado o que estou passando. mas vou tentar simplificar/abreviar o máximo possível.

  • Conhecendo o Nubank e Entrando no Mundos Cartões de Crédito

Conheci o Nubank em 2018, foi primeiro cartão de crédito, então entrei no mundo do Crédito, sempre utilizei o nubank regularmente, meu limite aumento poucas vezes, comecei com 400, depois de 6 meses foi pra 800, e depois foi aumentando exatamente de 2 em 2 meses até chegar em 5100 que estou se não me engano uns 5 anos, o aumento foi da seguinte maneira: 400/800/1600/2250/3350/5100.

O que eu gostei do nubank, é que ele era diferente de todos, no design e tudo, bonito, fácil de usar, e mesmo que não tivesse nenhuma vantagem, só o fato de gastar, aparecer na fatura na hora, e eu pagar e limpar a fatura na hora, isso já foi uma coisa que chama atenção.

  • Conhecendo mais o Mundo dos Cartões de Crédito

Obviamente, nome limpinho, após o nubank ter me abraçado e me dado um limite bom, outras opções foram surgindo, não sei se é permitido, mas vou citar nomes de outras instituições financeiras/bancos;
Conheci o N26, Digio, C6, Next, Pan, Caixa Tem (Cartão de Crédito), Neon, Mercado Pago, esses que eu lembrei (acho que são todos esses mesmo).
Também me abraçaram, e como um viajante de primeira viajem me deslumbrei com os limites oferecidos, e sim, é o que estão pensando.

Fui utilizando os meus cartões novos junto com o nubank, trabalhando em um Supermercado que estou até hoje como Auxiliar de Padeiro, só que não tê Padeiro atualmente lá, o que tinha que é meu amigo virou gerente.

Meu Super Salário + Todos Cartões já imaginam a Surpresa né…

  • Efeito Bola de Neve Negativo

Bom, as coisas começaram sair de controle, um tempo atrás, mais de 1 ano, foi onde eu vi que não estava mais conseguindo dar conta de todos os cartões, e também fiz a burrice de emprestar o cartão né .-.

Então, conversei com o meu pai na época e expliquei a situação, e disse que eu iria deixar meu nome sujar, e que eu focaria só no Nubank até me estabilizar etc… Porém nunca conseguia me estabilizar, e sempre parecia que eu me afundava mais.

Comecei os Cartões do pai junto com meu Nubank, e tudo estava correndo bem até o pagamento de Março agora, eu peguei férias dia 1 de Fevereiro e voltei dia 2 de Março, porém meu pagamento foi ZERO (Sim, ZERO MESMO), Na verdade depositaram R$50,88, ai entrei em contato com RH para ver se estava certo e informaram que o sistema cometeu um erro e eu fui pago por um dia que não trabalhei, Enfim… se não fosse o erro, seria ZERO.
Eu estava no controle de tudo até receber esse super pagamento, eu esperava receber um pouco mais, igual foi nas férias anteriores, e isso me quebrou de um jeito que não sabia o que fazer…

  • Solução dessa Bola de Neve Negativa

Então, como o meu pai está numa situação complicada também, pois comprou um carro e as parcelas também estão meio altas, embora ele receba bem, sentamos e conversamos sobre o que fazer.

Acabou que por fim, ele deixou eu sujar o nome dele, que foi uma ideia minha, mas sinceramente eu estou muito triste, pois a última coisa que eu queria fazer era sujar o nome do meu pai, mas enfim, foi a solução que seria melhor para ambos, pois mesmo sem os outros cartões e tendo apenas o Nubank atualmente já está ótimo pra nós.

A proposta foi eu deixar sujar o nome dele, mas eu vou bancar as contas dele (que ele bancava), água e luz, e esse ano o IPTU, e limpar o nome dele quando aparecer uma proposta boa ai eu limpo e também pagar o empréstimo no Nubank dele que eu fiz um tempo atrás para quitar as contas, que se eu soubesse que não iria conseguir ajeitar todo eu nem teria feito.

