Ideia: Quem já é cliente Ultravioleta, ter 1 invite para convidar alguém da sua lista de contatos passar na frente da fila UV.
Claro, nós sabemos que existem critérios ocultos e secretos para ser cliente UV, mas o convite deixa claro que só aceleraria o processo de convite ao UV, que não é garantido, que depende se atender todos os critérios. Ou que este convite aumentasse a “nota” oculta para ser UV. Etc.
Como Beta, poderia começar com apenas 1 convite para cada um e ver no que dá… Chamar de Amigo Ultra ou Convite Ultra ou Convite UV etc.
Eu sei parece ideia besta, mas já está esgotando minha criatividade. Fiquem à vontade para opinar e criticar.
Não é tão legal pelo fato do jeitinho brasileiro. Pessoas poderiam criar um verdadeiro mercado clandestino de convites UV. Antes de lançar qualquer projeto é preciso pensar nos prós e contras.
Eu acho, minha opinião, que quem tem UV não está tão necessitado nesse ponto não. Isso é cometer crime, literalmente. Rico não cometeria crime por isso.
Acho que é uma ótima ideia, poderia ter uma limitação de convites e também para o Nubank seria interessante pois, geralmente, o círculo de pessoas podem ter a mesma classe social.
A única certeza que eu tenho é que surgiria um mercado paralelo de vendas de convite, que provavelmente geraria muita grana, dada a dificuldade de conseguir o UV. A Tim fez isso quando lançou o “Tim Beta” e lembro que perdi as contas de quanta gente me disse que comprou o convite para fazer parte dessa categoria. Ademais, a existência do UV perderia o sentido, visto que a defesa do banco para não conceder o convite a todo mundo é que nem todos possuem perfil para ter um cartão black. Se essa possibilidade de convite fosse liberada, qualquer pessoa poderia ter o UV, o que acredito que não seja interesse do Nubank.
Exatamente amigo. Mas o convite não deveria ser a garantia do cartão ultra violeta, apenas uma vantagem competitiva. Eu só indicaria pra minha noiva e pouquíssimas pessoas. Se o cliente não tem perfil não deveria receber proposta mesmo que enviassem 1000 convites pra ele.
1- Não seria garantia de aceite. O banco só passaria na frente da lista de aprovação. Todos requisitos secretos continuariam valendo.
2- Limite de 1 convite. Teoricamente, quem já é UV não está passando fome a ponto de vender convite, diferente de um convite de plano de celular.
3- Pessoas sem convites continuariam a ingressar de forma gradual, lenta.
Provavelmente, suposição, o que possa existir é um limite mensal de novos clientes UV. Se existem uns 600 mil UV hoje, e começou em 2021, a média são 13 mil novos UV por mês. Nubank todo tem 103 milhões de clientes. Mas com certeza a fila já deve ter uns 300 mil clientes, mas só 13 mil ingressando por mês. Aí viriam por mês 7 mil por convite e 6 mil pelo Nubank apenas. Suposição. Especulação.
Lembro quando lançaram o Tim Beta, que tinha uma proposta de convite e era uma das mais interessantes ofertas de plano de internet e telefone. Nos fóruns da vida o comércio de convites era um negócio absurdo.
Não seria justo facilitar o acesso a um produto simplesmente pelo fato de um cliente conhecer outro que já possui acesso. Mesmo em um mundo fantasioso, em que ninguém venderia o convite, isso seria um grande problema porque criaria castas de clientes quase que num esquema de pirâmide.
Além disso, não é preciso estar passando fome para querer comercializar uma vantagem. Se eu posso ganhar dinheiro com algo, por que eu ofereceria de graça? Banco não é instituição de caridade e cliente não é obreiro religioso, que age por fé ou afeto. As instituições que precisam criar meios para que esse tipo de coisa não aconteça, não esperar a boa fé de 100 milhões de clientes.
Enfim, a ideia é ruim. O ideal seria que o banco apresentasse critérios objetivos para que os clientes conseguissem o UV, como acontece com os cartões black de outros bancos, sem fazer distinção de cliente. Quem atender aos critérios ganha acesso, simples assim.
E a pergunta que ficava naquela época é serve para esse contexto de UV, será que realmente funciona?
Eu me tornei Nubank em 2016 e não acredito que as indicações tiveram algum impacto, é mais um “engana trouxa” para deixar as pessoas engajadas manter o desejo pela marca.
Eu mesmo indiquei bastante gente que foi aprovada através do meu link em grupos de Facebook principalmente. Foi uma cartada de mestre do Nubank para economizar com publicidade.
Provavelmente geraria insatisfação dos clientes com o nubank, ganhar o convite ultravioleta e não receber o cartão
O ideal seria o nubank definir um critério, igual as outras instituições que oferecem cartões black para todos os clientes que tem o perfil compatível.
A) Nubank tem critérios bem estabelecidos para ser UV, mas há um número alto de candidatos VS quantidade que o Banco suporta. Fila.
B) De todos bancos e fintech novos com menos de 15 anos de idade, Nubank possui 10x ~20x mais clientes que qualquer outro concorrente. Qualquer comparação fica difícil escalar ou copiar porque não existe outro concorrente novo com tanto cliente. Escalabilidade.
A minha hipótese só funciona para essas premissas.
Não faz sentido comparar fintech com 100 milhões de clientes VS 5 milhões.
Transparência dos critérios seria interessante.
É verdade poderia causar frustração ganhar o convite e não ser chamado. Embora eu mesmo sou prova de persistência por aqui. Quando cartão Nubank lançou, eu demorei vários anos pra conseguir o roxinho e depois foi mais um bom tempo até pegar o Nu ultravioleta. Resumo da ópera precisa ter paciência e persistência pra chegar longe.