Nubank colocou bloqueio de printscreen no aplicativo todo!

Eu também utilizo print pra isso, verificar as atualizações dos rendimentos da caixinha

3 curtidas

Sempre tirei print de algumas transações específicas do meu cartão de crédito para pedido de reembolso na minha empresa até o mês passado. Com o bloqueio, não consigo mais fazê-lo e segundo o próprio atendimento via chat do Nubank, não existe uma outra solução ou opção de geração do comprovante.

Depois de conversar com mais de 3 atendentes, que infelizmente apresentaram descaso ou dificuldade de leitura/interpretação de texto, no qual enviaram como opção a ‘‘solução’’ pronta em texto de comprovante da área de conta e não de cartão de crédito diversas vezes, chegou-se a conclusão que não tem o que fazer e basicamente tenho que aceitar isso. Claramente, eles não estão preparados para responder os clientes diante de uma mudança recente que foi planejada sem levar em consideração necessidades básicas do dia a dia dos clientes.

Como se não bastasse, além do fato de perder o meu reembolso e ter que arcar com uma dívida que não deveria arcar, acabei tendo que gravar a tela do atendimento chat com outro celular para conseguir fazer a reclamação no Banco Central, pois o chat não fornece protocolo, não envia o histórico da conversa por email e, claro, não é possível mais tirar print da tela. O que, consequentemente, acaba sendo uma brecha de segurança, intuito primário do bloqueio sem planejamento adequado do banco.

Uma piada. Literalmente.

13 curtidas

Desculpe, essa foi de longe uma das piores implementações que o Nubank fez em seu aplicativo.

Entendo que segurança vem em primeiro lugar, mas um print não impede de uma pessoa transferir dinheiro da sua conta e utilizar para outros fins.

Bloquear o print dentro do aplicativo afeta (e muito) a vida de muita gente que depende disso para usar, por exemplo, como comprovante.

Meu cartão é utilizado por mim e minha mãe, preciso tirar print para enviar as compras realizadas para conferência. Outra questão é que uso o mesmo cartão para fins do trabalho e necessito tirar print para comprovar o uso.

Agora me diz, o que esse bloqueio ajuda? Absolutamente em nada!

O mais irritante disso é que o Nubank nem ao menos gera uma fatura em PDF para você visualizar as compras, o que complica totalmente a vida de quem depende disso. Utilizo 6 outros aplicativos de bancos no meu celular e em nenhum tem esse bloqueio.

Disponilize uma opção e permita que cada um decida o que é melhor para si, essa é a ação correta, não forçar todos a usar algo que atrapalha mais do que ajuda.

9 curtidas

Até hoje eu usava o print para enviar uma lista de pagamentos para terceiros. Agora preciso entrar em cada um dos pagamentos e enviar individualmente.

De fato, impedir print e não permitir opt-out é um erro.

6 curtidas

Entendo a questão da praticidade, e acho que o Nubank deveria trazer uma solução inteligente para compensar o bloqueio do “print”, mas acho que cabe a reflexão: o comprovante individual é o único que permite a verificação de autenticidade, pois traz o registro do ID da transação. Se a relação é de confiança e dispensa a confirmação de autenticidade, até que ponto o envio do print é algo realmente necessário?

Reitero que não estou debochando do problema colocado, entendo que é autêntico. Apenas coloco para reflexão que os aspectos de praticidade têm menos peso na questão de segurança que os aspectos de necessidade.

Mas concordo: há de haver uma solução simples (e o Nubank costumava ser bom nisso) que traga praticidade equivalente à que era possível usando o print, sem que isso implique em uma piora da segurança.

9 curtidas

Pois é. Pediram print de um monte de coisa e não consigo atende los devido o block dos prints criado pelos próprios.

6 curtidas

É estranho te pedirem print de qualquer parte do app, eles sabendo que não é possível, não consigo entender

9 curtidas

Não faz sentido algum mesmo @Edvan_Cds !

13 curtidas

Completamente surreal um negócio desses. Sem opção pra desativar, sem aviso prévio, sem método alternativo. Essa equipe de produto parece que não sabe que trabalha em um banco.

