Renda fixa x renda variável: você sabe a diferença?

image

Oi, pessoal! Como vocês estão?

O assunto de hoje pode gerar muitas dúvidas entre os investidores, principalmente aqueles que ainda estão iniciando no mundo dos investimentos. Mas e você, já sabe as principais diferenças entre renda fixa e renda variável?

De forma prática, cada um desses investimentos possuem características muito específicas, como a rentabilidade e os níveis de risco e segurança. Bora conferir?

Renda fixa

Nessa categoria, é possível ter uma previsibilidade da rentabilidade do ativo no momento da compra. Dessa forma, o risco de se investir em produtos de renda fixa é menor.

É importante ressaltar que, apesar de possuir risco menor do que outros tipos de investimentos, ainda há riscos. Então, fique atento na hora de investir, beleza?

Outro ponto positivo para a renda fixa é o Fundo Garantidor de Créditos, mais conhecido como FGC, que garante até R$250 mil do valor do investimento de volta, por CPF, caso aconteça algo com a instituição financeira emissora, como a falência, por exemplo.

Os investimentos de renda fixa mais conhecidos são Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, entre outros. Ah, e se quiser saber o que significa cada uma dessas siglas, dê uma olhadinha nesses conteúdos: Dicionário dos Investimentos e Dicionário dos Investimentos - Parte II.

Renda variável

Diferente dos ativos de renda fixa, os de renda variável são aqueles em que não é possível ter uma previsibilidade dos ganhos, pois como o próprio nome já diz, eles podem sofrer variações a qualquer momento.

Essa volatilidade dos ativos significa que é possível ganhar e perder dinheiro muito rapidamente, entretanto, apesar de apresentarem maior risco, esse tipo de investimento pode oferecer maior rentabilidade, principalmente a longo prazo.

Por apresentar maior complexidade, é necessário ter um conhecimento mais amplo na área. Por isso, é um investimento para quem tem o perfil mais agressivo e gosta de acompanhar as variações do mercado.

Alguns dos principais investimentos de renda variável são as ações, FIIs, Opções, BDRs, entre outros. Você já investe em algum deles?

Essas são algumas das principais diferenças entre os dois tipos de investimentos. Se quiser saber mais sobre cada um deles, aproveite para conferir as jornadas de renda fixa e renda variável que trouxemos aqui na comunidade.

E caso ainda tenha dúvidas sobre qual é o melhor para você, é importante que saiba o seu perfil de investidor, ok?

26 curtidas

Para iniciantes, tem umas diferenças que acho bom frisar.

Renda Fixa

  • Tem prazo para acabar
  • Os ganhos são limitador pelo tipo de rentabilidade
  • Vc vira credor

Renda Variável

  • Não existe prazo
  • Os ganhos podem ser ilimitados
  • Vc vira sócio
11 curtidas

Tópico maravilhoso :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

Brabo :fire: :fire: :fire:

3 curtidas

Utilidade publica! :clap:t3::clap:t3: