"Nubank é uma empresa para daqui 20, 30, 40 anos"

Acabei de assistir a Live da Cristiana Junqueira (Co-fundadora do Nubank) que rolou no TikTok e ela confirmou exatamente tudo o que venho publicando há dias aqui na comunidade. Visto isso, acredito que seja interessante compartilhar meu ponto de vista.

Como eu não sou nenhum especialista em finanças, vou me basear no conhecimento de reportagens e especialistas da área.

Nubank é uma empresa para daqui 20, 30, 40 anos.

De longe, essa foi a afirmação que mais me chamou atenção, pois mostra claramente qual é a visão da empresa.

Todo mundo aqui já está cansado de saber que o Nubank está no prejuízo e seu concorrente lucrando. Mas, o que algumas pessoas parecem não entender é que a estratégia do Nubank é exatamente criar um relacionamento sólido com seus consumidores, o que resulta em não dispor de um capital aberto e lucro imediato.

Com a chegada do PIX, é um grande passo para a inexistência do dinheiro físico como conhecemos hoje.

Por exemplo, há muitos clientes desejando o saque gratuito nos caixas eletrônicos. Entretanto, a Cris deixou bem claro que é tudo uma questão de prioridade. Entre elas está a inovação.

Logo, não faz sentido algum a empresa gastar tempo, dinheiro e recursos voláteis a ponto de solucionar um problema que logo deixará de existir simplesmente com a mudança dos hábitos do consumidor, como essa questão do saque sendo dinheiro físico deixará de existir. Até porque hoje já é possível ficar totalmente independente desse recurso.

“Ah, mas Lucas, eu tenho essa necessidade agora, não depois”.

Eu entendo isso. Nesse caso, o Nubank estará sempre de portas abertas te aguardando. Eu mesmo nem sei quando foi a última vez que precisei ir até um caixa eletrônico sacar dinheiro. Com tantas opções de carteiras digitais e facilidade tecnológica essa função está sendo sustentada apenas por aqueles mais conservadores.

Vários produtos que estão pedindo para nós ainda estão bem distantes de acontecer.

As pessoas muitas vezes associam quantidade a um produto de qualidade.

Se o o limite/rendimento é maior, se tem mais produtos disponíveis etc, automaticamente viram sinônimos do Nubank estar atrás da concorrência, o que por si só não faz o menor sentido visto que a companhia abriga mais de 20 milhões de clientes. Caso contrário, poderíamos dizer que o Nubank seria o pior “banco”.

Mas lusca, o nibink num íii um banquiiiiiii.

Tá, tá, tá, chega, próximo. Não é, mas direto vejo comparações aqui com bancos. E calma, não vejo problema algum nisso. A questão é usar tais comparações como justificativa de dizer “AAAAH, NUBANK TÁ ATRÁS DOS CONCORRENTES KKKK”.

Menos é mais.

Recentemente terminei de ler um livro chamado “Menos é Mais”, da Francine Jay. E cara, isso bate exatamente a filosofia da empresa de que fazer MENOS COM MAESTRIA é muito melhor do que fazer muitos produtos/serviços e acabar ficando porco.

E olha… há dezenas de bancos por aí que estão copiando e colando produtos sem grandes diferenciais, colocando em seu portfólio porque sabem que é uma forma de ganhar dinheiro fácil em cima dos clientes.

Quando a Cris diz que é uma empresa para o futuro, não significa que a mesma deixará de prestar soluções imediatas, mas isso precisa ser bem feito e obviamente é necessário muito estudo e trabalho, resultando assim um longo prazo para trazer resultados.

E sim, eu sei que tem aquela questão de “ah, mas quanto mais tempo se passa em uma empresa que está recebendo investimento mais difícil fica vendê-la”, mas isso será tema para um outro tópico já que esse ficou bem extenso.

Em pequenos passos, a empresa vêm trazendo grandes mudanças no modo como entendemos o dinheiro, a ponto dos grandes bancos seguirem seus passos com inúmeras contas digitais (mesmo que mal formuladas).

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Eu pensei várias e várias vezes ir pra banco inter

Maissss ainda tô aqui pelo fato de nunca me dar dor de cabeça , sempre funcionou corretamente sem problema algum, ele cobra taxa ? Sim cobra taxa mais são poucas vezes q precisei, fora q dps dessa pandemia mais lugares ainda possuiram máquinas pra passar cartão , e com esse novo pix muita coisa vão mudar pq quem é q n quer a grana na hora na conta né ? Kkkk aí mercados , drogarias , lojas e várias várias vão entrar nessa também

Estão de parabéns, eu até já imaginava q n tinham tirado a taxa do saque ainda pelo falo de esperar o pix kkkk eu sabia disso kkkkkk

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Vamos aguardar para ver como será o PIX e a adesão dele. Torço para que o uso do dinheiro seja do modo como mencionou, mas nem tudo é para todos.

