Qual é a aposta de vocês?
Oh. Moço. Não mexo com aposta não moço!
O mercado bancário é um dos mais especulativos e “sólidos”. Porém, o Nu está refazendo o jogo e antes, o grupinho dos 5, sabe (BB, Santander, Itau, Bradesco e Btg/bv) já tinha uma filosofia única de ajudar entre eles a devastar certas regiões específicas.
O Nubank veio, “disruptivo” desde 2013, achando que não iria prosperar, junto com um grupinho de fintechs anos depois que dividiu a balança desse mercado. Com isso o mercado voltou, a “competição”. Cada um no seu… E a pandemia veio aí pra provar que “agências são ineficientes” e uma penca foram fechadas.
Conclusão: O Nu se destacou pelas fintechs e devastou o campo dos bancões que juntos somam mais de 100 anos e o Nu fez em 11 anos, chegando ao topo do ranking. Entre os 4 primeiros do Brasil (se não me engano).
E antes que falem sobre puxar a sardinha. Não. E verdade, o mercado voltou a ser concorrido e quem tem só a ganhar somos nós. Tanto é que o Itaú começou a atualizar o seu app só agora. Os investimentos ainda nem todos estão no app, precisa ir no site… O visual é bem antigo as telas antigas. E de novo, antes que analisem “fanatismo”, não tem como analisar uma empresa, sem analisar seus concorrentes.
Conclusão 2: O nu tem um vasto mercado pra crescer e a filosofia de arrecadar do Nu me agrada demais, pois é semelhante a usina hidrelétrica.
Analogia: A agua passa (literal) e ela sai no outro caminho. E nesse trajeto a força que ela move essa , traz energia. Ou seja, no setor bancário, a usina maior é que leva a maior quantia de água (= dinheiro ) e esse dinheiro não fica parado. Ele se movimenta lá dentro, você utilizando, retirando ou não. E depois, ele sai pra gastar fora e etc.
O segredo do nu, apesar de entender o que é, mas nenhum banco conseguiria replicar igual, depois de uma existência (e preciso nascer de novo) de anos. E o seguinte. O que o Nu faz com o dinheiro!. E esse o segredo. Se ele investe neles um pouco, outro aplica e etc. Outros bancos fazem isso, mas o segredo da roda é que a segurança está no que oferta. Isto é, inovação, marketing, produto. Sem eles, nada funciona. Logo, se não investe em tecnologia, como o Nu investe pesado, nenhuma solução funciona. E um ciclo infinito de ganhar dinheiro . E o melhor, é que a gente ganha também. E só saber aplicar a Educação financeira
Fim: Foca no longo prazo (10 anos), mas planeja. Nas baixas e altas que o mercado é cíclico. O segredo do preço de uma ação está no balanço financeiro e perspectiva inovadora.
“ATH – All Time High” é o mesmo que máxima histórica, ou seja, refere-se ao preço mais alto (ou valor de mercado) que um ativo atingiu desde sua listagem ou criação. A máxima histórica é frequentemente utilizada nos mercados financeiros globais, pois, em tese, mostra o potencial de valorização de determinado ativo.
Fonte: Akeloo
O grosso do faturamento do BB vem do agro. Se o Nu conseguir uma carteira agro, acho que engole o BB fácil.
Crédito. Com certeza.
O que os bancões sabem fazer é encher o caixa deles. Mas, o que eles não sabem fazer é trazer eficiência no caixa. Logo, te cobram um plano sem benefício novo. Você é obrigado a aceitar, pois todos os outros bancões tem esse plano. E ai você aceita. No nu, não. Você não é obrigado.
Então, ao criar um caixa forte o segredo está em oferecer produtos melhor e não te empurram empréstimos para públicos específicos. (Liga direto aqui oferecendo taxa de empréstimo barato (bancões)). Logo, os bancões dependem do que? Juros baixos (selic baixa). Hoje não é possível. E a formula que tiveram foi em buscar ajuda para diminuir o rotativo, os juros. Logo, endividados em breve conseguem quitar as dívidas e influenciando a gastarem mais, deixar de pagar e ficar nessa roda…
E assim que os bancões lucram. O Nu lucra com inovação. E uma roda que nunca para… Com isso controla a inadimplência, controla o crédito e oferece benefícios se entrar na
O ATH sempre estará por bater no caso do Nu.
Fico com 50 dólares. Mas como tenho BDRs, fico com 60 reais no BDR, projetando uma alta no longo prazo do dólar frente o real.