Embora tenha sido talvez sem nexo e sentido essa minha história, fica o aprendizado, eu me iludi com os cartões de crédito por ser um passageiro de primeira viagem, então aprendi com os erros, e a partir de agora eu vou focar em ter só o nubank e limpar meu nome no futuro, e agora vou tentar me estabilizar financeiramente para ir continuando a vida com os erros.

Embora seja ruim o que aconteceu, eu confesso que tirei um peso das costas, pois as contas estavam me deixando desesperado, mas agora vai dar tudo certo.

De agora eu tracei uns objetivos, eu vou comentar para talvez servir de inspiração e pra que vocês evitem fazer a mesma coisa que eu fiz, então os objetivos que tracei são:

  • Me estabilizar, pois já não tenho as dívidas do cartão do pai
  • Fazer uma reserva de emergência, que considero muito importante, e aprendi recentemente um pouco sobre educação financeira, pena que foi quando estava enforcado.
  • Além da Reserva, guardar um outro dinheiro também, para traçar um objetivo no meio desse caminho, mas provavelmente será para um possível acordo no nome do meu pai.
  • Focar apenas no Nubank, que foi o que sempre fiz, só que me iludi com os limites dos cartões que me fizeram cair na bola de neve das dividas.
  • Não Emprestar Cartão pra mais ninguém.
  • Lançar uma música nova esse ano.
  • Anotar os gastos mensais fixos para saber o que realmente sobra.
  • Limpar meu Nome e do meu Pai.
  • VOLTAR AQUI DAQUI UNS MESES OU ANOS (ESPERO QUE NÃO), PARA DIZER QUE CONSEGUI SAIR DESSA SITUAÇÃO.

Só queria deixar mais uma observação, embora talvez muitos de vocês possam dizer que sou mimado/playboy sei lá, pelo fato do meu pai deixar eu sujar o nome dele pra me ajudar, só deixar claro que a gente sempre foi unido e ainda mais depois do falecimento da mãe, e acredito que muitos de vocês que são pais talvez fariam o mesmo pelo filhos de vocês não é ? Bom, só isso.

Eu até tinha comentado numa postagem que eu estava com uns problemas, e era isso, até perceberam que eu tinha sumido um pouco da comunidade (considero muito essa atenção de algumas pessoas da comunidade), eu entrava todo dia mas esse problema estáva me perturbando muito.

Aceito comentários, criticas, sugestões também.

E deixar claro que o Cashback do Ultravioleta eu só vou mexer em caso de emergência, caso aconteça algo com meu pai ou comigo, referente a nossa saúde.

NÃO VOU CORRIGIR ERROS DE PORTUGUÊS KKKKK

9 curtidas

Não se preocupa quanto a isso que aqui não é problema! Não veria motivo para ser impedido de citar o nome de outros bancos em um relato, não chegamos nesse ponto e nem chegaremos. :handshake:

Agradeço por compartilhar seu relato conosco e fico torcendo que consiga resolver e passar por esse momento, porque entendo que isso tira o sono por ficar preocupado. O que desejo é que isso seja resolvido o quanto antes pra ficar tranquilo, não acho que estamos no direito de sair julgando, porque só você sabe pelo que passou e tá enfrentando, espero que consiga se reerguer com força!

17 curtidas

Muito obrigado, realmente isso estava tirando meu sono, a gente ajuda todo mundo, ai quando precisamos de ajuda nunca têm ninguém kkkk

Mas agora depois do que resolvemos, eu só tenho o empréstimo do meu pai pra pagar todo mês, água, luz, internet, as parcelas dos meus acordos, pq eu comecei renegociar umas dívidas, agora que deu tudo isso uma divida de +2400 no MP virou 400 conto, e eu n tenho como pagar avista kkkk

Mas não vou mais dar uma passo maior que a perna;

Obrigado pelo apoio, e espero em breve aparecer aqui para dar boas noticias que eu consegui sair do fundo do poço.

