Rendimento negativo nas caixinhas!

Basicamente, de um jeito fofo, sobre o Nu Reserva Imediata, ele fala que esse fundo ainda vai dar prejuízo com o não pagamento, por parte da Americanas, dos juros das debêntures LAMEA7 e que ele não serve para reserva de emergência.

7 curtidas

Resumo até aqui, considerando as respostas dos participantes do tópico (as pessoas comuns, não os contratados):
1 - Nubank vendeu o produto como “reserva de emergência”, utilizando um nome fofinho “caixinha”. Oras, muitos de nós, desde pequenos, guardávamos nossos trocados em caixinhas, cofrezinhos, etc. Detalhe: o dinheiro guardado estaria lá do mesmo jeito que deixamos, o que NÃO é o caso do modelo reserva imediata. Foi uma sacanagem com os clientes? Sim, uma vez que muitos usaram o recurso caixinha como “separador” de economias, por exemplo, um pouco para a viagem, outro pra pagar as contas, outro para o curso, etc.
2 - Para pessoas que buscam apenas um lugar para guardar dinheiro de maneira segura, o mais indicado ainda é a poupança comum ou o Tesouro Direto. Rende pouco? Rende, mas a possibilidade de sair com menos dinheiro do que entrou é muito menor que as tais caixinhas.
3 - Cuidado com os produtos da Nubank. Pesquise, leia as entrelinhas, saiba qual o seu perfil de “investidor”. Esse papo que todo mundo é investidor, aliás, é bem fraco: investidor é quem é no mínimo classe média, tem imóvel próprio e um bom dinheiro sobrando e pode brincar de banco imobiliário na vida real. Se você precisa garantir comida na sua mesa e na da sua família, vai no que é seguro mesmo.

3 curtidas

Bem-vinda @Assessoria_Alameda!

Todos os títulos do Tesouro Direto variam a mercado diariamente e a possibildiade de ter prejuízo nominal no curto prazo é muito maior que nas caixinhas.

Isso é uma visão ultrapassada. Pelo contrário, investir regularmente foi o que me possibilitou adquirir meu imóvel num prazo bem menor do que seria provável.
Com as contas remuneradas, qualquer um pode ter uma rentabilidade de 100% do CDI sem o menor esforço, algo impensável há alguns anos.

15 curtidas

Exatamente ! Reserva de emergência NÃO precisa render, deve no máximo ser corrigida pela tx de juros básica de um país, no caso do Brasil, a Taxa Selic Meta ou o CDI (que se baseia na Tx Selic c/uma diferença mínima).
O produto Reserva Imediata está correto, não há problema no seu regulamento nem no que investe. Todavia a comercialização é que foi equivocada.
No meu entender, e isso é só uma opinião e não recomendação, 1º o investidor deve formar sua reserva de emergência para depois alçar vôos mais altos e arriscados.

7 curtidas

Exato ! Esse paradigma já foi quebrado lá atrás qdo a XP começou o seu marketplace de investimentos que antes eram ofertados apenas no segmento alta renda e wealth management. Daí esse modelo foi amplamente copiado inclusive pelos “bancões de varejo” e bancos de investimento.

7 curtidas

Nesse caso realmente acho que a comunicação da Nubank ficou a desejar, mas a decisão sempre é do cliente. Caixinha é o nome da funcionalidade e nela há opções de investimento em RF (RDB) ou FI (Nu Reserva).

Discordo, CDB de bancos tradicionais e até mesmo fintechs (isso inclui a Nubank), possuem alternativas seguras. Por aqui, temos a Caixinha com RDB.

Discordo, conheço pessoas que não tinham educação financeira e começaram a investir. Hoje elas estão melhores do que eram no passado e isso depende muito da sua mentalidade e conhecimento. Obviamente que pessoas que recebem 1 salário mínimo ou que não possuem nem dinheiro pra comer, investimento não é um hábito. Mas o que ninguém tira de você é o conhecimento adquirido.

10 curtidas

Hermano, isso aconteceu por conta das Debentures, especificamente por conta da Americanas. So procurar no youtube que há videos explicando. Recomendo criar a caixinha em RDB, assim não terá maiores problemas. Abs

3 curtidas

Primeiro confie somente em vc,nao devemos abracar qualquer investimento de um banco,sem ao menos nos sabermos o que e o produto.
Invista em RDB e o dobro da poupança…
Pra vc querer voltar a uma poupanca se ta perdida(o), ainda sem nem ao menos saber o basico sobre guardar dinheiro

A visao do analista de um banco não prevê um rombo de 20 a 40 bi.

Ate o momento estaria sendo lucrativo o Fundo,mesmo pra quem escolheu as cegas.

E nao vi ninguem agradecendo ao analista​:rofl::rofl:

Mas da um prejuízo que ninguem saberia que ocorreria,ai a culpa e da fintech e sua equipe​:rofl::rofl:.

