O Nubank pode bloquear minha conta?

Olá, comunidade! Como estão? :grin:

Um tema que sempre gera muitas dúvidas é o bloqueio de produtos no Nubank. Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos.

Vamos lá, por que o Nubank pode bloquear minha conta?

Aqui no Nubank, valorizamos a experiência e segurança dos nossos clientes. Temos um sistema de monitoramento automático que nos avisa quando acontece alguma ação na sua conta que precisamos checar.

Esse alerta entra para análise do nosso time de segurança e, até que o time chegue a uma conclusão, pode acontecer de sua conta ficar temporariamente bloqueada. Isso pode acontecer por minutos ou por um tempo maior, mas nós avisaremos quando a análise for liberada e sua conta, desbloqueada.

Mas e aí, quais são os motivos de alguém ser bloqueado?

Nós realizamos bloqueios em situações muito atípicas, sempre prezando a segurança de todos, para prevenir e coibir práticas maliciosas e proteger os clientes de perdas financeiras por golpes ou fraudes. Alguns desses motivos podem ser:

DOCUMENTOS PENDENTES

Pode acontecer de ter alguma documentação pendente para a liberação do seu cadastro. Nesse caso, entraremos em contato pelo seu e-mail de cadastro para te orientar sobre os próximos passos no aplicativo.

BLOQUEIO DE SENHA

Após errar a sua senha de 4 dígitos, podemos efetuar um bloqueio preventivo do aplicativo, mas você sempre recebe um e-mail com instruções. Basta nos responder por lá mesmo para desbloquearmos.

AUTORIZAÇÃO DE DISPOSITIVO

Seu celular deve estar autorizado para movimentações financeiras. Para autorizar o aparelho, basta clicar em Perfil > Meu dados > Autorizar aparelho e seguir as instruções. Sempre que desinstalar o app ou acessar de um novo dispositivo, esse processo deverá ser realizado.

ALERTA DE SEGURANÇA

São os bloqueios gerados pelo nosso sistema. Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores (como risco da transação, horário, volume, entre outros).

Não podemos especificar muito esses fatores por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.

BLOQUEIOS JUDICIAIS


Caso você receba um bloqueio judicial, essa informação estará na linha do tempo da sua conta. Nesse caso em específico, pelo atendimento do Nubank não será possível o desbloqueio.

Com o número de processo em mãos, verifique o que aconteceu com um advogado, pois há alguma pendência não relativa ao Nubank que deve ser resolvida.

Tem alguma ação proativa que eu possa fazer para me prevenir de um bloqueio?

Os casos de bloqueio são muito raros (menos de 0,1% ao mês), basta usar sua conta do Nubank como faria normalmente.

Uma boa prática é não utilizar a conta pessoal do Nubank para propósitos comerciais. Para isso temos a conta PJ gratuita, que você pode requisitar pelo app ou pelo site.

Outro ponto importante é informar ao Nubank antes de realizar transferências ou pagamentos fora do seu padrão de uso, tais como compras de alto valor, evitando eventuais bloqueios preventivos para a sua segurança.

Então, se acontecer de você ser bloqueado, o Nubank te notifica por app ou por e-mail com todos os detalhes, os documentos que deverá enviar em anexo (caso haja necessidade) e o prazo para retorno.

Entendemos que alguns usuários da comunidade podem criar tópicos a respeito, o que pode gerar ansiedade em outros membros, e viemos tranquilizá-los sobre contextos e como resolver, pois é possível que tenham aberto tópico antes do prazo ou do envio completo dos documentos que requisitamos.

É muito importante que siga tudo exatamente como solicitado, pois acredite, nós sabemos que não é uma situação que alguém queira e também atuamos para que tudo seja resolvido com a maior brevidade possível. :wink:

Nosso time de atendimento está sempre disponível para te auxiliar por meio do endereço meajuda@nubank.com.br! Ah, mas fale com a gente sempre do mesmo e-mail que registrou no app para que tenhamos o vínculo com sua conta, feshow?

