Roubo de celular, fraude e cancelamento: o que fazer

Apareceu no dda

1 curtida

Aproveitando ah interação de vcs aqui, vamos votar no nosso Melhores do Ano NuComunnity, que já esta nos dias finais, ah interação de vcs é bem importante:

2 curtidas

Não seriam boletos de depósito? Os valores eram acima de R$20,00?

Dois de 500 e um de 5980

Mas tá tranquilo já retireio dinheiro vou fechar a nuconta obrigado

De nada, mas você não solicitou depósito nesses valores, certo? Por que os boletos de depósitos aparecem sim no DDA. Lembrando que o pagamento deles não são obrigatórios.

1 curtida

Nubank sempre do nosso lado. Top! :heart_eyes:

Agora eu queria saber como ladrão desbloqueou o celular, tinha senha nele?

2 curtidas

Ola RaquelF, qual foi o tempo que Nubank levou para resolver este caso?

Essa história está mal contada!


É notório que a intenção da Fernanda Paronetto é em denegrir exclusivamente a imagem do Nubank, principalmente no título escolhido: “NUFRAUDE”. O outro banco envolvido - Santander - raramente é mencionado.

Conforme relatado em rede social, assim que sua mãe Silvia constatou o roubo ligou para o Nubank. Não ficou claro quando isso aconteceu, se foi questão de minutos ou horas.

Como todas as interações com a instituição são registradas, cabe ao Nubank escutar a cópia de gravação do atendimento onde a mãe informa sobre o roubo e comparar o horário, com as transações realizadas na NuConta. Supondo que esse atendimento de fato aconteceu.

Em nenhum momento é informado se Silvia também ligou para o Santander e se o celular possuía mecanismos restritivos de acesso aos aplicativos.

Para o criminoso ter transferido do Santander para o Nubank, obviamente que ele precisava da senha, que é pessoal, intransferível e que deve ser mantida em sigilo. Assim como também é exigido na NuConta, em todas as transações.

O mais engraçado é que a filha em um breve momento afirma que existe uma quadrilha dentro do Nubank e o sistema de segurança da NuConta, completou todas as transferências sem senha. Como ela pode saber disso!? E por que não disse o mesmo para o Santander!?

Nubank estaria se recusando e/ou dificultando a entrega do extrato bancário. O que não é nada bom, visto que nesse momento a transparência e a cooperação mútua são necessárias.

Apesar de tudo, Nubank deu o suporte necessário para mãe e filha e resolveram o problema rapidamente devolvendo o dinheiro para Silvia (ainda que provisoriamente).

Mas, e o Santander? Será que devolveu o dinheiro também!?

Apesar de o Santander ter dado início a tudo isso… Fernanda Paronetto optou em manter o banco de lado como se não tivesse nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido, assim como também fez com a mãe.

Será que Silvia leu os contratos e estava ciente das medidas de segurança!? Pois a todo momento quem está relatando os fatos é sua filha, que por sinal não estava presente no momento do roubo, não mora no Brasil e não pode servir como testemunha.

5 curtidas

Que bom que o NuBank resolveu o caso. Estou passando por um problema parecido. Roubaram meu celular agora dia 18/02 e fizeram um empréstimo de 20 mil reais e transferiram para outras nucontas. Eu nem sabia que eu tinha esse crédito. Nunca usei a nuConta e estava pensando em usar para poupar. Mas nunca depositei ou fiz alguma transferencia para a conta. Estou aguardado o desfecho do meu caso.

1 curtida

Venho avisar, como prometido, que recebi hoje um e-mail da NuBanck informando que vão ressarcir todos os débitos feitos em minha conta indevidamente, de forma excepcional, pois não possuem seguro de transações. Então agradeço à NuBank pelo atendimento e reconhecimento da fraude e aviso a todos quanto essa fragilidade de transação sem seguro que a NuBanck utiliza. Não sabia e é bom ter conhecimento e questionar… Abraços a todos.

12 curtidas

Oi pessoal, pelo visto meu problema não é único.
Tive meu celular roubado na noite de ontem, 10/05 e, mesmo quando cheguei em casa e bloqueei o Samsung Account e o Google Account para impossibilitar qualquer acesso à senhas e biometrias (uso elas não só para abrir os apps, mas também fazer as transações), os criminosos ainda estavam tendo acesso ao aparelho. Desloguei de minhas redes sociais, e-mail, solicitei “retornar à configuração original” do aparelho remotamente pelo Google e mesmo assim o acesso continuava lá, e eu acompanhado atá a geolocalização. Mandei e-mails ao Nubank e Itaú (estava sem celular) descrevendo o ocorrido e pedindo ajuda para bloquear as contas. Tirei prints da geolocalização, abri um BO online e fui na delegacia no amanhacer, os PMs disseram que eu deveria levar essa info para o DP responsável (e eu à pé). Decidi voltar pra casa e, com acesso à internet no notebook e um celular emprestado do zelador solicitei cancelamento de linha e bloqueio do EMEI do celular pela Claro e PM (190). Só assim aparentemente cessou o ataque às minhas contas. Logo após isso, Nubank e Itaú haviam cancelado cartões e contas, e aí todas as medidas estavam tomadas. Mas, em praticamente 10h (e durante a madrugada) os criminosos transferiram tudo que eu tinha em conta corrente dos dois bancos e ainda pediram crédito (de três dígitos!) no meu app do Itaú e quase transferiram tudo para contas estranhas.
Olha isso, gente, eu realmente fiquei a noite inteira tentando bloquear meu celular e, logo quando percebi que haviam conseguido acesso às minhas contas, tentei bloqueá-las, e mesmo assim não adiantou. Há um desafio enorme com a digitalização e os criminosos estão se desdobrando para se aproveitar disso. O meu atendimento com o Nubank e Itaú tem sido bom (o Nubank é humano, eu estava em um momento muito frágil e eles souberam respeitar), mas eu espero o ressarcimento desses valores, porque eu realmente esgotei as possibilidades que estavam ao meu alcance, fiz de tudo…alterei senha de redes sociais, contas, e-mail, tentei bloquear o celular, aplicativos, contas, mesmo assim nada adiantou. Não desejo isso à ninguém, a sensação de impotência é enorme.

