O PORQUÊ do Nubank NÃO ser a minha conta principal

@Marcio_Duque, já publiquei minha história por aqui. o problema foi resolvido, recuperei o que tinha na conta. Mas fica aquela sensação de medo, insegurança, sabe?

5 curtidas

“PACTA SUNT SERVANDA”, este é um brocardo do latim cuja tradução é “os contratos existem para serem cumpridos”, e como o colega @ree trouxe, alguns bloqueios decorrem dos termos de uso e do contrato com a Nubank e são realizados para evitar transações fraudulentas… (Na intenção de que o banco não fique no prejuízo, pois vc seria ressarcido no caso de fraude)

Porém, me parece que os bancos e instituições financeiras digitais, não sei por qual motivo, deixam seus sistemas de detecção mais sensíveis do que as instituições tradicionais.

E sim, o meio de comunicação deveria melhorar, esses dias pedi uma mudança de e-mail em um outro banco e eles me ligaram (não atendi no momento) e me enviaram um sms informando que meu cartão estava bloqueado e que antes de fazer uma compra entrasse em contato com eles.

E não só, a resolução também deveria ser rápida, por telefone caso fosse uma simples checagem ou quando necessitasse de envio de documentação por e-mail no máximo uma hora depois do envio.

Agora essa questão de movimentação atípica é realmente complicada.
Vi um relato uma vez que a pessoa conseguiu um cartão Amex e uns dois meses depois foi comprar uma TV de valor razoável e a compra foi bloqueada, alegaram que era uma transação atípica, e ele respondeu que sim, pois ele não comprava uma TV todo mês.

Já vi várias pessoas aconselharem que ao movimentar um valor alto avisarem a Nubank, mas de fato, realizar esse aviso enquanto que em outras instituições ele não é necessário, vira um empecilho à que se faça a movimentação via Nubank.

5 curtidas

Aqui a mesma coisa…

Ainda não tenho coragem de manter/movimentar valores altos na Nubank e por isso ela ainda não é minha principal conta.

Como já relatado por muitos também nunca tive bloqueios em bancão (nem aqui na Nubank)… mas já tive problemas pela “movimentação atípica “ (em bancão) que foram resolvidos em minutos e não em dias ou semanas.

1 curtida

@ReiJunior Sim! :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Essa justificativa da Nubank de que é por nossa segurança, é parcialmente verdadeira. Só poderia justificar que é para nossa segurança, quando sai dinheiro de nossa conta, de forma “considerada suspeita” ou “atípica”. Não justifica dizer que um dinheiro que entra em nossa conta seja bloqueado por “nossa segurança”. Fica mais adequado dizer que isso só causa insegurança à nós.

1 curtida

Não tem débito automático… pra mim não precisa de mais nenhum motivo para não utilizar como conta principal…

1 curtida

Depende, se o fraudador tem conta no Nubank e aplica golpe, é para a segurança de todos que esse valor ao entrar seja bloqueado.

Assim como uma conta que tem ficado parada durante meses, sem o cliente nem lembrar que existe, e receber um valor alto, podendo levar a crer que tenha sido hackeada e usada para aplicar golpes.

São suposições, podem haver outros motivos, entender como funciona esses mecanismos de segurança não é tão simples.

2 curtidas

Deixe-me ver se eu entendi. SE EU for suspeito de ser um fraudador, então o Nubank congelaria meu saldo, até que se prove o contrário, para a segurança dos demais, Mas NÃO para minha segurança, claro. Eu me sentiria mais seguro se não fosse assim.

1 curtida

Marcio,

Entendo seu ponto de vista, porém, o Nubank tem uma forma de cuidar do seu cliente, protegendo o mesmo de fraudes, golpes, etc.

Esses bloqueios ocorrem de forma automática quando o sistema identifica que houve uma movimentação anormal ao seu uso diário.

A forma de liberação é chamando o pessoal lá no chat, e eles realizam a confirmação de segurança, sendo atualmente uma Selfie, para confirmar que é realmente você que está realizando a transação e não está em uma situação de perigo. Sorte a nossa se outros bancos fizessem o mesmo.

Porém, respeito o seu ponto de vista e ele é válido como qualquer outro! Quem sabe um dia, o Nubank possa aprimorar isso e você (além de outros), voltem a usar a conta como principal.

2 curtidas

Pra isso deve existir uma denuncia, se por exemplo você cria boletos para enganar pessoas vendendo produtos que não entrega, a outra parte vai te denunciar para o Banco pagador, que manda para o Nubank, que fará a devida análise.

