Até onde eu sei, e não é muito, a menos que vc tenha uma única conta básica, os bancos ainda cobram uma taxa de manutenção das contas.
Quanto ao PIX recebi uma informação de um grupo de policiais no WApp onde discutiam a facilidade para assaltantes forçarem os usuários, sob ameaça, a fazerem transfer6encias para suas contas.
Alguém sabe mais sobre isso?
@AMartini Rapaz, se um assaltante botar uma arma na minha cabeça, eu faço TED, DOC, Pix, Saque, Transferência Internacional, troco em bala de menta e tudo mais que ele quiser só para preservar minha vida.
Esse tipo de coisa foge completamente do controle do Banco Central, é uma situação atípica. O que é dever deles é garantir a segurança das transações em condições normais.
Pois é eu também !!
Vittoria, está claro que ninguém irá resistir a um assalto à mão armada.
Ja fui vitima de um e conheço o trauma.
Só me ocorreu que, como a transferência será imediata, poderia haver um código secreto que desfizesse a operação depois de algum tempo ou algo parecido.
Claro que não é responsabilidade do Bacen evitar roubos, mas talvez algum proteção adicional ao usuário pudesse ser considerada.
Gostei dessa idéia hein
O problema é que para cada solução criada por um cidadão vai surgir uma espécie de fraude nova. Nesse exemplo que você mencionou, seria muito fácil para alguém de má-fé entrar numa loja, comprar um item via PIX, efetuar a transferência e assim que colocar os pés fora do estabelecimento usar o código secreto para desfazer a operação e levar o objeto “de graça” para casa.
Esse tipo de conclusão vai vir com o uso, será tentativa e erro, só assim poderemos aperfeiçoar o sistema e (tentar) trazer cada vez mais segurança aos usuários.
Verdade, teria que ser específico para caixas eletrônicos (no caso de sequestro relâmpago) e algum meio para comprovação com reconhecimento facial, pois se tratar der um golpe a pessoa fique identificada. Mas é bem complexo mesmo, tem que ser um meio bem inteligente e seguro para todos. Desafiador.
Se o Pix realmente tiver esse esquema de “voltar o dinheiro ao remetente”, dai de nada vai adiantar, vai acabar sendo mais “novo DOC”, pois, do que adianta a transferência ser rápida e pratica se o dinheiro pode retornar a qualquer momento, vai entender essa lógica deles. A galera vai acabar utilizando o Pix e falando “seguinte, tenho que esperar 24h depois da sua transferência pra te entregar o produto”.
Isso, não falei de títulos, mas sobre a inflação mesmo. Isso que nem levei em consideração o IGP-M, que é o certo a se considerar qdo se compara investimentos.
Aí a diferença seria muito maior.
Não disse em relação a títulos, e sim a inflação mesmo.
Seu dinheiro desvaloriza hoje quase o dobro dq a Selic rende.
Em qualquer investimento que tenha o rendimento inferior a inflação você está perdendo dinheiro.
A única diferença é que uns perde mais outros perde menos. Como diria a Presidenta:
- Nem quem ganhar, nem quem perder, vai ganhar ou perder.
Vai todo mundo perder!!!
Acho que a melhor proteção nesse caso é um seguro, assim como carro, mas voltado ao saldo da conta, caso ocorra.
Já tive amigas que precisaram acionar o Seguro Bolsa do itaú e foram felizes com a experiência.
Concordo plenamente, sempre disse isso.
O fato do cartão não ter seguro é um dos principais motivos dele estar jogado na gaveta.
Parece que a alternativa do seguro pode ser expandida para dar alguma segurança ao usuário. Assim a conta teria um limite, digamos 5000, disponíveis para saque imediato, via PIX, coberto por um seguro contra roubo. Valores superiores a este ficariam em outra conta, sem PIX, e seriam transferidas pelo Titular para a conta PIX conforme a necessidade.
Assim o risco de assalto ficaria limitado ao saldo da conta PIX até o limite dos 5000.
Será que funcionaria?
Pois é, frase de muita sabedoria da Dilma kkkkkkkkk
Concordo contigo. Aliás até nem precisaria ser um aplicativo: pelo browser mesmo seria ideal (só que pelo amor de Deus: sem Warsaw!!!), para que possamos fazer ali o que atualmente está disponível apenas pelo celular.
Engrosso o pedido, Nubank!
Concordo simplesmente com tudo que disse, atualmente encaro o c6 bank como o melhor banco digital da atualidade. Ele consegue inovar com coisas boas e bobas. Eles tem grandes diferenciais. O nubank simplesmente parou, ele inova de forma muito lenta. Sem contar que sugestões dadas pelos usuários, que são bobas e fáceis de arrumar não são feitas pelo nubank (ex: usar o guardar dinheiro com tags de nomes). Era um banco para inovar, mas ultimamente, vejo que é um banco que parou no tempo. Tem muito potencial para crescer, mas serviços pequenos que poderia ser feitos, iria fazer um grande diferencial
Sim realmente, precisa evoluir, trazer novas funcionalidades, mas sabemos que a preocupação deles é com outras coisas… Nubank parece até mesmo a Apple demora pra trazer um coisa para o mercado, mas quando trás é perfeito!!!
Puxa vida. Me surpreende alguém falar isso. Concordo que o taggy deles é ótimo.
Mas o app pra mim sempre foi uma grande porcaria.
Mas infelizmente… Os bancos ainda vão cobrar muitas taxas sobre taxas…
O ebanxgo está dando cashback de 5% quando se paga com cartão virtual deles, quando vamos ter essa opção na conta PJ, atualmente eu algo os boletos do meu ecommerce pelo nubank PJ, mas não temos nenhum benefício referente ao cashback! Isso seria mias um estímulo para ter uma conta PJ