Mas em economia o lema é: alta margem de imprevisibilidade.
Eu realmente não entendi ao certo porque uma selic mais baixa é melhor para os bancões. Porque os empréstimos em geral ficam com juros mais baixos e isso melhora a receita do banco? Eu vejo selic alta e selic baixa e observo lucros altos dos bancões do mesmo jeito (menos, mais recentemente, Bradesco, que teve uma boa queda no lucro por motivos que vão muito além da taxa selic). Se puder explicar melhor, agradeço sinceramente.
Isso é verdade. Minha mãe é bancária aposentada e trabalhou quase 2 décadas na diretoria de agronegócios do Banco do Brasil.
Realmente, é um negócio de bilhões de reais. Mas não é tão simples de entrar nesse mercado, dada suas características de concessão de crédito subsidiado pelo governo e empréstimos vultuosos (mercado que o Nubank, pelo que percebo, ainda não adentrou).
Uma selic baixa, melhora a opção de +crédito para as empresas. Logo, os bancos se beneficiam com essa “oportunidade” de pegar empréstimo. Como os bancões tem muito PJ, tecnicamente pegam emprestados com eles.
E como exemplo recente, na pandemia, se não me engano ficou uns 90 dias a Selic no mínimo permitido para uma situação de uns 2%. Então, isso fez com que o mercado abrisse, permitindo mais empréstimos com juros baixos.
O que sabiam era que ao soltar a selic “emergencial”, iria o mais alto possível pra blindar a Inflação… E com isso ao chegar a 13,75% a.a. demorou uns meses para cair e isso foi preocupando o mercado. Logo, não caiu por falta de vontade, tipo atualmente. Foi porquê não tem a necessidade mesmo, de baixar e tal… Pq toda manobra dessas, a Selic volta muito pior e selic alta,. empréstimo, dividir no cartão sem juros é bem menor para blindar o endividamento.
E com a inflação, naquela época, só depois no 2° semestre que começou a cair e começou a “aliviar” o pagamento dos empréstimos das empresas que fizeram dívidas ao banco… Ou seja, nós, pessoas, PF, começamos, a diminuir, a desapertar as dívidas para comprar e gastar a “la vonte” no mercado …
Isso girou a economia, trouxe estabilização da inflação vindo em quedas a cada ata do COPOM…
Conclusão: Os bancões em geral trabalham muito com créditos as outras empresas, até mesmo microempreendedores. Porém, em seu portfólio tem muitos “inquilinos”, ou seja, vindo de um financiamento imobiliário do próprio banco que não conseguiram pagar. E com isso, o banco toma de volta e precisa arcar com os custos. Uns conseguem inquilinos outros vão a Leilão. Porém, em uma pandemia ninguém tinha certeza de nada no próximo mês ou ano… Acabou que não tiveram “lucro” nisso e em agências que em muitos casos o próprio banco é o inquilino… Sabia? Então. Sem ninguém indo presencialmente, a roda não girando, não teve tanto dinheiro. E tiveram que priorizar, fazer um limpa. Reduzir as agências… Com isso emprestaram demais. E o juros é baixo no ato do empréstimo. Se atrasa o empréstimo, os juros ficam cada vez maiores (segundo ums amigos aí )… Bola de neve.
Finalizando: A espera era a Inflação cair mês a mês e com isso, afogar a população pra economia girar e desafogar as empresas e as empresas pagarem seus empréstimos aos bancos… E por aí vai rodando.
Muitos ainda endividados, muitas empresas fechando com recuperação judicial devido ao endividamento lá atrás…o que acontece, juros sobre juros continua um bolo… E a solução foi diminuir o rotativo e etc que chega a mais de 100% se não me engano… E ao diminuir esse endividamento, beneficia, as pessoas físicas que também estão endividadas, a pagarem, a honrarem suas dívidas sem tantos juros sobre juros. Ou seja, os bancos se beneficiam das pessoas honrando seus compromissos de crédito, além das empresas. E aí a economia gira, e alivia todo mundo que está endividado.
Fim.
E o resumo do resumo, e uma engenharia muito grande, entender tudo isso…
A proposito, o RS passa por isso com muitos microempreendedores ainda endividados da pandemia, agora arcando com mais prejuízos devido a enchentes… enfim, difícil.
Bateu rapidinho. Chegou perto de 13 dólares. Será que chega a 100?