E isso vale para qualquer instituição, a CAIXA mesmo já bloqueou a conta de uma lojista que fazia isso, foi um caso do Patrulha do Consumidor, e quando ela justificava não ter dinheiro para devolver, falava do bloqueio, e as clientes confirmaram que fizeram a denuncia para a CAIXA do que ela estava fazendo naquela conta para receber aqueles valores.

Você comprovando que as transferências recebidas de terceiros são legítimas não haverá problema, é pra isso que serve a segurança, analisar o que está acontecendo, não ignorar as denuncias recebidas de outros Bancos por terceiros que transferiram para você.

4 curtidas

No contrato não diz que é necessário existir uma denúncia para haver o bloqueio (cláusula 6.1.5). Basta que a a transação esteja “fora do padrão de uso” ou seja algo atípico. Está mais para funcionário público que recebe o mesmo salário a vida inteira. Eu sou autônomo, e não há um padrão para pagamentos ou recebimentos. Espero que o Nubank aprimore esta cláusula do contrato. Eu dei uma sugestão que está em outro tema.

1 curtida

Você está lendo o contrato do cartão.

A da Conta Nubank é nubank.com.br/contrato/conta/

3.6 Sua conta do Nubank poderá ser bloqueada, sem que seja permitida a realização de nenhuma movimentação, a qualquer momento caso haja qualquer suspeita de inconsistências cadastrais, crimes financeiros, operações fora do seu padrão de uso e/ou utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato, em outras contratações realizadas com Nubank, e/ou na legislação vigente aplicável. Nesses casos, a sua conta do Nubank somente será liberada após o esclarecimento e regularização da situação que motivou o bloqueio.

Basta informar isso no chat que será incluído no seu cadastro essa informação, como autônomo você declarando esses valores para a Receita, facilmente é comprovado a legitimidade do negócio, não tendo problemas com esses bloqueios.

4 curtidas

Sério!?
Eu nunca tive conta bloqueada aqui na NU e por isso não sei dizer… só leio o comentário do pessoal dizendo que demora dias ou semanas para realizar o desbloqueio. E que o meio de contato para desbloqueio é por e-mail. Se o desbloqueio ocorre pelo chat tirando selfie então é prático e rápido!

Vou deixar minha experiência horrível com o sistema de bloqueio, o que me fez perder totalmente a vontade de usar a NuConta além do mínimo.

Meu celular atualizou do Android 9 para o 10 ano passado, e quando fez isso, apareceu uma mensagem de que alguns aplicativos eram incompatíveis e precisariam ser atualizados. E o App do NuBank estava no meio, até aí tudo bem.

Reinstalou e quando fui abrir, pediu para eu autenticar novamente, assim o fiz, passei pelos passos de autorizar o celular, daí fui pagar um boleto da Net e deu que eu precisava liberar as transações.

A partir daí foi um inferno, minha conta foi bloqueada sem nenhuma explicação, tentei falar com o suporte e falaram que ficaria bloqueada por 2 dias porque foi detectado um acesso não autorizado.

Tentei ligar no 0800 e não consegui liberar meu dinheiro, implorei para transferir meu saldo para minha outra conta que usava frequentemente do Bradesco com o mesmo CPF e que tinha dezenas de transferências ao longo do tempo, também foi negado.

Eu me senti um idiota, totalmente refém, sem absolutamente nada para fazer, nenhum lugar para ir, nenhuma forma de provar que eu era eu, nada de documento, nada de nada.

Eu fiquei com tanto ódio que quando liberaram a conta após os dias terem passado, e fui fazer a autenticação com a selfie, eu escrevi um cartaz bem mal educado com foto dos meus cartões dos outros bancos.

Assim que liberaram tudo, transferi meu dinheiro para um banco onde pelo menos tenho uma agência para ir lá resolver situações assim (que em 20 anos de conta, nunca tive nada minimamente próximo).

E logo depois solicitei a exclusão da NuConta, o sentimento de impotência de ter seu dinheiro preso sem ter feito absolutamente nada de errado e ter que aceitar o prazo deles para liberarem e dane-se minhas responsabilidades financeiras me fez ter um ódio enorme e nunca mais confiar meu dinheiro.

Hoje reabilitei a conta, e uso o mínimo possível pela praticidade, mas não confio mais, juntou um pouquinho eu já imediatamente transfiro para outro banco.

Essa é minha experiência. Sei que a esmagadora maioria não teve e talvez nunca terá problemas, mas quando acontece com a gente, fica a experiência horrível e a gente não quer mais passar por isso.

1 curtida