@Julian_Lopes mas eles poderiam bloquear a transação e não meu dinheiro todo que está na conta né. Pra mim, não tem cabimento, é uma ação arbitrária bloquear o saldo todo da pessoa.
Existe um motivo para isso.
A instituição costuma analisar também as transações anteriores à aquela que acionou o gatilho.
É feito para segurança do cliente e saúde do sistema.
A instituição precisa fazer uma pesquisa em varias fontes.
A liberação da conta está acima da alçada do atendimento ou gerente de relacionamento.
Muitas vezes as informações compartilhadas são limitadas.
Neste momento a instituição não está acusando o cliente de nenhum crime, apenas uma inconsistência foi detectada e precisa ser apurada. Ficando claro que não há vícios, a conta é liberada, caso contrario, medidas legais podem ser tomadas.
É responsabilidade da instituição zelar pela segurança do cliente e saúde do sistema financeiro.
Muitas irregularidades são detectadas pelo monitoramento dos bancos
Muitos dos bloqueios são falsos positivos
Tire print da promoção e assim que sua conta for desbloqueada informe o fato, já teve casos que o Nubank ressarciu os danos causados por instabilidades no sistema, para bloqueio preventivo, deve ser igual.
Sobre o fato de, “É só ligar pra mim e eu falar ok para desbloquear a transação” alguns bancos fazem isso, porém não é uma medida nada segura, se você teve o celular roubado, qualquer um na linha pode atender e fingir ser você, mais ainda se levou junto seus documentos, a melhor forma é solicitar documentos e fotos.
Esse é o ponto, agilidade na verificação de segurança, a maior falha do Nubank.
De toda forma, minha recomendação sempre é, não concentre todos os seus recursos em um banco, o caso discutido aqui é bloqueio preventivo, porém instabilidades, sistema fora do ar também pode ocorrer, como ocorria nas madrugadas com as manutenções do C6 Bank, ou em casos muito piores com o Banco Neon que teve o seu parceiro Banco Pottencial interditado pelo Banco Central e deixaram os clientes por muito tempo sem usar seus produtos.
Vc tem td razao … o ideal eh nao deixar td grana em uma única instituição ! Principalmente digital, pq as contas digitais td problena demora mais pra ser resolvido …
Então, eu entendo que a norma do BC dá um prazo de até 45 dias para a instituição resolver. Errado o banco não está, mas poderia ser melhor (sempre pode). Agora, investir na rapidez da solução dos problemas se a norma está sendo cumprida, acho que o banco não fará. Até porque, como estamos vendo, quase todos os casos decorrem de falha no entendimento por parte do usuário e não do banco.
E o Nubank, para não cobrar as mesmas taxas dos bancos tradicionais, optou por uma estratégia de atendimento humano mínimo e maximização de automação. E esta questão de não cobrar taxas serve como gancho para outro ponto da conversa que deixamos em aberto: quantos casos ocorrem? Oficialmente não saberemos mas eu peguei outra informação e fiz um exercício.
A coluna Radar da Veja publicou uma nota sobre o impacto do Pix no faturamento dos “bancões”, afinal eles cobram por TEDs e DOCs. E usou como referência os números do Nubank, que são divulgados até como propaganda: quanto nossos clientes economizaram em taxas (o Inter também faz e os demais, certamente). São cifras bilionárias, como sabemos, que, com o Pix, não vão mais compor aquele lucro de 10 bilhões do Itaú, por exemplo. Mas para o exercício interessa apenas uma informação: em Agosto os clientes do Nubank deixaram de pagar 110 milhões de reais em taxas de transferências. Foi usado um valor médio de TED que a nota não diz. Mas vamos considerar um valor médio de 10,00 (em internet ou terminais é mais ou menos isso, na maioria dos que cobram).
Então, os 110 milhões equivalem a 11 milhões de transferências, em um mês, o que dá 350.000 transações por dia. Vamos imaginar que 0,1% deste total caia na “malha fina” do Nubank. Isso dá 350 bloqueios por dia. Agora, quantas pessoas precisaria para enviar 350 emails, receber resposta, avaliar o conteúdo das respostas, eventualmente pedir novas explicações, etc, em um dia? E se for 1% de bloqueio, que leva a 3.500 bloqueios/dia?
