Nubank ao invés de me ajudar, me destruiu

Bem vinda @Gaby_Lopez

2 curtidas

Hoje a minha fatura foi fechada, segue com o valor da fraude… Muito angustiante, vou precisar utilizar um dinheiro que não possuo para este pagamento, enquanto isto espero o Nubank levar até 100 dias para analisar o que o próprio Booking já definiu como fraude. Minha fatura vence dia 11/07 e não vejo o caso em vias de solução até o momento… Abaixo vou deixar algumas provas que enviei já ao Nubank mostrando que realmente ocorreu uma fraude.
Edit:
POR FAVOR PESSOAL, NÃO PRECISO DIZER PARA NÃO ACESSAREM O LINK MAS, NÃO CUSTA LEMBRAR!

Edit 2:
Achei melhor censurar o link, tenho receio de que alguém possa acessar.

Mensagem Recebida quando sofri o Golpe:

1 curtida

Tela do Golpe:

2 curtidas

O próprio Hotel Respondendo via Booking admitindo a fraude:

2 curtidas

Olá, @Nicolas_Costa!

Mais uma vez, sinto muito pelo ocorrido…

Falando “a real”:

  1. Você clicou no link suspeito fornecido usando a conta do hotel onde você solicitou a reserva a partir do booking, e que, apesar do domínio suspeito, aparentava ser uma página do booking para a atualização de informações de cartão de crédito;
  2. Neste link suspeito você forneceu os dados do seu cartão de crédito;
  3. O hotel, através do booking, reconheceu que foram hackeados e que você foi vítima de um golpe;
  4. Você denunciou as compras no app do Nubank, forneceu as evidências que possui de que foi vítima de golpe e essas compras feitas no cartão como resultado desse golpe estão em processo de disputa.

Aqui não tem muito mais o que fazer além de esperar o curso da disputa que, infelizmente, tem seu prazo. Por mais elaborado que tenha sido o golpe, a gente tem que reconhecer que se permitiu ludibriar…

Se há algo mais que possa ser feito, talvez seja tentar responsabilizar o hotel por ter permitido acesso pelo hacker às suas informações de e-mail e dados da reserva no booking, o que viabilizou a aplicação do golpe. O e-mail deles dizendo pra você ver isso com o seu banco, se esquivando de qualquer responsabilidade, foi, no mínimo, “safado”. E sendo em outro país, tudo fica muito mais complicado.

Não tenho qualquer experiência com casos similares, não sei dizer até que ponto a atitude do Nubank de conceder e depois retirar o crédito de confiança, e de optar por encerrar o relacionamento foi exagerada, equivocada, ou se é, mesmo, típica e razoável diante dos fatos.

A única tratativa que talvez ainda valha fazer com o Nubank, pelo canal da Ouvidoria, seria a respeito desta reação ao seu caso, tentar reaver o crédito de confiança (que, quando é concedido, é por liberalidade da instituição) e/ou a manutenção do relacionamento, se for do seu interesse. Fico pensando que se eu estivesse em situação similar, não sei nem se eu ia querer voltar… por outro lado não sei se teria recebido suporte minimamente melhor em qualquer outra instituição.

Enfim, espero que o seu processo de disputa seja breve e que logo seja feito o chargeback, pra colocar um ponto final nisso tudo.

:muscle:

14 curtidas

Oi Fernando, entendo esta ótica em relação ao golpe e a questão de se permitir ser ludibriado, porém confesso que após o ocorrido tudo se torna mais fácil. O link em questão enviado pelo Hotel permitia todo o acesso ao meu perfil, minhas reservas, conseguia acessar a minha conta ali em cima a direita em “My Account” com perfeição e tudo mais, o link realmente era do Booking, com alguma modificação de Back End que não estava visível na página.

Mas, seguindo adiante, estou correndo o risco de entrar em um processo muito moroso por conta deste prazo extenso, deixo frisado aqui novamente que desde o reporte da compra o Nubank não me pediu em momento algum as provas sobre o ocorrido, como de costume faz com os seus clientes.

Os itens citados acima e outros mais que eu possuo foram enviados já de livre e espontânea vontade para o Nubank, com as telas cheias para que possam avaliar por completo, alguns cortes foram feitos aqui por se tratar de um local público e estes cortes continham informações privadas.

Acho importante ainda desta forma manter as informações por aqui, pois vejo muitas pessoas se surpreendendo com o ocorrido, fato é que infelizmente tudo que me ocorreu em relação ao Nubank consta em contrato, cancelamento de conta, bloqueio etc… E poucos se dão conta dos termos que aceitam.

Sobre o Booking, concordo que estão sendo evasivos e completamente injustos, mas do ponto de vista jurídico, este está me oferecendo o acordo de reembolso, desde que, seja feita a resposta negativa do banco, o que particularmente não é o que eu espero. O melhor seria resolver tudo em primeira instância. Desta forma, enquanto isto não ocorre, o Booking está ganhando tempo na minha causa devido aos prazos do Nubank.

Considero hoje que existam duas tratativas a serem feitas com o Nubank, a primeira é solicitar, através dos itens que venho mostrando e enviando, uma ajuda e atenção diferenciada ao caso, tendo em vista os valores envolvidos.

