Pix em 12 respostas

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? :smile:

Semana que vem o registro das chaves Pix estará disponível para todos os nossos clientes! A partir da próxima semana você poderá gerenciar suas chaves, mas muitas outras novidades vêm por aí.

Ainda dá tempo de fazer o pré-registro e conhecer em primeira mão como suas chaves Pix serão no Nubank. Ainda está com alguma dúvida? Veja aqui a resposta para 12 perguntas que apareceram com mais frequência aqui na comunidade:

1 - O que é o Pix?

O Pix é um meio de pagamentos criado pelo Banco Central que vai possibilitar a transferência de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas, e entre diferentes instituições de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana gratuitamente e com segurança.

2 - O que são as chaves?

As chaves Pix são mais uma novidade para trazer mais facilidade e segurança na hora de fazer transações. Elas são como “apelidos”, utilizados para identificar e representar a sua conta na hora de enviar ou receber um Pix. Com as chaves, você poderá usar uma única informação para enviar e receber valores.

3 - Sou obrigado a registrar uma chave para usar o Pix?

O registro de chaves para receber ou enviar um Pix não é obrigatório, porém, é recomendado para você ter a melhor experiência. Você vai poder receber um Pix enviando todos os dados da conta para a pessoa que fará a transferência para você (número da instituição, número da agência, conta, CPF e nome completo), da mesma forma que fornecemos quando vamos receber uma TED, por exemplo.

4 - Quantas chaves posso registrar?

É possível registrar até 5 chaves para cada conta que você seja titular, são elas: CPF, E-mail, número de telefone celular e chave aleatória, e para contas de pessoa jurídica, até 20 chaves por conta.

5 - O que é chave aleatória?

A chave aleatória é um conjunto de números, letras e símbolos gerado aleatoriamente pelo sistema do Banco Central que servirá como uma identificação de cada conta.

Ela poderá ser utilizada para o recebimento de transferências via Pix sem precisar compartilhar dados pessoais, como nos outros tipos de chave (CPF, email ou número de telefone celular), e para gerar QR Codes mais seguros.

6 - Eu posso escolher a chave aleatória?

Não será possível escolher a chave aleatória, pois ela é gerada automaticamente pelo sistema do Banco Central para te dar mais segurança. Assim que a chave aleatória for gerada, você pode mostrar o QR Code para a pessoa que vai te pagar, ou gerar um código de pagamento e enviar para ela. É bem parecido com a experiência da função “cobrar” que temos hoje no app do Nubank.

7 - O Pix será gratuito?

O envio e recebimento de valores via Pix será gratuito para pessoas físicas em todas as instituições. Aqui no Nubank, também será gratuito para pessoas jurídicas, mas neste caso, ficará a critério de cada instituição.

8 - Quando vou poder transferir e receber valores via Pix?

O envio e recebimento de dinheiro via Pix estará disponível para todo mundo a partir do dia 16/11/2020, mas antes disso têm outras datas importantes:

  • De 03/09/2020 a 05/10/2020: Pré-registro de chaves aqui no Nubank
  • 05/10/2020: Início do registro das chaves no sistema do Banco Central

9 - Posso editar ou excluir as chaves que já fiz o pré-registro?

Se você quiser, pode cancelar o pré-registro das chaves entrando em contato conosco pelos canais de atendimento. Se não, a partir do dia 05/10 vamos confirmar o seu pedido de registro e depois disso, você poderá gerenciar suas chaves diretamente pelo aplicativo. Você vai poder editar, excluir e visualizar todas as chaves que registrou com sua conta do Nubank.

10 - Será possível realizar a portabilidade de salário utilizando o PIX?

Hoje, a portabilidade de salário é feita automaticamente via TED. A instituição onde você recebe seu salário poderá fazer a mudança para o Pix, mas por enquanto, isso depende dela fazer essa mudança.

11 - Qual é a melhor chave para o Pix? E a mais segura?

Não há uma chave melhor do que a outra, cada chave tem sua vantagem. Você pode usar dados como seu telefone e email para receber transferências de pessoas que você conhece, e usar a chave aleatória para cobrar quem não conhece. Tendo mais de uma chave cadastrada com a gente, você pode decidir qual usar em cada momento para sempre receber na sua conta do Nubank.

12 - Só vou conseguir receber através do Pix se outra pessoa também tiver uma chave Pix?