7 curtidas

Lamento pela sua dor de cabeça.

Só tem um ponto que não entendi: eles conseguiram acessar sua conta corrente do Itaú sem sua senha? :thinking:

Com certeza com minha senha, pelo visto…porque é impossível fazer as transações sem uso das senhas (biométrica e numérica). A questão é como eles conseguiram…e repetidamente! Porque eu bloqueava o celular via Samsung Account e Google Account e eles conseguiam reverter. Desesperador.

Sim, mas uma coisa é o desbloqueio do celular (via pattern, senha, biometria, etc), outra coisa bem diferente é a senha de um aplicativo de banking (Itaú p.ex.).

Somente seria possível capturar sua senha do Itaú com algum keylogger ou algo parecido que já estivesse pré-instalado, ou algum apk instalado em um telefone com acesso root, ou outras coisas mais baixas.

Aliás, era um Android ou iPhone?

2 curtidas

Concordo que parecem coisas diferentes, mas de alguma forma eles conseguiram, até hoje me pergunto como porque ainda tenho medo…estou pensando em mudar de e-mail, número, absolutamente tudo…afinal, minhas informações foram expostas.
Meu celular era um Samsung Galaxy A51, Android, portanto.

Há diferenças no nível de segurança entre os OS?

Sim, também não entendi… :thinking:

Para essa situação que você descreveu, quando a pessoa (o ladrão) tem seu celular físico em mãos (em vez de tentar hackear à distância, pela internet), o Android é um pouco “menos seguro” que o iOS, mas ainda assim não é algo trivial.

Enfim, espero que dê tudo certo na recuperação de seus dados e valores.

2 curtidas

Obrigado pelas explicações e apoio! Tenho esperanças de que tudo vá se resolver.

1 curtida

Pessoal, atualizando aqui: o Nubank devolveu meu valores, dizendo que passei por uma situação crítica e que eles trataram como excepcionalidade meu caso. Foram muito ágeis no processo todo, estou muito satisfeito.
O Itaú está em procedimentos internos e deve estornar os valores também, alguns deles inclusive já conseguiram “bloquear” nas transações fraudulentas.

Agora, me sinto na obrigação de tentar responder a questão do título com base em minha experiência:
O que fazer em caso de roubo e fraude de celular?

1)Não reaja. Sua vida é mais importante que cifras, mas seja rápido nas ações abaixo.
2)Procure um lugar seguro, um dispositivo com acesso à internet e acesse sua conta Samsung, Microsoft, IOS ou Mi Account (geralmente em “find my mobile”) e anote os EMEIs de seu celular (é um pra cada entrada de chip).
Se você conseguiu chegar em casa, ele também consta na caixa do seu celular (sempre guarde ela).
Esses aplicativos também tem a opção de “bloquear celular”, “desvincular contas” e “apagar dados/retornar à configuração de fábrica”, use todos! Mas não pare aqui, siga adiante. No meu caso, essa ação não foi o suficiente para me proteger.
3)Faça o Boletim Online de Ocorrência. Ele é mais rápido que procurar um DP, na maioria dos casos e, nesses cenários, velocidade de resposta é fundamental. Eu precisei usar a categoria “Outros”, pois a “Roubo” eles indeferiram meu BO, sem motivo aparente. A Polícia deve corrigir isso o mais breve possível.
Adicionei os EMEI’s no BO, por isso a importância do passo 2.
4)Ligue no 190 e depois na sua operadora e solicite o bloqueio de seus códigos EMEI e sua linha/chip. Você vai precisar do BO com os EMEIs listados para isso, por isso siga o passo 3 certinho.
5)Informe toda e qualquer instituição financeira que você tenha aplicativos instalados no celular do roubo/furto, preferencialmente via telefone (mais rápido) e solicite bloqueio de contas e cartões(mesmo que seus cartões não tenham sido roubados, seja cauteloso ao extremo).
6)Mude suas senhas de e-mail e aplicativos que usa via dispositivo confiável e certifique-se novamente que o celular roubado está desvinculado de sua conta atual (isso impede que os ladrões usem sua autenticação de dois fatores contra você).

O ideal é fazer isso tudo em menos de uma hora e meia após o roubo, você tem que ser rápido e preciso.

No meu caso, eles demoraram 1h37min dentre o roubo e a primeira transação fraudulenta.

É uma experiência muito traumática e crítica e a forma como você reagir a ela nos primeiros momentos indica qual a sua efetividade em contornar essa situação.
Obrigado, pessoal, fiquem em segurança.

13 curtidas