A segunda seria a reabertura da conta, mas infelizmente esta eu confesso que não considero realizar. As barreiras que o digital derrubou são incríveis, mas as barreiras que podem ser impostas a nós de forma bem simples, também são incríveis.

Espero ansiosamente encerrar tudo isto.

2 curtidas

Oi, Nicolas.

Reconheço que para mim é muito fácil falar, não tendo sido eu a vítima. Realmente notei que o golpe foi muito bem elaborado, mas se eu puder deixar uma dica aqui em relação a este ponto para aumentar o seu alerta:

Na verdade não era, mas aparentava. O que conta realmente como domínio no link é o que está mais à direita da primeira parte que vem depois do "https://", logo antes da próxima "/". Assim, o domínio, na verdade, é uk-card-update.com. Na hierarquia da nomenclatura dos sites, no endereço completo que te passaram, booking é um subdomínio deste domínio uk-card-update.com, e com isso o golpista deu um jeito de o endereço aparentar fazer parte do booking.uk, além de criar ali um site falso com toda a identidade visual do booking. Reconheço que foi muito bem elaborado e qualquer um, se não estiver muito atento e se não tiver uma noção básica dessa hierarquia na nomenclatura, está sujeito a clicar. Tirando esse aspecto do endereço, tudo parece realmente dar um ar de legitimidade.


Sobre o prazo, não sei até que ponto o Nubank tem qualquer influência, entendo que o Nubank repassou as informações que você forneceu, mas o processo corre com a Mastercard. Acho eu.


OK. Também acredito que você tem elementos suficientes para que a disputa via Mastercard lhe seja favorável, mas é bom saber que o Booking não está se esquivando da responsabilidade neste caso. Menos mal…


Sigo na torcida para que consiga resolver rapidamente :crossed_fingers:

12 curtidas

Grato Fernando pelas palavras e também pelo esclarecimento, vale um estudo em cima desta questão da hierarquia do site também.

Agradecido!

5 curtidas

Sim, esse prazo é da Mastercard, o Nubank (ou qualquer bano/instituição) só serve de meio de campo na contestação:

Vc contesta a compra :arrow_right: a instituição do cartão repassa pra Mastercard :arrow_right: a Mastercard faz o processo interno deles pra esses casos :arrow_right: ao finalizar o processo, informa o resultado à instituição :arrow_right: a instituição informa o resultado (posistivo/negativo) ao cliente

Acho q o Nubank é o unico (realmente não sei se tem em outros, se tem foi um dos primeiros) q oferece esse crédito de confiança enquanto o processo ainda está em análise

@Nicolas_Costa Espero q sua situação se resolva o mais rápido e da melhor forma possível

15 curtidas

Obrigado Lorena! Estou na torcida!

4 curtidas

Compartilho dos sentimentos dos colegas em relação ao Nicolas. Hoje, minha principal instituição financeira é o Nubank. Se algo semelhante acontecesse comigo, eu ficaria completamente sem chão.

O Nubank possui diversos mecanismos de segurança e sempre me proporcionou um excelente atendimento. Esse golpe de phishing foi realmente bem elaborado, e o depoimento do Nicolas é extremamente importante para conscientizar toda a comunidade de clientes do Nubank a ficar mais alerta. Um golpe desse tipo poderia ter acontecido com qualquer pessoa, até mesmo com alguém com bom conhecimento técnico em TI, que poderia, desatento, acreditar em uma página fraudulenta.

Eu costumo sempre utilizar os mecanismos de segurança do Nubank, e uma função do cartão de crédito que poderia ter ajudado o Nicolas é a opção de definir o limite do cartão (aumentando ou reduzindo). Normalmente, eu mantenho um limite de até R$ 500,00 disponível e, caso precise fazer uma compra de valor mais alto, aumento o limite naquele momento. Isso não teria evitado o golpe, mas certamente teria reduzido os danos causados.

Lamento profundamente pelo que aconteceu, Nicolas! Espero que tudo se resolva da melhor maneira possível.

PS: Recomendo que, antes de recorrer à Justiça, você busque outros canais de atendimento, como a ouvidoria, o site “Reclame Aqui” e o “consumidor.gov”.

Abraços

12 curtidas

Muito obrigado pelas palavras Jonas, pela indicação do consumidor.gov também, espero que tudo se resolva da forma mais tranquila e simples possível.

E também que de fato este relato inteiro e debate sirva de ajuda para todas as pessoas!

Abraços

3 curtidas

Li todas as mensagens do tópico. Fiquei impressionado com o seu caso. Eu procuraria o Procon em primeiro lugar. Até mesmo porque o atendimento do Nubank foi precário e robotizado. Justamente a instituição que diz defender a humanização, a diversidade e aquelas outras palavras da militância.

E apesar de tudo, depois disso, eu não abriria uma conta em banco físico. As pessoas estão muito frias, seja à distância ou pessoalmente, sobretudo nas empresas. É onde mais existe falsidade. Somos enganados cara a cara.

Enfim, boa sorte.