Não consigo mais operacionalizar nada relacionado à reembolso e comprovação de pagamento pra empresa. Parece piada, mas realmente vou ter que trocar de banco só por isso, eu preciso disso pra trabalhar.

Nunca vi um banco que não tenha opção de comprovante de pagamento, só startup mesmo pra rolar uma coisa dessas.

4 curtidas

Também não gostei da nova atualização que bloqueia as capturas de tela.

Esse tópico já tem dezenas de reclamações de usuários ativos do Nubank que não gostaram do bloqueio total de ‘captura de tela’ / ‘print’ dentro do aplicativo.

Caso algum funcionário da empresa esteja lendo este tópico, por favor, nos dê alguma resposta de quando um possível bloqueio parcial dos prints ou uma volta total dos prints no aplicativo virá.
Ou, pelo menos, uma confirmação que a empresa está tomando ciência de que diversos usuários estão enfrentando problemas com essa atualização.

7 curtidas

Essa atualização está realmente atrapalhando mais do que ajudando. O Nubank já não tem um comprovante de pagamento de compras feitas no crédito muito útil (sejamos sinceros, não tem muita informação) e agora também impede o printscreen desse comprovante ou da fatura. O que os usuários devem fazer quando precisam enviar a alguém/alguma loja o comprovante da compra? Eu, por exemplo, estou com um problema com uma instituição que realizou duas compras equivocadas no meu cartão e simplesmente não consigo enviar um comprovante de que as compras foram feitas. Devo enviar meu celular por correios para eles?

7 curtidas

Eu acredito que vão implementar esse histórico com informações ao enviar extrato via e-mail

1 curtida

Concordo colega, já que a empresa bloqueou total o printscreen no aplicativo. No mínimo, deveriam colocar uma opção para exportar um extrato para cada compra feita no cartão de crédito e no cartão de débito também.

10 curtidas

É louvável a preocupação do banco com segurança, mas será que ele não percebem que isso também traz transtornos para os clientes. Como posso enviar um comprovante das parcelas já pagas de um empréstimo que fiz em meu nome para outra pessoa? Como tirar dúvidas entre amigos sobre o funcionamento do app, à distância? Como mostrar que o dinheiro do salário já caiu para um amigo ou esposa? Não é porque bandidos fazem uso desse recurso para aplicar golpes que os clientes, pessoas de bem, precisam ser prejudicados. Os marginais encontrarão outros meios de fazer o que fazem, mas qual a alternativa pra os clientes? O banco não pensou nisso?

4 curtidas

Também apoio. Bastava conscientizar os clientes leigos no tema.

Realmente, é uma decisão que não dá para entender.

1 curtida

Sem mencionar que os próprios atendentes do Nubank em algum momento pedem print de algo e não tem como…
Foi o meu caso :clown_face::clown_face:

5 curtidas

Péssimo esse bloqueio de print. Deveria ser opcional nas configurações e o usuário que liberar o print precisa confirmar que está ciente dos riscos.
Ainda que pode informar o erro ou o que está acontecendo para o suporte do nubank, há casos onde precisa compartilhar com alguma outra empresa para correção de reembolso etc. Principalmente se há taxa ou algo semelhante que é necessário confirmar. Se o Nubank precisa implementar o bloqueio nesse nível, poderia, no mínimo, disponibilizar a opção de compartilhar transações de compra feitas em cartão de crédito e a descrição de contas com IOF e afins.
Não ter como comprovar o quanto foi recebido e enviado de reembolsos por não ter como compartilhar ou printar a tela é um absurdo. Ainda mais quando o próprio nubank se recusa a resolver o problema e direciona você a entrar em contato com o estabelecimento, que por sua vez pede o comprovante e se torna um ciclo infinito onde o cliente é o único no prejuízo.

4 curtidas

Esse bloqueio de print pode ajudar a proteger mais ainda os nossos dados do app. Mas eles ainda deixaram a opção de compartilhar o comprovante de transferência, que fica disponível quando finalizamos a operação.

4 curtidas

Sim, mas não estou falando sobre transferências. Estou falando sobre compras como um todo. Por exemplo compras internacionais e a descrição de taxação e imposto. Existem outras situações que não são transferências/pix, logo não tem essa mesma comprovação. Principalmente com o caso de reembolsos.

3 curtidas