Assim como existem tecnologias como apple pay, samsung pay e google pay - facilitando nossas vidas - muitas pessoas não utilizam.

Não é porque a tecnologia existe que logo todos a utilizarão. Então saques em dinheiro continuarão existindo ao longo dos anos, assim como já acontece com os cheques. Apesar de muitos - ou até a grande maioria - não utilizar, conheço pessoas que trabalham com eles, comprando produtos à prazo pre-datando os pagamentos para 30 ou 40 dias. Fazem isso com grande frequência.

Conheço pessoas que recebem o salário através da conta salário e, ao invés de deixar o dinheiro no banco, no mesmo dia que recebem já vão sacar. Algumas delas já sacam o valor todo. Eles não vão deixar de sacar só porque lançaram o PIX.

Então são produtos diferentes para públicos diferentes.

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Exatamente. Não só você, como eu e muitos outros também aderiram o Nubank especialmente pelo péssima qualidade dos serviços de outros bancos. É uma questão de tempo até perceberem a grandeza dos pequenos detalhes que só a empresa traz.

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O fim do dinheiro físico é um ótimo assunto e sempre rende bons debates:

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Seu comentário é um ótimo ponto.

Como várias autoridades na área de finança já estão dizendo, é algo bem sutil e simples. Na práitca para clientes do Nubank, nada vai mudar, pois de certa forma já tínhamos isso aqui. É uma tecnologia fundamental para o perfeito funcionamento do recurso de pagamentos via WhatsApp, em razão de deste meio precisar que a transação seja instantânea.

Entretanto, o fato é de que sim, o dinheiro físico está com os dias contados. Não é porque ainda exista uma parcela de pessoas que usam tais recursos físicos que eles continuarão existindo. O melhor exemplo disso são as locadoras de filmes: ainda tem pessoas que possuem aparelhos de DVD, e ainda até existe uma ou duas locadoras pequenas na sua cidade, mas não são produtos escalonáveis por ter um público-alvo demasiadamente pequeno hoje em dia. Vão durar apenas quanto houver alguém da família interessado em mantê-las ativas. O dinheiro físico está caminhando para esse mesmo caminho. O talão de cheques então, quase obsoleto.

Por essa e outras razões, nos próximos anos já não veremos mais essa necessidade de sair correndo no caixa eletrônico para sacar o dinheiro da sua conta salário. Até porque isso já está começando a acontecer, então não importa muito que são públicos diferentes visto que em breve terão quase a mesma necessidade.

Uma citação que esqueci de mencionar da Cris define bem isso:

Durante a pandemia diversos idosos abriram conta conosco e olha que eles são o tipo de público que não estão acostumados com contas digitais.

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Eu sou totalmente a favor do fim do dinheiro físico, uso cartão pra tudo e odeio fazer saques, nem lembro quando foi a última vez que saquei.
O único motivo que ainda me obriga a andar com alguns trocados, é ter dinheiro pra pagar o borracheiro quando, fura o pneu do carro ou da moto.
:see_no_evil:

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É um bom debate rs. Eu realmente também nem lembro mais quando precisei fazer um saque. Tanto é que hoje minha carteira cabe apenas minha CNH e dois cartões. \o/

A situação da pandemia também pode ter contribuído de alguma forma para as pessoas darem preferência ao uso de meios digitais visto que o dinheiro é algo extremamente sujo, não?

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Coincidência, mas tô exatamente desse mesmo jeito, com exceção do dinheiro pro borracheiro, kkkkkkkkkkkkkkkkk. :+1:

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Sou desse time também! :handshake:

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sou favor do fim do dinheiro tbm ponto. Mais esse processo levará anos para acontecer …pois tem que alcançar todas as comadas da sociedade e regiões do país …onde os recursos básicos são ainda precários quanto ao mais internet para favorecer essa inclusão nesse novo sistema!!! mais com otimismo espero que der tudo certo e que todos sem exceções usufruam desse maravilhoso recurso!!!

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Acho que isso será um longo processo, a pandemia veio para expor dados que muita gente dentro da “bolha digital” não percebe, enquanto alguns reclamam que o Nubank não tem suporte a carteiras digitais outros nem conta em banco tem.
Gosto muito dessa visão de longo prazo que o Nubank tem, mas as coisas mudam muito rápido, acho que alguns recursos básicos já poderiam ter sido melhorados/adotados (por exemplo: o cofrinho divido por metas), para mim o C6 é o banco que mais está saindo na frente no quesito inovação.

