Olá, NuCommunity!
Nessa semana aconteceram vários tópicos relacionados a dicas sobre Como guardar dinheiro ou Onde investir seu dinheiro em 2023, e hoje é a última parte desse tópico com um tema importantíssimo do dia-a-dia, vamos falar de dicas para se proteger de possíveis golpes ou fraudes nesse ano.
A cada minuto, mais de 655 pessoas foram alvos de tentativas de golpe em 2022, segundo levantamento feito pela Psafe, uma empresa especializada em cibersegurança na América Latina. Os dados foram compilados entre janeiro e novembro pelo aplicativo dfndr security, desenvolvido pela empresa.
Um outro estudo, levantado pela empresa de segurança idwall, mapeou quais serão as principais tendências de golpe, fraudes e crimes cibernéticos para esse ano. Assim temos a chance de sair em vantagem e evitar cair nessas ciladas, veja abaixo de forma bem resumida quais são essas tendências.
Golpes e fraudes para ficar de olho em 2023.
Fraude do GPS.
Também chamada de “spoofing de localização” ou “fraude de localização”, essa técnica permite que criminosos falsifiquem sua verdadeira localização e invadam sistemas que se baseiam no endereço de uma rede ou na geolocalização para liberar acessos.
Fraude de identidade.
Como o próprio nome indica, essa fraude ocorre quando criminosos roubam os dados de uma pessoa e fingem ser ela para realizar transações financeiras ou cometer crimes como estelionato.
Fraudes com Pix.
De acordo com a pesquisa de tendências da idwall, em 2023 os golpes de Pix mais populares serão:
QR code falso, em que os criminosos literalmente criam outro código para roubar as vítimas; o Pix agendado para compras, em que fraudadores enganam lojas e empreendedores manipulando comprovantes de pagamento; e o golpe da falsa central de atendimento, no qual os golpistas fazem uma ligação se passando por uma instituição financeira e orientam as vítimas a fazer um Pix para testar o sistema.
Fraude de BPNL.
BNPL é a sigla para Buy Now, Pay Later, que em português pode ser traduzido como Compre Agora, Pague Depois.
Esse meio de pagamento tem ganhado força nos últimos anos, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos – e justamente por isso chama a atenção de golpistas e fraudadores. Com ele, os consumidores realizam uma compra pela internet, mas podem pagar somente depois que receberem o item desejado. Quando a compra chega, o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado, mesmo que o cliente não tenha um cartão de crédito. Cada empresa decide como vai oferecer o meio de pagamento, mas todas devem tomar cuidado: alguns usuários podem criar contas falsas, pedir por um produto e, depois de recebê-lo, cancelar a operação.
Infelizmente golpes e fraudes acontecem todos os dias na internet (e até fora), a única forma de conscientizar a população é sempre trazer conhecimento e buscar por fontes confiáveis, o Nubank mesmo oferece uma ferramenta maravilhosa chamada de SOS Nu que pode ajudar se for necessário.
E mesmo o conteúdo sendo um pouco extenso de se ler e memorizar, é importantíssimo que fiquem em alerta para tudo, até mesmo o mais experiente pode cair, caso negue buscar por conhecimento para ficar atualizado. Por fim, a quem leu até aqui, espero que sempre busque por fontes confiáveis.