Parada da dedução: como transformar despesas em economia?

E aí, NuCommunity? :waving_hand:t5:

Nesta parada do nosso Expresso do Imposto de Renda, o foco é simples: como transformar gastos do dia a dia em alívio no bolso na hora de declarar?

Educação, saúde, dependentes… algumas despesas podem reduzir o imposto a pagar ou até aumentar sua restituição. Mas será que você sabe o que realmente entra nessa conta?

Aqui vai mais uma enquete no estilo verdadeiro ou falso pra testar seus conhecimentos sobre deduções:

1. Gastos com faculdade e escola infantil ajudam a reduzir o IR.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Despesas médicas têm teto de dedução no IR.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Incluir um dependente reduz o imposto automaticamente.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Um carro comprado pode diminuir o que você paga de IR.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. O limite de dedução com educação é de R$ 3.561,50 por pessoa.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante

Vote e conta pra gente: quais dessas deduções você já aproveitou (ou pretende aproveitar) na sua declaração de 2025?

11 curtidas

Desconto simplificado. :expressionless_face:

8 curtidas

As deduções que aproveitei na declaração de 2025, foi as:

2. Despesas médicas têm teto de dedução no IR.

9 curtidas

Esse ano optei pelo desconto simplificado.

7 curtidas

Eu não faço nem ideia de por onde começa uma declaração de IR :joy: e nenhum link que me passam ajuda. Sorte (ou não) que não preciso declarar.

5 curtidas

E aí, NuCommunity?

Se você respondeu à nossa enquete sobre deduções, agora é hora de conferir o que pode (ou não) transformar suas despesas em economia na declaração de 2025:

1. Gastos com faculdade e escola infantil ajudam a reduzir o IR.
    :white_check_mark: Despesas com educação básica, técnica e superior podem ser deduzidas, até o limite de R$ 3.561,50 por pessoa.

2. Despesas médicas têm teto de dedução no IR.
    :cross_mark: Não existe limite para dedução com saúde. Consultas, exames, cirurgias, psicólogos e planos de saúde (se pagos por você) são dedutíveis integralmente, desde que comprovados.

3. Incluir um dependente reduz o imposto automaticamente.
    :white_check_mark: A inclusão permite dedução de R$ 2.275,08 por dependente no IR 2025. Além disso, você pode incluir gastos com saúde e educação feitos em nome desse dependente.

4. Um carro comprado pode diminuir o que você paga de IR.
    :cross_mark: Carros e motos devem ser declarados como bens, mas não reduzem o imposto, eles só ajudam a explicar sua evolução patrimonial.

5. O limite de dedução com educação é de R$ 3.561,50 por pessoa.
    :white_check_mark: Esse é o valor máximo que pode ser usado como dedução com despesas educacionais em 2025.

Quer ver mais detalhes sobre dependentes, saúde e educação no IR? O Blog do Nubank tem tudo explicadinho aqui.

7 curtidas

Eu não vi esse post… :worried:
Provavelmente eu iria ganhar,mas sabe como é… Tô devendo até o Serasa, o que seria dever o Estado. :saluting_face:

6 curtidas