3 curtidas

Oi João, complicado, estou usando todos os meus recursos, sobre os bancos físicos também concordo, não acho que serão completamente diferentes, mas a facilidade com que o mundo digital nos inclui ele também nos exclui, hoje em dia ainda é muito mais fácil me evitar através de um chat, email ou ligação do que fisicamente dentro de uma agência…

A sensação de impotência gerada pelos meios digitais são muito fortes, uma ligação não atendida, um email mal respondido, não há nada a fazer a não ser tentar de novo parece não é verdade? Seguimos na luta obrigado pelas palavras forte abraço!

3 curtidas

Boa noite Alexandre, tudo bem?

Ainda sem um retorno final do Nubank, ontem fui obrigado a pagar a minha fatura pois venceu, R$ 13.000,00 de prejuízo e tristeza… Fazendo o que posso aqui para este próximo mês dar tudo certo financeiramente.

Quando houverem novidades vou postar por aqui, não deixarei este tópico sem um desfecho…

Abraços,

6 curtidas

Bom dia pessoal, conforme prometido aqui estou para dar desfecho a esta história.

Semana passada dia 21/08 ao entrar no app do Nubank para ver o status das minhas compras vi que estavam como “Disputa Finalizada”, pesquisei e vi que significava que o estabelecimento havia concordado com o estorno, me senti aliviado já de imediato apesar do valor não constar como crédito na fatura ou ter recebido alguma mensagem do Nubank.

Fiz contato via email para o meajuda@nubank.com.br informando a minha conta bancária para a transferência do valor pois como não possuo mais conta ativa não seria possível receber o estorno pelo Nubank.

Ontem dia 29/08 recebi o valor completo das compras realizadas no golpe, incluindo o valor de IOF diretamente na minha conta do Santander!

Enfim, tenho ainda uma parcela pequena para pagar em Setembro no Nubank, mas após isto encerro as minhas atividades.

Em resumo, é uma pena que tudo tenha acontecido desta forma, se houvesse um atendimento mais humano eu poderia estar com a minha conta do Nubank normal e aguardando este período até o fim da contestação das compras, mas infelizmente o mundo computadorizado e os “procedimentos padrões” geram barreiras injustas para as pessoas.

Atualmente não tenho a intenção de retornar ao Nubank, fui bem acolhido no Santander mas deixo de conselho que não morro e nem morrerei de amores por nenhum banco daqui para a frente, manterei uma reserva de emergência financeira em mais de uma instituição financeira em caso de alguma situação parecida ocorrer novamente. Todo o cuidado e prevenção é pouco, o dinheiro confiado a qualquer instituição financeira deixa de ser própriamente “seu” e quase passa a ser “nosso” quando analisamos as entrelinhas de contratos.

Por fim, a criptografia financeira (Criptomoedas) está aí por algum motivo, evoluções e revoluções surgem no mundo todos os dias e nunca são por acaso.

Agradeço de coração a todos que participaram e de alguma forma se solidarizaram com o ocorrido, forte abraço e tudo de melhor para todos vocês!

10 curtidas

@Nicolas_Costa,

Fico feliz que tenha conseguido reaver os valores. Sinto muito que não tenha tido o atendimento com a dignidade que merecemos, acho a crítica super válida sobre o mundo, por vezes cruel, em que estamos vivendo atualmente, e temos que aprender a navegá-lo e nos proteger.

:point_up_2: Mandou super bem aqui. Aprendizado e maturidade, e assim vamos navegando… :wink:

Obrigado por voltar aqui pra dar um fechamento nesta história.

Tudo de melhor pra você também!!

9 curtidas

Pode ser demorado essa tramitação, pelo menos a sensação de que sua reivindicação tornou-se uma solução é excelente para a NuCommunity.

Fica o alerta ligado para todos da comunidade, sobre a quantidade de brechas que existem para explorar a segurança da experiência de compra virtual. Ainda bem que a solução chegou. :white_check_mark:

4 curtidas

Olá, estou passando pelo mesmo problema. Caí no golpe do booking e foi lançado na minha fatura 4 mil reais. Em menos de 10 minutos eu ja estava no chat do nubank avisando do golpe e pedindo o cancelamento urgente dessa compra. O atendente disse que havia feito o cancelamento e o estorno apareceu na fatura. Porem 2 dias depois esse valor foi relançado na minha conta. Entraram com uma nova disputa mas estou desesperada pois da primeira vez ja nao concluiu. Alguma luz pra me dar do que posso fazer?

Tambem nao me pediram nenhuma prova do golpe pra realizar a contestaçao eu que por livre e espontanea vontade enviei!

Olá @Rhaiza_Michels. Seja bem-vinda à Comunidade Nubank. Sinto muito por esse problema!

O ideal é que você registre um boletim de ocorrência (você pode fazer virtualmente mesmo) e formalize isso para o Nubank, enviando um e-mail para meajuda@nubank.com.br.

Dê uma lida também nesse guia do SOS Nu, que traz orientações sobre como proceder nesses casos:

SOS Nu: um guia de como agir em caso de golpes, roubos e outras emergências - Fala, Nubank

Espero que dê tudo certo! :pray:t3:

11 curtidas