6 dicas para montar seu planejamento financeiro em 2022

Olá, comunidade!

Quer uma dica para começar 2022 com o pé direito e organizar as finanças logo no comecinho do ano? Faça um planejamento financeiro!

Já falamos diversas vezes sobre a importância do planejamento financeiro em alguns de nossos tópicos de 2021. (10 dicas para investidores iniciantes, Reserva de emergência: o que é e como criar a sua)

Pagar as contas e ainda ter um dinheiro extra é uma realidade distante para muitas pessoas. Contudo, se for possível, comece um planejamento financeiro para ter mais controle sobre o seu orçamento, ganhos e gastos, mesmo que, por agora, seja difícil juntar dinheiro.

Não sabe por onde começar? Confira 6 passos para você montar o seu planejamento para 2022 agora mesmo! Vem comigo:

1 - Organize suas contas e despesas mensais

Anote tudo o que entra e o que sai! Pode ser em um caderno, uma planilha online, da forma que você preferir. É neste primeiro passo que você vai ter uma boa fotografia das suas finanças.

Escreva o quanto você ganha (aquilo que cai na sua conta e não o valor bruto), os gastos fixos, os variáveis e os supérfluos. Se você quiser, e for possível, anote seus gastos e ganhos fixos para os próximos seis meses.

Dessa forma, você já tem uma projeção de como vai ficar o seu orçamento nos próximos meses e, assim, consegue se planejar melhor.

2 - Saiba o que é importante para você

Em que parte do seu orçamento entra aquele bombom que você compra todo dia depois do almoço? Muita gente pensa que entra em supérfluos, mas a resposta não é tão simples assim.

Se esse doce for muito importante para você e é algo do qual você não abre mão de jeito algum, ele entra em gastos variáveis.

Nesta fase do planejamento financeiro, você precisa entender o que importa ou não para você. Isso faz toda a diferença na hora de fazer cortes e economizar.

Por exemplo: se para você o bombom é fundamental para encarar o dia, na hora de reduzir os gastos, você vai buscar cortar outra coisa, aquilo que não faz diferença. E por quê? Porque um planejamento financeiro não é sobre olhar apenas para o futuro, mas também para o presente. E tudo aquilo que é importante para você hoje precisa entrar na conta.

O exercício de autoconhecimento aqui é pesado: será que esse bombom realmente faz diferença no seu dia ou você consome por costume? Pensa nisso!

3 - Defina seu objetivo financeiro

Todo planejamento financeiro envolve algum objetivo, seja pagar uma dívida, terminar o mês no azul ou fazer uma viagem. E todo objetivo tem preço e prazo. Sem um desses fatores, esse objetivo precisa ser repensado.

“Quero viajar” não é um objetivo. Agora, “quero viajar para o Rio de Janeiro, de avião, em dezembro de 2022” é um objetivo. Viu a diferença? Um objetivo precisa ser específico, ter um prazo e ter um valor. Quanto custa viajar de avião para o Rio de Janeiro em dezembro?

Ao saber o valor da sua meta, você adapta a sua rotina financeira para realizá-la. Você quer pagar as dívidas? Para transformar isso em objetivo, você precisa levantar o valor dessas dívidas e em quanto tempo quer pagá-las. Tudo isso faz diferença na hora de realizar o que você quer.

4 - Defina alguns limites

Para não sair do orçamento, defina possíveis limites de gastos para cada categoria, inclusive para aquela caixinha dos gastos que são importantes para você. E não esqueça do lazer! Ele é importante para o presente, lembra?

Se em determinado mês você tiver que gastar mais do que planejou em uma categoria, como alimentação, por exemplo, reduza o valor previsto em outra categoria. Dessa forma, você não se desequilibra.

É importante lembrar que a definição de limites não faz sentido para a realidade de muita gente. Se for possível para você, é um ótimo passo para se organizar financeiramente.

5 - Invista em conhecimento

A educação financeira é essencial! E se você quiser não apenas criar, mas manter o seu planejamento financeiro, aprender como fazer isso é um dos passos mais importantes!

Se atualize sobre o mercado, leia sobre finanças e encontre os melhores métodos e práticas para organizar seu orçamento e poupar dinheiro. No blog do Nubank e nas redes sociais da NuInvest você encontra muitas dicas.

6 - Se puder, invista

Quer uma dica extra? Você pode poupar seu dinheiro ou separar uma porcentagem para investir. Os investimentos fazem o seu dinheiro render a longo prazo e existem opções seguras e com liquidez para aplicar a quantia que está juntando.

Algumas leituras recomendadas:

32 Likes

Fala, @Victoriaferreira, bom dia : ) :crossed_fingers:t4: :purple_heart:

Seu tópico chegou em um ótimo momento pra gente ter um ponto de vista ainda mais aberto sobre o planejamento financeiro pro novo ano que tá quase chegando!!

Falando em quase chegar… faltam exatamente 9 dias pra chegada de 2022!!! Woo Hooo :raised_hands:t4: :tada: :tada:

já já vou passar os olhos nestas sugestões do blog que citou pra firmar as decisões, sim!

12 Likes

Que incrível @Victoriaferreira, sempre nos ajudando a nos organizar na vida, acho que já merece um lugar cativo podium de 2022 por essas dicas super valiosas que nos trás e espero que continue trazendo.

14 Likes

Dicas muito boas @Victoriaferreira :+1::+1:

Pessoal tá precisando mesmo! :handshake:

Quanto mais dicas, melhor!

:metal::metal::metal::metal:

12 Likes

Excelente tópico e absolutamente necessário!!! :smiling_face_with_three_hearts:

Por alguns motivos pessoais esse tópico veio em boa hora, as coisas estão bem difíceis por aqui!

13 Likes

Como sempre um Tópico de utilidade pública

8 Likes

@Victoriaferreira
Excelente post, para uma programação financeira com o “novo normal”.
Parabéns ! :clap:t2: :clap:t2:

5 Likes

Excelente tópico, @Victoriaferreira! :star_struck:

Essa parte me marcou muito, pois a vida financeira também deve levar em consideração o momento presente, o qual merece ser vivido com dignidade! :wink:

9 Likes