Rendimento Real Cashback UV

Olá pessoal, tudo bem?
Sabemos que o cashback do Ultra rende 200% cdi (que atualmente dá 25,3% a.a).
Mas alguém sabe dizer como funciona efetivamente na pratica?
É cobrado IOF? Descontam todo mês o imposto máximo (22,5%) sobre o total dos rendimentos?
Digo isso porque no líquido o rendimento do cashback está sendo de aproximadamente 1,4% ao mês (o que não é ruim) mas eu esperava que deveria ser um pouco mais.

E aí vcs tem mais informações?

8 curtidas

O IOF só incide sobre os resgates que você fizer, seguindo tabela regressiva.

17 curtidas

Eu acredito que eles já calculam esse valor no saldo do cachback disponível, pois o que aparece no saldo é o que podemos sacar na totalidade. Alguns bancos isentam o IOF no calculo do rendimento dos seus CDBs, mas não sei se é o caso do cachback do Ultravioleta.

8 curtidas

É uma excelente questão que não tenho certeza da resposta, mas acho que o @ree, o @FernandoLacerda e o @LuckPass podem te responder melhor!

14 curtidas

O valor mostrado já é líquido, ou seja, já descontado os impostos caso você queira resgatar.

10 curtidas

Eu acho que esse rendimento de 200% é simulação, tipo uma taxa para ele se espelhar, pois não é um investimento de fato, devido a um limite de resgate mensal de 1900 e em caso de falecimento do titular o valor retorna ao Nubank, então é mais um mecanismo do que um CDB atrelado, ai ja nessa questão de cálculo e imposto não tem descrição, pelo menos nunca achei.

16 curtidas

Obrigado por marcar, @Elves.

De cara, confesso que não sei dizer não, mas a nova área do UV, no histórico de cashback, mostra o rendimento diário.

Fiz uma conta rápida aqui e o meu parece estar compatível com o rendimento de 200% do CDI. Não tem muita precisão, fiz a conta de 1 dia só, não tô com tempo neste momento de fazer um estudo mais detalhado.

Quando tiver mais um tempo, vou ver se faço esse estudo e volto aqui.

Mas me pareceu que não tem iof mostrado nessa entrada do rendimento diário não :wink:

19 curtidas

Legal pessoal, qdo liberar essa nova área do UV que mostra o rendimento diário eu faço os cálculos certinho pra ver o valor líquido que está sendo pago.

Acredito que a dúvida maior seria se o desconto do imposto vai se tornando regressivo conforme a tabela, ou se eles sempre cobram 22,5% e não haja a “compensação” futura caso o cashback fique por mais de 6 meses, 1 ano, 2 anos.

Mas uma coisa é certa, de qualquer forma o cashback de 1% + 200% de rendimento do mesmo, torna o UV um dos melhores cartões, se não o melhor.

7 curtidas

Ótimo rendimento por sinal.

2 curtidas

Se funcionar como um fundo de investimentos normal (renda fixa por exemplo). Cada depósito de cashback gera um certificado (algo interno) e para cada certificado vc vai ter a contagem de tempo para iof e IR. Então como vemos o todo e não temos a visão 1 a 1 vc conseguiria fazer a conta por uma média aproximada baseada no volume médio mensal de cashback e o tempo da sua carteira (há quanto tempo vc recebe essa média de cashback mensal.) aí aplica a alíquota de IR para o tempo médio da sua carteira.

A nova aba do UV ainda não chegou pra mim :smiling_face_with_tear:

4 curtidas

Nem pra mim, ansioso aqui pelas novidades

1 curtida

Com R$ 1.3K de cashback vc ganha uma média de 20 e poucos reais por mês. Fazendo conta de padeiro, se vc dividir a rentabilidade anual prometida equivalente a 200% da CDI (hoje 25,30%) por 12 meses, terá 2,1% ao mês.

R$ 1.300,00 * 0,021 = R$ 27,30

Acredito que não é tão simples fazer a conta para descobrir a taxa efetiva.