Ja perdi em pirâmide,ja perdi em daytrade,ja perdi em acoes.

E eu assumo que a culpa foi minha em nao querer me aprofundar no assunto(estudar) e por meu dinheiro nisso por influencia de midias e caras que ja sao vividos nisso

6 curtidas

Mais um que não entendeu que a Nubank vendeu a ideia como sendo uma substituição segura da Nuconta e que não teria riscos.

Talvez tenhamos que desenhar pros passadores de pano entenderem.

1 curtida

Se o nubank manda tu pula da ponte vc pula???
Nao e passar pano isso amigo,e saber onde se coloca o dinheiro independente do que esteje escrito.

coloquei na caixa rdb,por que verifiquei os produtos do tal fundo nao tinha o que eu queria, agora quem nao ler e so vai injetando por estar escrito: baixo risco.

Ai ja e inocente demais no assunto
Se tu perdeu dinheiro la e bom que vc aprende o que e debênture,acoes,fundos…

e nao clique apenas por estar
Escrito baixo ou alto risco

Falar igual Tiago Nigro: oh primo vc tem que acordar​:rofl::rofl::rofl:

1 curtida

O pior da internet é a briga por cliques, e ganha mais clique quem tem o conteúdo mais sensacionalista.

9 curtidas

A concorrência também não perde tempo ! :joy::joy::joy:

8 curtidas

Cada dia que passa ta mais negativo, ja estava afim de tirar e deixar na reserva de emergência, acho que vou fazer isso mesmo, eu achei que seria um bug pq deixar -50 negativos sendo que ja tinha um rendimento bom é bizarro

Meu amigo, não faça isso, isso é muito comum e normal dentro dos investimentos, não foi um bug, foi uma estratégia que deu errado na gestão do fundo mas logo ele vai voltar a render. Se vc tirar o dinheiro vi estar cometendo o erro mais comum que os investidores iniciantes cometem, que é entre na alta e sair na baixa. Não estou dizendo isso pq sou Mentor, digo pq é a realidade. O fundo está caindo mais justamente pela força compradora dos cotistas saindo desesperados (sem motivo).

7 curtidas

Chega de passar pano, cara. Qual o problema em admitir que o Nubank vendeu essa ideia de forma a levar as pessoas ao erro?

Um fundo que se tornou o maior em número de cotistas em 1 ano. Alguma coisa errada tinha.

As pessoas estão saindo do fundo porque não é lá que elas queriam estar desde o começo.

1 curtida

Em momento algum eu falei que o Nubank não tinha errado, eu falei para o cliente não se desesperar e não sair do fundo. São coisas bem diferentes.

O Nubank pode ter errado no marketing? Sim.
Mas a oscilação de um fundo é totalmente comum e normal, o fundo não vai ganhar nem perder infinitamente. Estou falando pra ter calma e não sair no prejuízo.

Creio que esse feito se deu pelo fato do Nubank ter feito um ótimo trabalho de divulgação. Sem entrar no mérito de estar certa ou errada.

Na verdade eu enxergo isso como falta de disciplina e falta de buscar informação.

1⁰ - Vamos admitir que o banco fez uma propaganda enganosa. Mas na hora de aplicar, todas as informações estão disponíveis, a pessoa não leu porque?

2⁰ - Como eu já disse, oscilação é muito comum e normal no mercado, não há essa necessidade de sair desesperado tirando o dinheiro da aplicação por conta de uma queda. Aí o fundo volta a lucrar daqui um tempo e quem saiu vai amargar o prejuízo. É só questão de entender mesmo.

9 curtidas

Vamos admitir que o banco fez uma propaganda enganosa.
Propaganda enganosa é crime. Essa foi a causa de tanta insatisfação e, em muitos casos, de perdas irreparáveis. Não são pessoas com esse perfil de investidor. Pare de pedir que continue com o dinheiro lá. A pessoa não tem tempo de esperar que o fundo volte a dar lucro.

Você, que perdeu dinheiro e sente que a comunicação do Nubank o influenciou a tomar a decisão errada, vá atras dos seus direitos. Testemunha e evidências do crime é o que não falta.

1 curtida

Vai ser, se sair na baixa.

É, mas se essa queda não tivesse acontecido, não ia tá querendo tirar o dinheiro de lá.

A questão é, se a pessoa vai tirar pq precisa, é uma coisa, mas se vai tirar pq tá com medo, é outra coisa. É isso que eu tô falando, não precisa tirar por medo.

6 curtidas

Pra ficar claro, deixei minha Reserva de Emergência na RDB e não perdi dinheiro, mas estou defendendo 95% dos clientes que são leigos e não entendem nada do assunto e achavam que estavam seguros seguindo a indicação do próprio Nubank.

Se você acha certo o que eles fizeram tudo bem, mas eu não acho…

3 curtidas