Tá com saudades de viajar né?
Eu também.
Entre outras coisas muito mais importantes, as viagens de fim de ano, férias e verão também foram muito afetadas. Aquele tempinho que geralmente a gente reservava para respirar novos ares e recarregar as energias com a família. Aquele tempinho que esperamos o ano todo para chegar.
O período entre final de dezembro e final de janeiro costuma ser uma época muito movimentada para os brasileiros. Além das festas de natal, o começo de um novo ano e as compras de volta às aulas, temos uma outra tradição muito enraizada na mente do brasileiro. E não estou falando dos gastos excessivos que temos que pagar no começo de ano não (sai pra lá IPVA, IPTU e Fatura com as compras de Natal).
Estou falando das viagens que geralmente são planejadas nessa época. Graças a uma combinação de verão, que costuma começar pouco antes do Natal e terminar perto do Carnaval. Além dos recessos de fim de ano em algumas empresas, e das férias escolares de seus pestinhas, quer dizer, seus filhos. Bem, graças a essa rara combinação de fatores, essa época se transforma no período ideal para viagens.
Porém, como tudo em nossa vida, a pandemia mudou esse hábito também. Mas só por um ano. A vacina tá logo aí. “Vem ni mim vacina”.
Com a vacina logo ali, que tal aproveitar essa ânsia para viajar e começar a planejar logo essa próxima viagem, hein?
Uma pesquisa feita pela Decolar mostrou que o brasileiro costuma planejar suas viagens muito em cima da hora, e graças a isso pagam um valor em média 50% mais caro.
Segundo Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala, empresa de turismo concorrente da Decolar, a principal dica para economizar é “pesquisar bastante e acompanhar a evolução dos preços”. E para isso precisa de tempo, né cara pálida, então começa logo a pesquisar.
Pesquisas indicam que o tempo ideal para comprar uma passagem para uma viagem nacional é de 45-60 dias, e para viagens internacionais é de 70 e 150 dias.
Mas para conseguir comprar uma passagem para passar o pós-covid em outra região dois meses antes da viagem, você tem que ir acompanhando o preço dessa passagem para ver se a promoção é promoção de verdade, ou se é estilo Black Friday, na qual as empresas aumentam o preço na quinta-feira, para dar “desconto” na sexta.
Outra dica legal é comprar passagem saindo e voltando entre terça e quinta. Segundo o diretor da Viajala, sexta e segunda são os dias mais procurados para viagens corporativas, e sábado e domingo pelas pessoas que querem dar aquela escapada de fim de semana.
Meu sonho isso, pegar um jatinho no sábado para esquiar em Bariloche e no domingo ir ver a vista de Machu Picchu. Ao invés disso, no meu fim de semana eu pego o jatinho para o supermercado no sábado, e depois vou visitar a famosa cidade chamada “Faxina” no domingo.
Então para nós, meros mortais, que ainda não somos podres de ricos, o melhor dia para conseguir promoções é terça, quarta e quinta.
Outra dica boa é adicionar o Rewards e comprar as passagens com roxinho para ganhar pontos. O-Louco-Dos-Pontos
É muito importante definir seu destino o mais rápido possível, não só pelas passagens, mas também para procurar as melhores datas. Por exemplo, apesar da alta temporada no Nordeste brasileiro acontecer entre dezembro e fevereiro, esse costuma ser um período com algumas chuvas de verão em muitas capitais turísticas da região. Segundo o site Melhores Destinos, uma boa época naquela região para turistar é entre setembro e novembro, um período com poucas chuvas e preços mais baratos.
Então tá esperando o que para ligar pro seu RH e falar para eles assim “Oh Alberto, marca minhas férias para setembro, porque assim que eu tomar vacina na bunda eu vou tomar caipirinha na praia!”.
Ah, se vocês derem bastante like e comentarem bastante aqui, a gente compartilha com vocês uma planilha de viagens, para você começar a planejar a sua. Combinado?
Então, nos contem, quais viagens vocês estão morrendo de vontade de fazer?
Eu quero ir para Cabo Frio, tomar água de coco no Pontal do Atalaia.