11 curtidas

E sei bem como é isso, os amigos não somem nas horas difíceis, é nessas horas que você conhece quem são os verdadeiros.

13 curtidas

Essas férias foram as piores, eu tive que pegar um dinheiro emprestado pra comprar o que comer, e esse dinheiro veio de uma pessoa que eu menos esperava, combinei pra pagar no pagamento de Abril, mas agora já vai ficar mais tranquilo pra pagar;

6 curtidas

Te desejo uma boa recuperação financeira, que esses momentos passem para vim os bons, @LenonConstantino :pray:

12 curtidas

Opa, obrigado Thiago, com esse acordo que eu e o pai fechamos, já vou me estabilizar melhor, pq agora como não vou pagar os cartões dele e vamos sujar o nome, eu vou guardar dinheiro todo mês para possível acordo e também vou me estabilizar, o meu medo é que ele comprou um carro e está pagando, ai não sei se o banco consegue tirar o carro pra reaver valores, algo do tipo.

4 curtidas

Nossa que chato isso.
Espero que tudo seja resolvido o mais breve possível.

A reserva financeira é muito importante para salvar a gente nessas horas. Que bom que já está nos seus planos criar uma.

11 curtidas

Exatamente, eu fui ter umas aulas de educação financeira quando eu já estava no fundo do poço, mas após acontecer tudo isso, eu tive uma visão diferente, e estou com uma visão diferente referente a minha renda agora.

5 curtidas

Sendo sincero e direto contigo; seu relato é uma sucessão de erros oriundo de péssimas decisões que, considerando a quantidade de inadimplentes no Brasil, infelizmente sua história se mostra corriqueira.

No seu caso, ao que parece, sua intenção é resolver a situação, ainda que de forma um tanto equivocada; manter o cadastro nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc) pode resolver a questão financeira apenas momentaneamente, dando a sensação de fôlego.

Considerando que seus recursos, no momento, estejam comprometidos, sugiro que procure a Defensoria Pública de sua cidade para obter orientação sobre como ingressar com ação embasada na Lei 14.181/21 - Superendividamento, que é uma forma legal de resolver questões financeiras, como a relatada, dentro da realidade e capacidade financeira apresentada.

6 curtidas

Sim, infelizmente eu me perdi nas contas, mas agora, só tenho o empréstimo do pai e despesas mensais fixas, o que sobrar eu vou guardar, obviamente estou pagando 3 acordos para limpar meu nome, então não posso deixar de pagar, mas eu estou confiante que vai dar tudo certo, e se eu seguir corretinho e não esbanjando que eu já n to podendo mais fazer kkk acho que até o final do ano já to muito mais aliviado.

4 curtidas

Realmente o Nubank sempre foi diferenciado dos outros, tanto que até hoje é o cartão queridinho, sempre foi o cartão mais desejado e almejado por todos, a prova disso é o número absurdo de clientes. :star_struck::purple_heart:

Antes mesmo de terminar de ler o seu relato, já sabia o que havia acontecido. :neutral_face:

Ter muitos cartões e sair utilizando sem controle financeiro infelizmente a tendência é essa, virar uma bola de neve. É necessário saber administrar pra isso não acontecer, o que pra muitos é difícil quando se tem vários cartões com limite, por que apesar de escolher datas de vencimentos diferentes (acreditando que vai conseguir pagá-los), a fatura vai chegar e vai acabar não batendo com a data do seu recebimento e até mesmo com o seu limite de gastos mensais. É preciso ter muito cuidado com isso!

Educação financeira é tudo! :wink:

Muita gente passa por isso, não é a toa que o número de pessoas endividados por conta de cartão de crédito é gritante. Você não é o único, só que o mais importante é que independente de qualquer coisa você assume seus erros e aprendeu com os mesmos. E com relação a emprestar cartão é furada mesmo, já passei por vários perrengues por conta disso, muita gente sem responsabilidade acabam misturando as coisas. Jamais aconselho!

