Resgate parcial de investimentos: valor bruto e líquido

Uma ideia para o resgate parcial de investimentos que possuem tributação, por exemplo, o Nu Reserva Imediata — que possui a cobrança de IOF para resgates com menos de 30 dias

Poderia adicionar uma opção para resgate do valor bruto, que funciona como hoje, quando as taxas são cobradas e reduzem o valor do resgate

E uma opção para resgatar um valor líquido, para que as taxas cobradas não diminuam o valor do resgate, nesse tipo quando o usuário resgatar X deve ser resgatado Y = X + taxa de Y. Esse cálculo nem sempre vai dar exato, o cliente pode receber alguns centavos a mais de X, também pode ser que Y seja superior ao valor total investido (por exemplo, tenho R$ 101,00 e resgato líquido R$ 100,00, mas as taxas são de R$ 2,00), nesse caso, faz o resgate total. Mas não deve ser problema, só especificar isso na tela de resgate

Eu uso o Nu Reserva Imediata para guardar um dinheiro para gastos extras não previstos (não é reserva de emergência), devido ao seu resgate rápido. Então, quando vou sacar, a tendência é solicitar o valor que irei gastar, mas o valor que recebo pode acabar sendo menor, o que atrapalha

1 curtida

Observe a Lei 6306/07 que versa sobre o IOF, em especial o art. 25.

6 curtidas

Fonte: Decreto nº 6306

Art. 25. O fato gerador do IOF é a aquisição, cessão, resgate, repactuação ou pagamento para liquidação de títulos e valores mobiliários (Lei nº 5.172, de 1966, art. 63, inciso IV, e Lei no 8.894, de 1994, art. 2o, inciso II, alíneas “a” e “b”).

§ 1o Ocorre o fato gerador e torna-se devido o IOF no ato da realização das operações de que trata este artigo.

§ 2o Aplica-se o disposto neste artigo a qualquer operação, independentemente da qualidade ou da forma jurídica de constituição do beneficiário da operação ou do seu titular, estando abrangidos, entre outros, os fundos de investimentos e carteiras de títulos e valores mobiliários, fundos ou programas, ainda que sem personalidade jurídica, entidades de direito público, beneficentes, de assistência social, de previdência privada e de educação.

§ 2o Aplica-se o disposto neste artigo a qualquer operação, independentemente da qualidade ou da forma jurídica de constituição do beneficiário da operação ou do seu titular, estando abrangidos, entre outros, fundos de investimentos e carteiras de títulos e valores mobiliários, fundos ou programas, ainda que sem personalidade jurídica, e entidades de previdência privada. (Redação dada pelo Decreto nº 6.613, de 2008)

@LuizGSF não entendi o problema

2 curtidas

Sua dúvida está mais relacionada com o cálculo a ser efetuado para obter o valor desejado no resgate parcial, do que com a legislação.
É isso.

5 curtidas

Concordo.

2 curtidas

Que dúvida? Isso é uma ideia para uma nova funcionalidade dentro do resgate. Também não é apenas em relação ao IOF, mas qualquer tipo de cobrança feita sobre o valor resgatado. O IOF e o Nu Reserva Imediata foi apenas exemplos

2 curtidas

Se você tem uma aplicação x, vamos colocar um exemplo: 10.000,00 (principal e rendimento) e quer resgatar 2.000,00.

Nao vou usar cálculo apenas pra facilitar o entendimento.

Situação 1) O que realmente acontece:

Vc resgata 2.000,00, fica 8.000,00 aplicados.
Dos 2.000,00 sai os impostos, e você recebem, na verdade, 1.950,00.

Situação 2) Sugestão de @costamilam:

Você resgata 2.000,00 líquido e os impostos (referente ao saque) são cobrados do valor restante (8.000,00). Só que, se for usar essa lógica, o saque será maior pois não restará 8.000,00 aplicado e sim 7.950,00 e dessa forma, o valor cobrado de imposto será maior pois teoricamente o resgate será maior.

Na prática, isso :point_up:t3: não funciona.

4 curtidas

@soares.jm apesar da ideia ser pagar as taxas com o valor investido, mantendo o valor do resgate, na prática, deve ser resgatado um valor maior para que, após reduzir as taxas, seja mantido o valor do resgate (Y = X + taxa de Y). E isso funciona sim, porém esse cálculo não será exato, é normal ter alguns centavos de diferença, então, em vez de receber R$ 2.000,00, você receberá R$ 2.000,50, por exemplo. E como eu disse, não deve ser problema, só especificar isso na tela de resgate

1 curtida

Valores hipotéticos

Se o resgate é 2.000,00 o valor de imposto é referente a 2.000,00. Suponhamos que seja 50,00.

