Teste do Pix 💜

Recebi um pix do Pan também, ontem.

2 curtidas

É possível alguém descobrir meu e-mail e usar como chave?

1 curtida

Pra quê? Te transferir dinheiro?

4 curtidas

Não sei, existe fraude pra tudo :person_shrugging:

1 curtida

Por que as transferências pelo Pix ainda não aparecem para mim?

Entre os dias 3 e 15 de novembro, Pix irá funcionar de maneira limitada. Isso foi planejado para garantir que o sistema tenha sido testado antes de estar disponível para todo mundo. Durante esse período, nossos clientes vão ser convidados aos poucos para começar a transferir pelo Pix e até o lançamento oficial, no dia 16 de novembro, todo mundo terá acesso a Pix. Nós iremos te avisar por e-mail e push assim que você fizer parte da lista de clientes com acesso a transferir via Pix. Enquanto isso, todo mundo já pode receber um Pix. Não esqueça de deixar seu app atualizado para ter a experiência completa.

Teoricamente sim, mas a pessoa tambem deveria ter acesso a senha do seu email para pegar o código de validação.

1 curtida

@Vittoria_Cunha … Parabéns… Fez meu vizinho ouvir minha risada aqui… Huahuahua

:clap::clap::clap::clap::clap:

@EmilyMSilva

O maior prejuízo que você teria seria a perda do seu domínio de e-mail para receber (porque alguém teria pego ele). Mas ainda assim, isso envolveria você estar divulgando um e-mail sem antes checar se ele está devidamente cadastrado no seu banco.

Se sua preocupação é alguém fazer a portabilidade do seu e-mail para a conta dela, fique tranqüila. Eu testei hoje a portabilidade da minha chave pix para outro banco e antes da portabilidade ser concluída no outro banco, eu tive que autorizar no meu banco originalmente cadastrado.

9 curtidas

Obrigada pela resposta coerente e educada, diferentemente da colega que deve pensar que sabe de tudo…:blush:

1 curtida

Que nada @EmilyMSilva, todo dia aprendo muito aqui com todos, afinal é para isso que a Comunidade serve, não é mesmo?

A sua pergunta deu a entender que alguém poderia usar indevidamente seu e-mail, mas não vi como, já que a única função do Pix é transferir valores.

Estou tão longe de saber de tudo que não sabia da dupla validação que o colega @Mario_Hamses comentou, pois não tentei fazer a portabilidade de nenhuma chave. Viu como podemos sempre aprender algo novo? Era só uma pergunta simples para tentar esclarecer o que você quis dizer, às vezes a maldade está nos olhos de quem lê :wink::hugs:

7 curtidas

Ué, vai ter esse tipo de validação? Não sabia :thinking: E como vão ser as validações por CPF e telefone?

1 curtida

Existem 2 processos
Portabilidade e reivindicação
Este foi o de portabilidade

• Portabilidade: Ocorre quando um usuario do PIX deseja transferir a chave de uma conta para outra, seja mesma instituição ou outra instituição. Uma notificação é encaminhadada para a intituição atual, só é efetivado apos confirmação. Neste caso as conta de origem e destino são de mesmo titular. Elegivel para CPF, email e celular

• Reivindicação: Ocorre quando uma chave email ou celular está vinculada a um cliente e outro cliente reivindica a posse da chave. Neste caso o usuario detentor da chave é notificado que outro usuario reivindica a posse da chave e que o mesmo deve comprovar o direito de posse da mesma. Caso não tenha exito ou não se manifeste a chave é transferia para o novo cliente;
    Exemplos: O Celular X era seu, voce perdeu acesso a ele, seja por falta de recarga, cancelou a linha na operadora, atrasou a conta. Em fim A linha foi cancelada e mais tarde dada a outro cliente, este deseja usar o numero no PIX. Ele vai reivindicar a posse do numero, Voce tera a oportunidade de defesa para comprovar que o numero é seu, Neste caso não poderá provar que é titular da linha e a transferencia será aceita.
    Em um caso de fraude por exemplo, clonagem, voce tem documentos que comprovam a posse da chave, cadastro da operadora, fatura celular, a transferencia será negada.
    A mesma regra se aplica ao email. O usuario solicitante precisa provar a posse do endereço, ou detentor tambem tem o direito de defesa.

5 curtidas

Tem o código que eles mandam no email ou celular pra confirmar o primeiro cadastro.
Pensei nisso hoje sabia? Como será com o CPF.
Ainda não cadastrei CPF em nenhuma conta.

Muito legal @Jgoncalves ! Não sabia que haviam termos distintos!

:clap::clap::clap::clap:

1 curtida

Fui cadastrar um segundo numero no PIX e o mesmo ja estava cadastrado em outra instituição.
Pedi a reivindicação.
A linha está no meu nome e pago a fatura mensalmente
A reivindicação foi aceita

1 curtida

Creio que não terá nenhuma validação ao fazer um pix, pelo menos o pouco que eu li sobre, não vi isso e fiz cadastro de celular e não recebi nenhum código confirmando nada, e já recebi pix do banco pan nessa.minha conta. Onde foram ver esse código de validação?

A validação é a para cadastrar a chave.
Uma vez que voce tenha a posse da chave a aautentiação par efetuar a transferencia, fica a crieterio dos metodos de cada instituição, Token, senha, chaveiro…

1 curtida

Você já fez um pix? Essa validação que vc se refere é a individual de cada banco, que hoje é usada em transferências, certo? Mas estávamos falando de validação de cadastro de chave, essa é que eu desconheço, pois não foi solicitada em nenhum momento de cadastro das minhas.

Pergunta:

Resposta:

Fiquei curioso sobre essa validação :thinking:

Como você só pode cadastrar o CPF do titular da conta como chave, creio que não precise de uma validação extra.

A única possibilidade seria alguém abrir uma conta fraudulenta com seus documentos e aí sim cadastrar o CPF como chave. Mas aí a chave do Pix será o menor dos problemas :sweat_smile:

3 curtidas

Pois é, aí sim, exatamente o que entendi até agora. Essa de validar e-mail a qual questionei no meu post anterior eu desconheço completamente.

Resumo da ópera: Para cadastrar meu e-mail de forma fraudulenta, o meliante não precisa da senha do mesmo para validar nada.

Essa validação precisa ser feita no cadastro mesmo senão qualquer um cadastra seu e-mail como chave.

Cadastrei o e-mail em outro banco e tive que validar a posse para a chave ficar ativa.