Olá @erika.p
Estou aqui de novo, dessa vez com minha última contribuição/sugestões/feedback sobre este novo fluxo de transferência.
Então vamos lá, eu tentei ilustrar o que eu gostaria de ver o Nubank implantando e trazendo no app para nós neste novo fluxo do pix. Um layout e funcionalidade que na minha opinião traria mais praticidade no uso do dia a dia, agilidade e organização visual para maior entendimento e acesso a tudo que o cliente pode precisar na hora de fazer o pix. Além de modernidade ao App.
Pra começar na primeira página que abre após tocar no botão de transferir nesse novo fluxo o app não pede mais para inserir o valor né, agora pede para inserir a chave ou selecionar de algum contato, e é uma boa mudança está. Mas vi que o nubank não fez alterações nesta pagina ao qual eu sinto falta, tais como eu ilustrei na imagem abaixo
- Pra começar uma reformulada naquela área de contatos frequentes, trazendo novos menus para o cliente ver e selecionar as chaves pix também de contatos que ele definir como favoritos, as chaves de favorecidos, e o que seria favorecidos? Seria os contatos de confiança que o nubank já permite cadastrar para os clientes fazerem pix sem limites diários. E eu sugeri na imagem os recentes mas poderia ser os frequentes tbm né.
Invés do app mostrar apenas 3 porque não mostrar 4 contatos ali tbm né? Ali tem espaço de sobra. E nesta área seria legal o Nubank dar um destaque colocando uma moldura em volta com sombra dando impressão que está área está sobressaltando na tela. Ou apenas com uma linha de divisória separando a área de baixo onde fica todos os contatos. - Também acho que seria mais interessante o nubank mostrar a sigla ou o logo dos bancos ao qual aquelas chaves se referem invés das iniciais das pessoas. Seria mais fácil na distinção.
- E por ultimo, nesta página sugiro que o nubank coloque no canto superior direito alguns tracinhos que serviriam para indicar em qual fase/etapa o cliente está e quantas mais faltam para finalizar a transferência. E tbm um botão de casinha para o cliente tocar caso ele queira voltar para a página inicial do app.
Na segunda etapa continuando o pix temos a fase em que o cliente define o valor né. Aqui o nubank fez algumas mudança e eu achei que ficou bonito e claro. Mas poderiam fazer mais alguns pequenos ajustes como nesta imagem abaixo que procurei ilustrar
- Primeiro aumentar a fonte dos números para dar mais destaque no valor inserido
- Colocar os tracinho no canto superior direito da página indicando que o cliente está na fase 2 das etapas de transferências, junto do ícone de casinha que mencionei antes.
- E acho que o nubank poderia colocar ali a opção do cliente escrever uma mensagem se ele quiser já que ele já está parando para definir o valor mesmo né. Já faz tudo de uma vez.
Por ultimo vamos falar sobre a página de confirmação dos dados inseridos que vem antes do envio em si né. Aqui o nubank mudou bem a página, com um novo layout e tudo mais. Mas vou ser sincero, mais muito ruim e feia. Com espaços vazios enormes, confusa por parecer tudo igual sem destaques e divisões para o cliente bater o olho e identificar cada informação e poder analisar se está tudo certo com relação aquilo, pouco intuitiva podendo fazer clientes se perderem e nem saber como ativar o pix recorrente, não da nem pra ver quanto o cliente tem de saldo na conta.
Enfim, por isso eu redesenhei está pagina com o que meu acho que ficaria mais moderno, organizada, estilosa, bonita, com detalhes e informações essenciais.
Vamos lá que tem muitos detalhes e modificações:
- Pra começar no topo da página sugiro o nubank colocar o texto VOCÊ VAI ENVIAR do lado da setinha invés de baixo, para aproveitar a tela. Depois trazer também os tracinhos e a casinha.
- Centralizar a informação do valor deixando ele maior e com a canetinha para editar do lado. Logo em baixo invés da informação de que aquele valor é do saldo, colocar a informação do saldo disponível na conta do cliente.
- Na parte de baixo eu sugiro uma mudança total que na minha opinião vai deixar mais claro e ajudar o cliente a confirmar os dados de quem vai receber o pix, para quem a gente está enviando. Incluindo uma opção para o cliente consultar os limites diários, colocar um texto falando que aquela pessoa é o RECEBEDOR, e logo a baixo na parte detalhes mostrar a chave, cpf, e o nome do banco do recebedor. Tudo isso sendo destacado por uma moldura sombreada, separando das demais informações da tela.
- Mais pra baixo com relação as informações sobre a data de envio sugiro colocar o ícone de calendário do lado esquerdo antes do texto, e que o texto seja substituído por ENVIAR AGORA ou AGENDAR PARA, a depender do cliente né. Logo seguido de um botão para alterar a data. E nesta mesma área trazer um botão para o cliente ativar ou desativar o pix recorrente com apenas 1 toque.
Acho que dessa forma iria trazer muito mais clareza, entendimento e organização. Além de deixar mais bonito visualmente. - Continuando, seguindo com uma linha divisória que não chega até as pontas da tela o que fica bem mais estiloso temos a informação da forma de transferência, ali a única coisa que eu sugiro é o nubank colocar o ícone indicando se o dinheiro que está sendo enviado é proveniente do Saldo em conta do cliente ou um pix com cartão de crédito, e futuramente talvez pix usando os Nucoins hehe.
- No fim da página então com uma linha de divisão temos a configuração de mensagem do pix, onde sugiro que o nubank traga em formato de caixinha como ilustrei, a mensagem que o cliente escreveu na etapa anterior da definição do valor sabe, ou opção do cliente escrever ali nesta etapa final de confirmação também
E é isso. Gostaria muito que o time responsável realmente considerasse estas mudanças que na minha opinião deixaria tudo muito melhor e mais bonito. Então @erika.p ou @Helo_M , se puderem encaminhar para o time responsável eu agradeço