A chave serve como um apelido que facilita o envio do Pix, tanto para quem recebe quanto para quem envia, mas usar ou ter uma chave não é obrigatório. Mesmo se a pessoa que está te enviando um pagamento não tiver uma chave registrada, o Pix vai funcionar como fazer uma TED ou um DOC - a pessoa pode usar os dados bancários de agência e conta normalmente.

E aí, vocês estão animados para fazer/receber o primeiro Pix? Eu estou super!!

Um beijo e até a próxima! :purple_heart:

68 curtidas

@Larissa_A obrigado por detalhar sobre o tema. :clap::clap::clap:

3 curtidas

Excelente explicação @Larissa_A muito obrigado!! :purple_heart: :black_heart:

4 curtidas

Parabéns pelo tópico @Larissa_A :rose:

Minha dúvida ainda é o gerenciamento dessas chaves.

Se eu cadastrar as 5 chaves em diversas contas de diversos bancos, como saberei qual conta cadastrei meu CPF , por exemplo?

Sem falar nas chaves aleatórias! :man_facepalming:t3:

Terei que montar uma tabela das chaves ?

Aguardando a liberação ,pra tirar todas essas dúvidas!

Edit: Acho que essa parte do email que recebi agora do Nubank responde a minha dúvida! :point_down::point_down::point_down:

Um exemplo prático: ao cadastrar uma chave na conta do Banco A, você só precisa passar essa informação para quem for te fazer um depósito. Se o seu telefone for a sua chave da conta do Nubank, por exemplo, seus amigos podem te depositar via Pix tendo apenas seu número de telefone.

:metal::metal::metal::metal:

6 curtidas

Olá Itamar, boa tarde! :blush:

Não é possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

Exemplo: Se você cadastrar o seu CPF como uma chave no Banco “X”, não poderá cadastrar também o CPF como chave no Banco “Y”.

Depois que esse registro for feito no Banco Central em outubro, caso você queira trocar a conta associada a uma de suas chaves, você poderá fazer a portabilidade dela para outra conta. Se preferir, também poderá excluir a chave no aplicativo da instituição onde registrou primeiro, e depois fazer o registro em outra instituição.

10 curtidas

Essa parte ficou bem clara @Larissa_A.:rose:

A minha dúvida era a parte de decorar em qual conta estava cadastrada meu CPF ( por exemplo).

O negócio será fazer uma lista desses cadastros até eu decorar!

De qualquer forma, as informações do seu tópico ajudaram muito! :+1::+1::+1:

Obrigado !:handshake:

:metal::metal::metal::metal:

6 curtidas

Excelente tópico @Larissa_A! Muito informativo! :clap:

Muito boa a iniciativa de mapear as maiores dúvidas da Comunidade! Lembrei de vários posts lendo as respostas desse tópico! :sweat_smile: :wink:

3 curtidas

Provavelmente na interface do Pix que as instituições colocarão em seus sistemas dê pra ver quais chaves estão cadastradas naquele banco. O duro é se você tiver umas 10 contas! :sweat_smile:

Ou algo do próprio BC mesmo para vermos todas as nossas chaves! Quem sabe? :man_shrugging:

4 curtidas

Já fiz até umas anotações em um bloco de notas no celular, com as chaves/contas que já pré cadastrei .

…vai quê…
:joy::joy::sweat_smile::rofl::rofl:

:metal::metal::metal::metal:

7 curtidas

Pense num homem precavido! :sweat_smile:

6 curtidas

Ótima postagem, me esclareceu muita coisa sobre o Pix, embora siga estudando e tentando me familiarizar com essa ferramenta nova!

9 curtidas

Ótimo tópico, Larissa

2 curtidas

Ótimo tópico e bem completo

1 curtida

@Larissa_A coma chegada do PIX vai acabar a ideia de pagar com o cartão virtual NFC?

1 curtida

Olá! :wave:

Por enquanto não temos previsão de lançamento para a funcionalidade de pagamentos virtuais via NFC, mas o lançamento do Pix não exclui essa possibilidade no futuro :slightly_smiling_face:

8 curtidas

Muito obrigado por esse tópico, esclareceu todas as minhas dúvidas!
Fiz o pré cadastro com os mesmos dados no nubank e na minha conta do BB kkkk vai dá merda. :joy::joy::joy:

Pelo que andei lendo, a instituição que primeiro fizer o cadastro das chaves junto ao BCB logrará êxito. No seu caso, poderá ser o Nubank ou o BB.

1 curtida

Quem for mais rápido ganha a corrida! :rofl:

1 curtida

@fabianofreitas bom saber, vlw

@endydealmeida kkkkkkk torcendo que seja o nu.

1 curtida