49 curtidas

Ótimo tópico, @OttoS! Isso vai ajudar a tranquilizar os mais ansiosos! Rs Vez ou outra surge um tópico com este assunto… mas, nesses casos não há muito mesmo o que fazer senão orientar o atendimento do e-mail. O conteúdo do bloqueio de conta é muito distinto entre cada cliente e cada caso é um caso! Mas, é muito bom saber que há comprometimento por parte do Nubank em esclarecer e resolver qualquer problema, especialmente em casos como o bloqueio de contas/cartão.

16 curtidas

Siiiim. Por aqui a gente não tem o contexto todo e nem poderíamos passar se houvesse.

Isso pode ajudar a dissipar a sensação de que isso ocorre aleatoriamente, em abundância, sem instruções ou motivos, o que nunca é o caso, haha.

Não que esteja julgando também! É compreensível o porquê da abertura do tópico, já que se trata de um assunto extremamente delicado que gera ansiedade. É preciso sermos empáticos.

Em suma, tratam-se de direitos e deveres necessários para questões regulatórias.

E pra quem quiser saber mais: Como funcionam cancelamentos e bloqueios na conta do Nubank - Fala, Nubank

19 curtidas

Parabéns @OttoS pelo conteúdo do tópico que merecia ser esclarecido para muitos.

21 curtidas

Feshadíssimo!

Excelente tópico para acalmar os ânimos da galera que tem a conta bloqueada. A confidencialidade por trás de bloqueios existe, e obrigado por desmistificar um pouco desse assunto por aqui.

Favoritando para instruir caso haja algum cliente procurando mais infos. Vlw @OttoS

18 curtidas

Mais um tópico de auxilio aqui na Comunidade, obrigado @OttoS !

Existe um padrão ou varia de caso a caso?

15 curtidas

Varia de acordo com a situação. Normalmente as que não dependem só de nós demoram mais.

15 curtidas

O problema é se tiver dinheiro na conta (apenas nessa conta) kk kk k

4 curtidas

Ótimo tópico meu amigo @OttoS , era nescessário muito obrigado

13 curtidas

Ótimo tópico @OttoS :fist_right::fist_left:

Mais um pra referência na Nucommunity. :white_check_mark:

:metal::metal::metal::metal:

15 curtidas

Eita q tópico excelente @OttoS. Bom para tirar a dúvida de muitos.

Tirar uma dúvida aqui @OttoS. Percebi q no App Nubank tem esse ícone abaixo, eu sempre deixo ativado. Isso ajuda em algo relacionado a bloqueios?

11 curtidas

Sim! É uma informação complementar e, como tem relação com sua privacidade, nós pedimos autorização para identificar a localização do uso do dispositivo.

Claro, estritamente para os fins financeiros e com muito zelo. Não é como se mesmo os Nubankers soubessem onde você está. hahah

18 curtidas

Hoje o dia tá lindo e bem claro lá fora, e eis que @OttoS também vem clarear as dúvidas sobre bloqueio de contas no Nu!! Esclareceu bastante, hein! :+1:t4::crossed_fingers:t4::clap:t4:

6 curtidas

Impossível ficar tranquilo nessa situação.
Creio que frases desse tipo deveriam ser evitadas nessa comunicação, já que nenhuma garantia esta sendo oferecida para mitigação de possíveis perdas.

3 curtidas

Faz sentido. Já adequei a linguagem, mas creio que ainda é possível clicar pra ver o post original.

9 curtidas

Excelente tópico :clap:t5:, vai esclarecer e ajudar muitas pessoas.

Um bloqueio que já recebi vários relato, foi em relação ao IRPF, algumas pessoas que não entregaram teve sua conta bloqueada.

6 curtidas

Bom ponto.

Pra você ter uma conta ativa em qualquer instituição financeira o seu CPF precisa estar sempre regular.

Então se tiver problemas com questões governamentais, não durma no ponto e verifica direto com o órgão.

16 curtidas

Sim, o CPF deve está regular.

Não podemos dormir no ponto mesmo.

10 curtidas

Por esse motivo; que a premissa de não alocarmos todo nosso patrimônio em uma instituição financeira, se torna interessante. Nunca sabemos quando a instituição financeira; possa passar por instabilidades ou o famoso bloqueio de conta.

12 curtidas

Valeu @OttoS
SHOFIBALL de tópico, favoritando em três, dois, um…
:fist_right::fist_left:

7 curtidas