É uma fase que logo passará e com fé em Deus vocês irão se estabilizar. Torço pra isso acontecer! :crossed_fingers:

E que paizão você tem, viu? :heart_eyes: PARABÉNS! :clap:

Maravilha! :raised_hands::four_leaf_clover: É muito importante traçar objetivos, dessa forma não tem como dar errado. :ok_hand:

Fico feliz por você ter voltado a ficar ativo na comunidade.

Bem-vindo novamente! :purple_heart:

7 curtidas

@conceicaoflay Olha realmente muito obrigada pelo comentário, acabou que saiu do controle né, mas agora conversei com o pai e ele deixou sujar nome, e agora já aprendi a lição né então não posso cometer o mesmo erro, porque já sujei nome dele já foi um absurdo então não adianta a gente fazer isso e eu acabar me atolando de conta de novo então agora o foco é quitar tudo.

Quando eu digo que o nome dele já sujou é forma de falar, as contas vencem dia 10 agora, então em breve suja.

Se eu tivesse alguém que tivesse me emprestado um dinheiro pra quitar tudo, eu só pagava essa pessoa e pronto, mas como não teve kkkk

Eu vi q vc tava minutos digitando kkk

4 curtidas

Não acho que seja uma boa idéia, isso pode te complicar ainda mais, você pegar um dinheiro emprestado pode até pagar suas dívidas já existentes, por outro lado vai gerar mais uma dívida, o que pode ficar ainda pior, seria uma outra bola de neve.

Aconselho você a trabalhar bastante, eliminar gastos supérfluos e focar em pagar as suas dívidas, aos poucos você vai recebendo propostas de quitação e pode começar a renegociar aos poucos, logo seu nome sairá dos órgãos de proteção ao crédito e você vai recomeçar a sua vida financeira.

Hahahahah :sweat_smile: é que mencionei cada ponto do seu relato, por isso demorei bastante me atentando aos detalhes. :smile:

Resumindo… Continue focado nos seus objetivos. Já deu certo! :pray::star_struck::sparkles:

13 curtidas

Sábias palavras :clap:

12 curtidas

@Mariojorge Então agora vou esperar cair o próximo pagamento e já vou por na ponta do lápis todos os gastos fixos e tbm vou guardar um pouco de tudo que sobrar.

@conceicaoflay Entendo o que vc quer dizer, mas se eu tivesse uma pessoa que tivesse conseguido me ajudar emprestando um valor que eu quitasse tudo minhas contas, e eu focasse em só ter essa dívida com essa pessoa, era mais fácil pra mim entende.

Ao invés de várias contas quebradas, só uma fixa.

8 curtidas

Parabéns pela percepção, muito provavelmente vai sair dessa situação. Os que se afundam são os que não percebem os erros. Ter mais de um cartão não é problema, o problema está no controle de gastos. Mas se tiver alguma taxa no seu banco/cartão, o negócio já está errado

Mantenha em mente

  • Viver em um patarmar abaixo do que recebe
  • Ter uma reserva de emergência para não ter nunca que sujar o nome
  • Ter um controle do que entra e o que sai
  • Não comprometer o futuro com o agora
6 curtidas

Eu que percebi que você tinha sumido e te enviei uma mensagem.

Já passei por situação parecida e consegui sair. Você também vai conseguir!

Boa sorte! :purple_heart:

N Possibilidades

8 curtidas

Olá @LenonConstantino. Que pena passar por isso. :disappointed_relieved:
Ter controle financeiro é bom para saúde física, mental e espiritual. Espero que se estabilize logo. :handshake:

12 curtidas

Segue o canal do Primo pobre,ele vai te dar uma outra visao sobre vida financeira e tbm umas indiretas​:rofl::rofl:…mas e legal ele fala sem ficar te paparicando.

4 curtidas