Problema com o Pix, e agora?

Bom dia, entre em contato via chat com o Nubank para receber a orientação.

10 curtidas

Seja bem-vinda a Comunidade de Clientes do NU.
(Importante entender que nesse espaço somos todos clientes do NU, e as orientações e sugestões são baseadas em experiências pessoais ou relatos de casos análogos relatados)

Considerando que a chave tenha sido um número de telefone, sugiro entrar em contato com o destinatário e solicitar a devolução do valor, que é um procedimento bem simples e comum.

Em caso de negativa, avise-o fará Boletim de Ocorrência e adotará as medidas legais para reaver o valor, ressaltando que não devolver o valor recebido por engano caracteriza crime tipificado como apropriação indébita, com pena prevista de até 4 anos de reclusão.
Vai sair mais barato ele devolver.

9 curtidas

pena que na pratica nao fucione assim pq nossa justica e mais lenta que um poste

1 curtida

Concordo parcialmente contigo, somente em circunstâncias bem específicas.

No caso em questão, o recebedor do valor indevido, não necessariamente irá de apoderar do valor, vez que o erro partiu da remetente, dessa forma a probabilidade de êxito é maior.

A menção ao Boletim de Ocorrência e providencias correlatas, visa, num primeiro momento, desestimular a apropriação do numerário.

9 curtidas

Já recebi 1200 reais por engano de uma pessoa conhecida, fiz o estorno no mesmo momento, o que é o mais indicado. Fica a dica: NESSES CASOS SE RECOMENDA ESTORNAR, NÃO FAZER UMA TRANSFERÊNCIA.

6 curtidas

Você fez alguma ação para tentar recuperar o dinheiro?

Seja bem-vinda a comunidade NC!

4 curtidas

Eu quero

1 curtida

Mandei meu dinheiro pelo pix no banco do Brasil para uma conta desconhecida,essa conta e de uma pessoa que tem a conta nubank, eu tentei cancelar o pix mas infelizmente so pode ser cancelada se for golpe ou fraude mas no meu caso nao foi nenhum dos dois . Fui no banco do brasil e foi isso que eles me disseram e pediu pra entrar em contato com a nubank .
Entrei em contato eles me disserem que nao poderia puxar nome de ninguém pra fazer cancelamento de pix .
E me disse pra me ver se aqui poderia faser alguma coisa .
Pelo amor de deus eu preciso do meu dinheiro.

1 curtida

a chave pix foi celular ?
se foi entra em contato com a pessoa e explica a situação e pede o dinheiro de volta.

7 curtidas

Estou tentando entrar mas o número da pessoa nao tem conta no WhatsApp e tbm tento ligar e pede somente pra deixar recado.

1 curtida

Espera um pouco e tenta ligar mais tarde, ou tenta ligar de outro numero,
manda um sms explicando a situação , e caso não devolva você vai ter que abrir um boletim de ocorencia contra ela, pois é crime ficar com o valor.

Sim, receber um Pix por engano e não devolvê-lo é crime:

• O artigo 169 do Código Penal brasileiro prevê a pena de detenção de um mês a um ano, ou multa, para quem se apropriar de coisa alheia que chegou por erro, acidente ou força da natureza.

Se abrir um B.O ai tenta entrar em contato de novo com seu banco e pede a abertura do MED.

Apesar que ai vai do seu banco avaliar e tentar ou não te ajudar.

9 curtidas

Fiz dois pix para uma pessoa e a pessoa não recebeu e foi descontado da minha conta do Nubank como faço pra resolver ?

1 curtida

Boa tarde, antes vale dar uma olhada no comprovante se os dados estão todos corretos com o que foi passado por precaução, se sim entre em contato com o Nubank ao clicar aqui.

10 curtidas

Conferiu os dados para ter certeza que o código do pix está correto?

3 curtidas

Caso os dados estejam corretos, como foi sugerido pelos colegas acima, aguarde até o final do dia que se houver estorno dos valores debitados, estes retornam para sua conta.

10 curtidas

Como estornar um pix

2 curtidas

Um Pix realizado por você e efetivado a transferência não é possível mais seu extorno.

21 curtidas

Obrigada por responder

3 curtidas

Olá, @Viviana23! Bem-vinda à NuCommunity! Aqui, somos uma comunidade de clientes que se ajudam trocando informações e tirando dúvidas.

Não ficou muito claro se você recebeu um Pix por engano e quer devolver, ou se enviou e gostaria de solicitar o reembolso. Vou explicar as orientações para cada situação:

1 - Se você recebeu um Pix por engano e quer devolver: basta acessar a transação no app do Nubank e escolher a opção de devolução (pode ser parcial ou total). Assim, não é necessário fazer um novo Pix e você evita que o Nu faça uma nova devolução caso o pagador solicite.

2 - Se você enviou um Pix errado: tente entrar em contato diretamente com a pessoa para pedir a devolução. Infelizmente, não há uma regulamentação específica do Banco Central para devoluções nesse caso, mas o Código Penal (Decreto-Lei 2848, de 1940) menciona situações de apropriação indébita. Um advogado poderá te orientar melhor, caso necessário.

3 - Se houve fraude, golpe ou falha técnica: nesse caso, acesse o link abaixo com todas as instruções para solicitar a devolução:

Espero que isso ajude! Qualquer outra dúvida, estamos aqui. :purple_heart:

19 curtidas

Boas vindas a NuCommunity @Viviana23

Isso mesmo que o @Anderson nos trouxe

Me passaram a chave PIX errada, a pessoa que recebeu viu e devolveu o dinheiro, fica assim a notificação :point_down:t5:

Pra devolver é fácil, só clicar em “Fazer um Reembolso” que neste caso fica disponível para mim desse recebimento até dia 05/02/2025

10 curtidas