Enfim, entendo que não é à toa que o BC dá 45 dias para resolver. Eles certamente tem mais noção do trabalho e tempo que leva.
E, novamente, estes 110 milhões que o Nubank deixou de ganhar (e os bancoes não abrem mão) faz com que ele tenha que ser bem mais criterioso na hora de escolher onde investir.
Não. Essa análise pode envolver o acesso a dados sigilosos. Não pode ser feito por um atendente de chat. Há uma equipe especializada responsável, com um gerente nomeado, que responde ao BC. É muito mais burocrático do que possa parecer.
Aliás, no “bancão” também tem coisa que só o gerente pode resolver.
Quanto a entrar na Justiça, espero que vc realmente faça e venha depois nos contar. Teve um outro rapaz que disse que entraria mas nunca mais voltou para falar, acho que desistiu.
Quanto ao Bacen, não vejo como provar a eficácia, pois em alguns dias o Nubank irá te liberar a resposta e não vai dar para saber se foi por conta da reclamação ou se ele faria naturalmente neste prazo, mesmo sem reclamação. Mas é um direito seu fazer.
Compreendo a sua indignação @Dani_Araujo1
Mas também acho que é uma forma deles te protegerem … Devia ser de alguma forma mais conversada e que não te fizesse passar por constrangimentos!!
3.6. Sua conta do Nubank poderá ser bloqueada, sem que seja permitida a realização de nenhuma movimentação, a qualquer momento caso haja qualquer suspeita de inconsistências cadastrais, crimes financeiros, operações fora do seu padrão de uso e/ou utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato, em outras contratações realizadas com Nubank, e/ou na legislação vigente aplicável. Nesses casos, a sua conta do Nubank somente será liberada após o esclarecimento e regularização da situação que motivou o bloqueio.
O bloqueio deve ser entendido como dispositivo de segurança e não como algo inconstitucional
É dever da instituição zelar pela segurança do cliente e saúde do sistema financeiro.
Não pode a instituição deixar o cliente fazer o que bem entende em suas movimentações.
Existem limites.
Como exemplo
vou abrir uma MEI no ramo de pizzaria e comercializar carros 0 km.
Certamente o valor das pizzas comercializadas pelo meu estabelecimento vão ter um destaque nos relatórios das credenciadoras, bandeiras e emissores de cartao.
Não demora muito alguem vai questionar.
O mesmo vale para o assistente administrativo ter movimentação mensal igual ou superior ao supermercado de médio porte.
Não houve crime, mas no primeiro caso o ticket médio não é compativel com o esperado em uma pizzaria. Isso precisa ser esclarecido.
Se for o caso, as devidas correções devem ser feitas junto aos órgaos fiscalizadores
A movimentação na conta do assistente administrativo, não é compativel com a média esperada para a profissão.
Esclarecimentos precisam ser feitos.
O assistente pode ter recursos, mas ficar movimentando de uma conta para outra, qual o sentido disso?
Não é ilegal movimentar valores entre contas de mesmo titular ou terceiros, mas simular transações sim.
Se nada estiver errado na transação, não precisa temer.
Será entendido e liberado.
Se tiver algo ilegal, a instituição tem o direito de encerrar a conta.
Entao mas nesses casos o valor teria que ser bem alto msm não teria?
Pq tem muita gente q recebe um salario e gasta muito mais, pq tem dinheiro guardado, pq um parente empresta, pq vendeu algum bem etc etc …
Ninguém tem somente a quantia que recebe. A, sensação que dá é que não se pode ter além daquilo que ganha. Se aparecer 500 reais a mais na conta, já será bloqueado pq está além do normal…
Até que ponto eh nornal ou nao? Até que ponto somos livres pra movimentar nosso dinheiro?
Pergunto pra ter um esclarecimento msm, pq parece mais seguro largar dinheiro em casa do que colocar no banco kkkkkk