"Não da pra nivelar por baixo"

Cristina Junqueira, co-fundadora do NuBank, disse no Roda Viva desta segunda-feira (19) que Nubank aposta em capacitação para resolver “problema” sobre contratação de “minorias”, entre aspas porque pessoas negras são maioria na população brasileira e são minoradas pelo racismo estrutural. A representante não teve a delicadeza de pensar sobre como direcionar a fala e disse ter se “expressado mal”, a mesma história de sempre. Pessoas negras capacitadas em diversas áreas de atuação, inclusive as que ela citou no roda viva, estão espalhadas pelo Brasil e também em São Paulo, onde está o seu principal nicho. O dinheiro do povo negro importa mas o povo negro não. Conheço estórias mal sucedidas de pessoas brancas não capacitadas que trabalharam/trabalham no NuBank e isso nunca foi um problema para o banco. O problema do NuBank é o racismo e a fala de sua representante expressa bem isso ao dizer que não dá pra nivelar por baixo (apud).

32 curtidas

Eu não vi essa entrevista, porque já sei de cor o que ela vai falar, mas vi esse comentário ontem em algum lugar, não lembro se no Instagram ou no twitter. Chamaram os fundadores do Nubank de racistas. Que coisa feia, Nubank.

4 curtidas
8 curtidas

Bom dia @pesqmssj!
Essa fala da Cris realmente deu o que falar, mas ela percebeu que foi meio insensata nessa parte e fez uma postagem no Linkedln para se desculpar, como o @Tinhualves já citou aqui

8 curtidas

Acho q isso é uma atitude muito importante na verdade, pois mesmo que a população negra não seja minoria em quantidade total, ainda é muito subrepresentada em empresas de grande porte, principalmente na área de tecnologia.

Assim como todos sabemos que a a maior parte, por assim dizer, não tem acesso a educação de qualidade, e consequentemente não tem acesso a capacitação para profissões que tenham um retorno $ melhor.

Posso estar sendo inocente e ter entendido de forma diferente oq ela quis dizer, de q é melhor investir na capacitação das pessoas do q contratar uma que não esteja preparada para o trabalho (até pq se a pessoa não tem conhecimento/habilidade pro trabalho, isso não só prejudica a empresa, mas tbm a pessoa, afinal, a carga de trabalho, a pressão, a cobrança etc acaba sendo maior). Fora que com a capacitação, a pessoa fica com esse conhecimento pra ela e leva pelo resto da vida, pra outros empregos e etc…

11 curtidas

Já estão passando.

7 curtidas

E aí @Steffler , tudo certo contigo? Espero que sim.

Então meu amigo, nós Numentors somos clientes igual qualquer outro da comunidade, porém temos acesso há algumas ferramentas da comunidade que os demais membros não tem, sobre o tópico referente a fala da Cris Junqueira acho muito pertinente, e nós não estamos ignorando o mesmo, muito pelo contrário, levamos ele diretamente para a “diretoria”, ou seja, para os Nubankers, pois acreditamos que é deles que deve partir uma resposta oficial sobre o caso.

Outro detalhe sobre a situação é que não me sinto no direito de expressar uma opinião sobre o assunto tão delicado, é o conhecido “lugar de fala”, obviamente todo membro é livre pra expressar sua opinião com relação ao assunto, assim como somos livres para antes de falar sobre algo tão delicado ponderar bastante.

18 curtidas

Nesse tipo de assunto tão delicado, eu não dou pitaco. Acho que todos aqui deveriam fazer o mesmo. Acho que esse assunto não é para a comunidade fazer qualquer tipo de debate. Bom, essa é a minha opinião

12 curtidas

Mas que droga de declaração foi aquela no Roda Viva? Senti ganas de retirar todas as minhas atividades do nubank…estou me segurando!

Assinado…um cliente pardo, portanto afro-descendente, graduado, com boa situação financeira , etc…Existem milhares de afro-descendentes capacitados por aí nesse grande Nosso Brasil! Façam uma busca mais competente!!!

4 curtidas

Amigo, essa comunidade não é pra debater esse tipo de assunto tão delicado. Vamos focar só em coisas relacionadas ao nubank, como melhorias em sua conta e app. Bom essa é a minha opinião

9 curtidas

O vídeo parece meio Off topic, mas pessoas com discernimento talvez entendam.

1 curtida

Este tópico está temporariamente fechado por pelo menos 4 horas devido a um grande número de sinalizações da comunidade.

Olá @pesqmssj! Tudo bom?

Agradecemos o seu feedback.

Realmente falar sobre inclusão racial não é simples.

E assumimos que há diversos pontos que precisamos aprender e desenvolver enquanto à diversidade racial por aqui e confirmo para você que é um compromisso que já assumimos aqui no Nubank.

Acreditamos sim que temos o dever de construir uma sociedade mais justa e igualitária, mas a diversidade étnico-racial continua sendo um desafio para nós.

Em 2019 foi fundado o grupo de afinidade, NuBlacks, e temos ouvido e dado espaço para eles, para que a gente possa entender como melhorar. Desde então, temos abordado a diversidade racial como tema prioritário.

E também, nesse ano, lançamos o Diversidados, que é um curso de ciência de dados gratuito e exclusivo para a inclusão de grupos sub-representados no setor de tecnologia, que é o nosso setor.

Confesso para você que o que fazemos hoje ainda não é o suficiente. E continuamos trabalhando para mudar isso e contamos com todos vocês para continuarem nos dando esse feedback e até sugestões de como seguir.

Muito do que eu comentei aqui contigo está disponível no nosso blog, e se você quiser dar uma lida, é só vir aqui.

16 curtidas

Moderadores estão fechando post relacionados a vice presidente do Nubank, Cristina Junqueira, e a sua fala no Roda Viva. Acredito que essa discussão é pertinente dentro da NuCommunity, que é um espaço democrático e aberto a discussões (respeitando sempre diversidade de opiniões). Esses tópicos não ferem quaisquer regras desta comunidade. Se o Nubank não permite o escrutínio de seus funcionários do alto escalão dentro da comunidade dos próprios correntistas, é necessário revisar as políticas da empresa e suas pessoas-chave.

13 curtidas

Não basta apenas citar para fechar , tem que ver se tem algo de irregular na publicação , uma ou outra palavra pode mudar todo o contexto

3 curtidas

Exato, muitos foram fechados sem justificativa.

3 curtidas

O tópico foi fechado automaticamente devido a a varias sinalizações em comentários inapropriados e será reaberto após 4 horas que foi fechado, o outro tópico sobre o mesmo assunto assim com este seu deverá ser mesclado e incluído dentro do tópico principal afim de organizar a comunidade e evitar assuntos repetidos.

10 curtidas

Então vamos aguardar e ver se esse tópico também será mesclado ou sinalizado de forma maciça. Ainda sim, a discussão deve permanecer até que a instituição Nubank se posicione sobre o tema em nota pública.

3 curtidas

Sinalizado já foi eu mesmo sinalizei e solicitei que seja mesclado com o tópico apropriado para organização do comunidade.

Sim, desde que com respeito e argumentos validos, sem deboches, acusações e ou ofensas que foi o motivo do tópico estar temporariamente fechado

8 curtidas

@akisue.rafael não foi o tópico que foi sinalizado, e sim algumas repostas de membros, consequentemente devido o elevado número de sinalizações da comunidade nessas respostas o tópico acabou fechado, nele há inclusive o posicionamento de um Nubanker referente o caso, chega lá e dá uma lida.

9 curtidas