Criado em 2002 pela World DJ Fund e Nordoff Robbins Music Therapy como uma forma de homenagear os DJs, reconhecer sua importância no cenário musical e utilizar a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas, a data é comemorada em todo o mundo com festas e eventos em dedicação aos DJS e à música eletrônica.
A World DJ Fund é uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura da música eletrônica e defende os interesses dos DJs em todo o mundo. Já a Nordoff Robbins Music Therapy é uma instituição de caridade que oferece terapia musical para pessoas com necessidades especiais. Juntas, criaram o dia como uma forma de reconhecer o trabalho dos DJs e conscientizar o público sobre sua contribuição para a música e cultura no geral.
Essa data é importante para reconhecer e homenagear o trabalho dos DJs e sua contribuição para a música e a cultura em geral. Os DJs são responsáveis por criar e tocar músicas em eventos, clubes, rádios e festivais de música, e tem um papel fundamental na promoção da diversidade cultural da música pelo mundo inteiro.
Os DJs são muitas vezes vistos como referências de estilo e tendências, e são capazes de influenciar multidões com sua música e imagem. Eles também tem um papel importante na preservação da história da música, seja através da divulgação de músicas mais antigas ou da criação de tendências sensacionais e estilos musicais.
Existem diversos festivais incríveis no cenário eletrônico como a Tomorrowland, Ultra Music Festival, Creamfields e Defqon.1 que arrastam multidões por onde passam, trazendo DJs como Martin Garrix, Dimitri Vegas & Like Mike, Marshmello, David Guetta, Alok, Steve Aoki e outros que tornam os festivais uma vivência única.
Mas hoje, irei comentar em especial sobre a Tomorrowland que é um dos maiores festivais – sou suspeito a falar por ser apaixonado por música eletrônica. A Tomorrow trata-se de um festival que arrasta multidões por onde passa, trazendo uma experiência mágica com as edições temáticas e marcando presença até no Brasil.
A Tomorrowland possui uma forte cultura e senso de comunidade entre seus participantes e admiradores, que geralmente se identificam como “tomorrowlanders”. O festival tem uma atmosfera positiva e inclusiva, com ênfase no respeito mútuo e na celebração da diversidade cultural, sendo realizada todos os anos e até transmitido ao vivo nas redes sociais para aqueles que não conseguem ir em suas edições na Bélgica, França ou Brasil.
O significado do termo DJ é “Disc jockey” e se originou na década de 1930 para descrever as pessoas que tocavam música em discos de vinil nas estações de rádio. E o primeiro DJ a usar técnicas de mixagem para criar uma música contínua foi o jamaicano Tom Moulton, em 1962. Atualmente, o DJ mais popular do mundo, segundo a pesquisa DJ Mag Top 100, é o holandês Martin Garrix, que venceu a pesquisa quatro vezes nos últimos anos.
Muitas pessoas acham que a função do DJ é só colocar um pendrive, no entanto, é importante lembrar que a seleção de músicas e a habilidade do DJ em criar uma atmosfera musical envolvente são os fatores mais importantes em uma apresentação. O equipamento usado é apenas uma ferramenta para alcançar seus objetivos.
Em algum momento, provavelmente você já teve contato ou escutou de longe alguma música mixada ou criada por um DJ, seja através da música eletrônica ou dos famosos remixes brasileiros. Além disso, conta nos comentários do tópico que música não pode faltar em uma balada? Vamos conhecer o gosto pessoal de cada um.