Bom dia, gente! Eu tive minha NuConta bloqueada com saldo disponível e já há 4 dias que não resolvem minha situação! O motivo da abertura de conta foi para receber um dinheiro do trabalho que faço nas horas livres(cuidar de idosos), eu trabalho como Enfermeira, mas nas horas livres, cuido de idosos, no qual o ultimo trabalho que fiz, a família da pessoa que eu cuidei, me pediu para abrir alguma conta digital para recebimento do dinheiro, eles até me aconselharam algumas concorrentes da Nubank, mas eu pesquisei bastante e optei por abrir a conta da Nubank, no qual estou muito decepcionada! Pois tenho R$3.500,00 reais bloqueados, sendo que preciso pagar contas, comprar comida, e meu dinheiro está preso! A Nubank me pediu os comprovantes de pagamentos, meu contra-cheque, e eu já enviei tudo, porém, ninguém dá uma solução. Me ajudem, por favor!
Qual atitude tomar? Fazer uma reclamação no Banco Central, procurar a justiça? Por favor, me ajudem!
Olá @andressaenfermagem
Seja bem vinda por aqui!
Existe um tópico recente e bastante debatido sobre esta prática recorrente por parte da nubank. Dá uma conferida lá:
Bom dia! Seja bem vinda!
Infelizmente são necessários alguns dias para resposta (pelo que vimos aqui, entre 5 e 10 dias). O comportamento de abrir uma conta e já começar a receber depósitos (não sei se foram boletos ou TEDs, quantos foram) pode ensejar comportamento suspeito.
Por isso pediram estes comprovantes. E a análise demora, infelizmente.
Pode reclamar no BC, sem dúvida mas entendo que não acelera o processo. Ação na Justiça também pode mas antes de vc ajuizar ação, o caso será resolvido e liberado.
É lamentável, mas entenda: um golpista faria exatamente assim, abriria uma conta, daria o golpe, sacaria o dinheiro e pronto. O bloqueio é para prevenir isso. Por isso pediram comprovação.
Como vc não tem relacionamento com o banco (acabou de abrir a conta), é preciso, no perfil, colocar sua renda, enviar o comprovante. E, antes de receber um depósito neste valor, avisar o Nubank, via chat, desta operação.
@andressaenfermagem isso é estressante e ainda mais com saldo na conta sem poder usar, mas existe solução e pode ajudar. Veja alguns passos a baixo:
1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente. É aconselhável reclamar por escrito. …
2 - Ouvidoria: Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco . …
3 - Registre reclamação no Banco Central (BC). …
4 – Procure o Procon. …
5 - Procure a Justiça.
O Item 3 demora de 7 a 10 dias mas geralmente resolve nesse ponto pois o próprio BC notifica a instituição e ainda tem os outros itens que podem dar uma dor de cabeça mas é o que nos sobra como cliente.
Entre em contato por telefone e solicite urgência para a sua análise, se o atendente não concordar ou dizer que não é possível, solicite para falar com o supervisor dele e faça o mesmo pedido quando ele entrar em linha.
Essa dica serve para qualquer instituição, quando você tiver um problema parecido.