Haja vista, que no decorrer do mês, você vai utilizando o cartão e ganhando cashback e o mesmo já vai rendendo…

Você teria que fazer um calculo ao dia e descontar o IOF e IRPF de todas as compras que foram feitas dentro de 30 dias… Só assim para descobrir a taxa.

Acabei de fazer aqui uma conta de padeiro

PV = Valor atual cashback - cashback de outubro - rendimento de outubro - rendimento de setembro

N = 1

FV = Valor atual cashback - cashback de outubro - rendimento de outubro

Aqui minha taxa ficou 1,79%… mas como tem esse monte de variáveis teria que fazer uma bela planilha, colocando todas as trasações e fazendo 1 conta para cada transação desde o dia que comecei a utilizar o cartão, só assim saberia se está certo.

Ou fica uns 3 meses sem usar o cartão e vê se tá certo o rendimento.

Como eu não quero quebrar a cabeça com isso passo para o próximo kkk

5 curtidas

Vamos lá. Para você trazer a rentabilidade anual a valores mensais e diários vc tem que fazer:

(Estamos trabalhando com juros compostos)

200% do CDI = 25,3% a.a.
25,3÷100 = 0,253
O ano tem 252 dias úteis

Ao mes:

R = {[(1+TAXA)^(1÷12)] - 1} x 100
R = {[(1+25,3%)^(1÷12)] - 1} x 100
R = {[(1,253)^(0,0833333333)] - 1} x 100
R = {[1,0189728] - 1} x 100
R = 0,0189728 x 100
Rentabilidade mensal = 1,89728%

Ao dia:

R = {[(1+TAXA)^(1÷252)] - 1} x 100
R = {[(1+25,3%)^(1÷252)] - 1} x 100
R = {[(1,253)^(0,00396825397)] - 1} x 100
R = {[1,0008954] - 1} x 100
R = 0,0008954 x 100
Rentabilidade diária = 0,08954%

9 curtidas

A conta está certa, porém falta saber como é cobrado o IR (se é fixo 22,5% como o Iti) ou se existe regressão após os períodos de 6 meses, 1 ano, 2 anos…

Segue a tabela regressiva do IR com teto de 22,5% e piso de 15% no resgate.

O desconto do importo é calculado separadamente em cada depósito de cashback e caso o valor de resgate não use todo o valor do cashback, é feito um cálculo em cima do percentual resgatado.

Resumindo: Não é impossível mas seria extremamente cansativo fazer esses cálculos todos só para ter certeza que o Nubank está fazendo as contas certas.

2 curtidas

O valor que aparece no cashback já é liquido, não é cobrado imposto quando saca. A questão é por exemplo se daqui 2 anos haverá uma espécie de “compensação” devido ao IR passar à ser de 15%. Ou se é fixo nos 22,5% do inicio ao fim independente do tempo que ficar com o cashback investido.

Eu tenho quase certeza que o IR deve ser fixo de 22,5% independente do tempo, visto que a quantidade de processamento para esse cálculo seria enorme.

2 curtidas

Seguinte…

Vou usar valores maiores e redondos (10%) que não coincidem com a realidade apenas para facilitar a explicação. E fazendo o cálculo apenas de um depósito de cashback.

Suponhamos que você recebe um cashback de R$100,00 reais, no dia seguinte você recebe R$10,00 reais de rendimento (bruto).

Desses R$10,00 reais é cobrado o IOF e depois o IR e você fica com um saldo de rendimento líquido lá na conta.

No outro dia a base de cálculo será R$110,00, nesse caso, R$11,00 reais e aí o desconto de IOF é menor (regressivo) e depois o IR, e vc fica com saldo líquido atualizado na conta.

No outro dia a mesma coisa, ao cálculo será em cima de R$121,00… Desconta menos IOF e o IR e o valor líquido é atualizado…

É assim sucessivamente…

Basicamente, a cada dia que passa sem você resgatar o dinheiro, o cálculo que foi feito no dia anterior é desfeito e é realizado um novo cálculo com os valores do dia atual.

4 curtidas

Ou seja, a tal da “compensação” lá na frente que falei, mas isso está escrito em algum lugar que o cashback do Ultravioleta utiliza regressão?