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@Astro bom, particularmente acredito que de fato o Nubank está atrás dos concorrentes em muitos aspectos, na verdade, inovação é algo que o Nubank tinha, mas aparentemente já não tem mais, por exemplo, a última “novidade” do Nubank que foi anunciada foi a opção de descadastramento de emails e…sendo franco agora…como cliente eu fiquei até ofendido em apresentar isso como uma novidade… Eu saí de um banco após 9 anos de conta e vim pro Nubank que se tornou meu banco principal por 1 ano, fazia questão de amplamente divulgar o Nubank a todos os meus amigos, porém, hoje eu vejo que não compensa mais devido existir outras opções muito mais interessantes no mercado, pra mim o Nubank parou no tempo. Eu mantenho a conta unicamente por ser gratuita, ou seja, desses 20 milhões de clientes há muitos que, como eu, já não usam o Nubank como conta principal, mas apenas como uma conta reserva, de emergência e olhe lá, só não fecham a conta por ser gratuita e olha que no meu caso ainda ocorreu de ganhar mimos, recebi carta escrita a mão de uma xpeer, já dei entrevista pro Nubank, já tive sugestão aplicada ao app, tenho um bom limite no cartão, já dei presentes e mandei cartas a membros da comunidade como um xpeer honorário, mas a real? Tudo isso foi muito legal e tal, mas no fim pra mim é apenas um serviço, a partir do momento que deixa de ser vantajoso ou menos interessante eu passo a utilizar outro serviço, tanto é que um certo banco digital tornou-se meu banco principal. Eu estou na comunidade praticamente desde o primórdio e vi muitos membros que eram super engajados, usavam o Nubank como conta principal e hoje, assim como eu, mal usam o Nubank, fica na gaveta.

Não sei, mas o pessoal do Nu dizer que o Nubank é uma empresa para daqui 20, 30, 40 anos…sei lá me parece uma análise um tanto irreal, até me atrevo em dizer que é uma análise infundada visto que o mercado está em constante mudança, tudo muda muito rápido, então por prazos tão longos como esses…enfim, acredito que quem não se mexe fica pra trás, exemplos nesse sentido infelizmente não faltam como por exemplo a BlackBerry, Kodak, BlockBuster, a Sony na divisão de smartphones, Orkut, Nokia que morreu e depois voltou, mas como propriedade da Microsoft, a Oi está pra ser comprada, Varig, Avianca, entre muitos outros exemplos.

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Bom, depende o quão longo significa. Algumas previsões estimam que até 2030 o dinheiro físico já tenha deixado de existir, e eu realmente não consigo enxergá-lo lá. Na verdade, eu chuto que vem antes disso.

Concordo em todos os pontos do seu comentário. Tanto é que ando usando o Banco Neon para separar meus planejamentos financeiros de baixo valor por conta do recurso de separação. É bem legal editar a capa, poder nomear etc. Fica bem organizado, haha!

Eu uso bastante o C6 e tenho que admitir que ele é o segundo “banco” digital que mais uso depois do Nubank. Entretanto ainda peca em algo que o Nubank tem de sobra: a relação com o cliente. O atendimento via chat do C6 é simplesmente horrível em vários pontos.

O Nubank está conseguindo sustentar um app extremamente funcional, isso com certeza servirá de base para que seus próximos produtos brilhem ainda mais. Ao se posicionarem como um dos primeiros bancos que ofereceram pagamentos via WhatsApp, eu fico imaginando quais outras boas ideias eles tiveram que deixar de lado para seguir esse caminho.

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Quanto ao papel moeda eu também espero que ele deixe de existir, o quanto antes preferencialmente, no entanto, até lá, é bom deixar uns 50 conto na carteira pra situações de emergência rsrs que inclusive já aconteceram comigo :sweat_smile:

Fico feliz que tenha encontrado outra empresa que lhe atenda melhor. Abraço. :wink:

Concordo, o marketing e atendimento do nubank é o principal diferencial, formou clientes fiéis.

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Eu acho que realmente hj em dia existem diversas maneiras de pagamentos digitais e a tendencia é aumentar, porém acho muito difícil o dinheiro físico deixar dw existir,acho q isso não acontecera tão cedo pois como mencionado a cima apesar de existir o recurso nem todos o utilizam… Eu memso gosto de ter sempre dinheiro físico em mãos mesmo com os outros recursos q tbm utilizo

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Eu achei o atendimento do C6 igual do nubank … Mas eu acabo preferindo o C6 pq tem muitos recursos, o nubank, sem limite bom de crédito, não tem mt vantagem pra mim

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Ótimo ponto, @ClaraSB.

Assim, de modo geral o atendimento do C6 Bank tem se saído bem. Até porque, apesar de usar muito, não tive ainda um problema grave para ver como eles poderiam solucionar. Mas ainda acho que falta aquela “cereja do bolo” para ter relacionamento digno com o cliente. Talvez o sistema do chat impeça isso, que cá entre nós não é dos melhores. Não há como negar que é um bom competidor do Nubank.

Ele também me liberou um limite bem maior, mas aí é relativo de cada um. Limite baixo para mim não é um problema visto que conforme o uso centralizado das despesas tende a aumentar o crédito (entre outros fatores, obvio), mas entendo que isso é um ponto-chave para a grande maioria.

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