Bom dia, gostaria de deixar a sugestão: Que tal o Nubank informar o valor médio para fins de IR ?
Poderia vir tudo pronto pra copiar e colar na declaração, seria um baita de um diferencial em relação a concorrência que informa apenas o ticker e o Valor total.
A dificuldade em oferecer esse recurso esbarra na questão da responsabilidade. Neste caso, a responsabilidade é do investidor.
Existe uma assimetria de informações. O Nubank não consegue saber se o investidor possui os mesmos ativos em outras corretoras, por exemplo, e assim não pode assumir a responsabilidade por informar o preço médio.
O Nubank só poderia arriscar dividir essa responsabilidade com o investidor se o investidor de alguma forma pudesse assegurar ao Nubank que todos os ativos e todas as transações foram realizados no Nubank ou na NuInvest, ou se por meio de compartilhamento de informações (OpenFinance e afins) o investidor desse ao Nubank acesso a todas as suas transações na bolsa.
Seria ótimo chegarmos a esse nível de facilitação, de fato.
Nesse caso, que tal uma opção no app, uma espécie de checkbox, na qual o investidor garante que não tem ações em outra corretora em conjunto com uma integração com a área logada da B3 ?
O valor tem que ser no dia 31/12. Pegue o valor no site da B3, eles emitem um extrato com os valores prontos para o IR
O Nubank fala onde colocar e como, a B3 passa os dados para você colocar, o cnpj deve pegar em sites terceiros
Sim imagine que legal já vir tudo pronto com ticker, CNPJ, descrição e valor médio. Só copiar e colar. Muita gente iria trocar de corretora só por essa facilidade.
O relatório da B3 dá o preço atualizado de negociação, e não é isso que deve ser declarado. O bem deve ser declarado pelo preço de aquisição.
Você considera o dia 31/12 para identificar quantos e quais ativos você tinha, mas o valor a ser preenchido é o preço de aquisição.
Pois é… Assim como o citado, outras organizações podem puxar os dados do canal do investidor na B3 (com o consentimento do investidor) e oferecer esse serviço.
Mas, vamos combinar, acho que tanto o DARF como o próprio preenchimento das respectivas “Situação em 31/12” na declaração de bens e direitos, acredito, serão facilitados pelo ReVar. Não sei se vale mais algum ente privado investir agora em oferecer esse serviço…
Eu tenho usado o “akeelo”, gostaria que o nubank fizesse algo parecido com o akeelo e já entregasse pronto no informe de rendimentos. principalmente em função de questões envolvendo privacidade e segurança dos dados.
Seria ótimo. Informar não apenas o valor, bem como todas as vendas com o valor do DARF já atualizado, isso fica bem simples para os algoritmos que o banco possui. A única cláusula deveria disponibilizar para investidores exclusivos do Nubank. Eu me enquadraria nesse quesito.
Pois é, nem no aplicativo do nubank eles colocaram a informação de preço médio dos nossos ativos ainda, no informe acho difícil. Mas seria bom constar pelo app mesmo para cada ativo que temos em carteira
galera boa noite, acabei de me cadastra na comunidade.
e já chego pedindo ajuda, o meu informe de rendimento veio com erro e a contidade de cotas não correspondem com o numero de cotas que eu possuía até o dia 31/12/2023, anotei em uma planilha e mesmo assim estou inseguro de fazer a declaração até a Nuinvest ou a Nubamk me mandar o informe correto.
O que fazer ?
Olá @Edinho-s-s-10
Boa noite e boas vindas a comunidade.
Você recebeu um prazo do atendimento do Nubank sobre isso?
Se sim, o ideal é aguardar o prazo.
Nessas situações o recomendado é você consultar um contador de sua confiança.
O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda termina em 31 de Maio.
Então você tem duas opções:
Aguardar uma resposta do Nubank/NuInvest e depois enviar a declaração;
Fazer a declaração, entregar e depois enviar uma declaração retificadora apenas com os devidos ajustes.
Lembre-se que, se você recebeu os pedacinhos do Nubank (dados de graça pelo Nubank), eles devem ser somados ao montante de ativos, sem alterar o seu preço médio ou valor total.