Geralmente costumamos pagar contas fixas avista e, por essa razão, todos os comprovantes podem ser encontrados no extrato da conta corrente ou de pagamentos. Por outro lado, o pagamento desse tipo de conta usando o cartão de crédito tem se popularizado nos últimos anos, visto que é uma alternativa excelente em momentos de aperto financeiro.
Embora o uso do cartão para pagamento de contas de consumo recorrente, como água, energia, telefone, internet, etc. seja uma mão na roda, também apresenta uma desvantagem para aqueles que gostam de manter os seus gastos bem-organizados. Pois elas aparecem no extrato do cartão de crédito e não da conta bancária o que seria mais lógico do ponto de vista do controle.
Para contornar esse incômodo sugiro ao Nu que, ao invés de efetuar uma única operação de pagamento, quando o cliente efetuar o pagamento dessas contas, faça duas operações de maneira automática. Uma de converter limite, transferindo o dinheiro para a conta bancária e outra de efetivo pagamento da conta de consumo com esse valor.
Desse modo, o cliente terá o controle dos pagamentos de todas as suas contas de consumo dentro do extrato da conta bancária e não do cartão de crédito. Já que se torna muito trabalhoso você buscar um comprovante de uma conta antiga e ter que pesquisá-lo em dois extratos, por não se lembrar se pagou no crédito ou no débito.
No meu caso especificamente, costumo pagar no débito, raras vezes preciso recorrer ao cartão, mas quando tenho que encontrar um comprovante específico encontro dificuldades por não lembrar qual o método usei para pagar a conta recorrente. Adotando o padrão aqui sugerido evita-se esse problema.