Mas… Se você for cobrar os 50,00 do valor aplicado, esse valor também será resgatado para pagar o imposto. Nesse caso o valor resgatado será 2.050,00 e resgatando 2.050,00 o imposto não será só 50,00 será maior pois o resgate passará de 2.000,00 pra 2.050,00 e isso gera uma pequena bola de neve…

1 curtida

Sim, mas não, basta aplicar a fórmula:

valor bruto = valor líquido / (1 - taxa)

Um exemplo simplificado, supondo que a taxa seja 1% (ou seja, 0,01) do valor resgatado:

valor bruto = 2.000,00 / (1 - 0,01)

valor bruto = 2.000,00 / 0,99

valor bruto = 2.020,202020202

valor bruto = R$ 2.020,21

2 curtidas

Eu sempre tento sacar e perco horas tentando calcular pra acertar o valor pra pedir o saque, ninguém pede pra sacar R$ 2.000 pra receber R$ 1.950. Não faz sentido. Mesmo que o “valor aplicado” diminua mais do que foi solicitado, o importante é o valor que vai cair na conta.

1 curtida

No CDB e qualquer outro investimento que você faça, na hora do saque ele vai cobrar o imposto. O imposto é calculado em cima do rendimento que você teve, e não em cima do valor total do saque. Como é calculado em cima do rendimento, você abate do que rendeu, e não do que foi aplicado.

Entendo que fundos de investimentos têm a lógica de cotas de investimento e complexifica um pouco o cálculo, mas não é nada que não possa ser feito. Ou pelo menos avisar na hora do saque: “Valor Bruto do Saque: R$ 2050,00”.

Eu queria usar mais os fundos de investimento nas minhas caixinhas porque eles rendem mais no geral, mas sempre que preciso fazer um saque, não dá certo.

Eu tenho caixinhas de reservas pra despesas específicas e preciso tirar o valor exato pra cobrir as despesas. Aí por conta disso eu sempre uso o RDB nas caixinhas, pq aí eu solicito o valor que eu preciso e é exatamente esse valor que cai na conta.

O imposto é cobrado em cima do rendimento referente ao valor que está sacando.

1 curtida

Exatamente

image

1 curtida

Quando você vai no caixa eletrônico e pede pra sacar R$ 10 ele te dá R$ 4?? Não, ele cobra os R$ 6 na conta e te dá R$ 10. No total vc reduz R$ 16, mas ele te dá o que você pediu.

É só isso que a gente queria.

1 curtida

É mesma premissa de resgatar o valor total. Vai cobrar o imposto onde se não for do valor resgatado?

Outra coisa.
Imagina vc resgatando 500 reais de um investimento X, se vc for calcular o imposto Y sobre os 500 e for tirar esse imposto Y do valor total X, vc não vai estar sacando só 500, vai sacar mais (500 + Y) então o imposto deverá ser maior e isso vai gerar uma bola de neve que não terá resultado correto.

2 curtidas

Sim, forma uma bola de neve, mas pequena e que vai acabar, mesmo se você for calcular isso na mão, somando a taxa ao valor de resgate, eventualmente o valor a mais da taxa será tão pequeno que não irá aumentar o valor resgatado

Mas é só usar a fórmula que mencionei acima, o valor apenas não será exato, vai haver alguns centavos de diferença, o que já mencionei e, ao meu ver, é um problema muito menor do que receber um valor abaixo do esperado

É possível fazer

1 curtida

Pois é, eu normalmente calculo. Fiz até uma planilha de excel pra calcular, mas quando você solicita o saque, não dá pra saber o valor atualizado da cota, pq eles agendam pra sacar quando for atualizar o valor no dia seguinte, com as compras e vendas realizadas. O Nubank sabe o valor da cota na hora do saque, ele poderia calcular exatamente o valor. A gente consegue estimar próximo do valor, mas sempre dá um erro de uns 2 ou 3 centavos por conta da valorização ou desvalorização da cota do dia de cálculo (solicitação do saque) pro dia da realização do saque.

1 curtida

@FernandoFuvio, @costamilam,

Eu não tenho fundos no Nubank, mas acho que só agora entendi o que está sendo falado neste tópico. Vocês estão dizendo que, no caso de fundos de investimento no Nubank, quando a gente pede um resgate parcial, o valor que a gente escolhe é o valor bruto, que depois é repassado para a conta descontados os impostos? É isso mesmo?!!!

Eu tenho fundos de investimento em outra instituição, e quando a gente pede um resgate parcial o valor que a gente seleciona é o quanto a gente quer na conta. O banco se encarrega de fazer a cotização na data apropriada, conforme as regras do fundo, calcular a incidência de imposto e com isso calcular quanto tem que resgatar de fato para, na minha conta, cair exatamente o quanto eu pedi. Pronto, tudo que eu queria! É essa a experiência que a gente quer em um resgate parcial, não imagino quem queira ter experiência diferente disto. Não é isso que o Nubank faz?!! :scream:

6 curtidas